A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20957
Resumo: Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
id RCAP_8e3bc996a2bb410e103f24ee92a2bade
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbotsInteligência ArtificialE-commerceConsumidorModelos de Aceitação TecnológicaChatbotsArtificial IntelligenceConsumerTechnological Acceptance ModelsMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoNos últimos anos, tem havido um grande avanço tecnológico e as novas tecnologias têm estado cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, mesmo sem nos apercebermos, um destes casos é a inteligência artificial (IA). Um dos grandes impactos que a IA tem no nosso dia-a-dia é no e-commerce. O e-commerce é conhecido como o modelo de negócio que utiliza as diversas plataformas eletrónicas para fazer comércio online de bens. Este estudo centra-se na análise da perceção dos consumidores relativamente à influência da inteligência artificial no e-commerce, com particular enfoque nos chatbots. O presente trabalho considera a apresentação de um modelo conceptual, baseado, principalmente, na Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia 2 (UTAUT2), juntamente com a análise das variáveis latentes que foram identificadas como necessárias. A abordagem escolhida foi a quantitativa, baseando-se na realização de um inquérito, que decorreu durante o mês de Junho, onde foi obtido uma amostra de 569 inquiridos. A análise dos dados foi realizada através do Partial Least Squares (PLS), sendo utilizado o software Smart PLS 3.0. Por fim, o resultado da análise dos dados recolhidos comprovou a validade do modelo apresentado, sendo que os fatores que mais influenciaram a intenção dos consumidores de utilizarem chatbots no e-commerce são o Hábito, Utilidade, Facilidade de Uso, Atitude e Diversão Percebida.Over the years, there has been a great technological advance and new technologies are increasingly present in our daily lives, even when we do not realize it, one of these cases is artificial intelligence (AI). One of the major impacts AI has on our daily lives is on e-commerce. E-commerce is known as the business model that uses the various electronic platforms to trade goods online. Thus, this study focuses on the analysis of consumers' perception of the influence of AI on e-commerce, specifically on chatbots. Additionally, the present work considers the presentation of a conceptual model, based mainly on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2), together with the analysis of the latent variables that were identified as necessary. The quantitative approach chosen was based on a survey that was online in June and that obtained a sample of 569 answers. The data analysis was performed using Partial Least Squares (PLS), using the Smart PLS 3.0 software. Finally, the result of this analysis proved the validity of the presented model and the factors that had the greatest influence on consumers' intention to use chatbots in e-commerce are Habit, Utility, Ease of Use, Attitude and Perceived Fun.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaMatias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix2021-02-02T13:19:51Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20957porMatias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix (2020). "A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:37.662721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots
title A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots
spellingShingle A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots
Matias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix
Inteligência Artificial
E-commerce
Consumidor
Modelos de Aceitação Tecnológica
Chatbots
Artificial Intelligence
Consumer
Technological Acceptance Models
title_short A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots
title_full A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots
title_fullStr A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots
title_full_unstemmed A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots
title_sort A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots
author Matias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix
author_facet Matias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Picoto, Winnie Ng
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Artificial
E-commerce
Consumidor
Modelos de Aceitação Tecnológica
Chatbots
Artificial Intelligence
Consumer
Technological Acceptance Models
topic Inteligência Artificial
E-commerce
Consumidor
Modelos de Aceitação Tecnológica
Chatbots
Artificial Intelligence
Consumer
Technological Acceptance Models
description Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10
2020-10-01T00:00:00Z
2021-02-02T13:19:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/20957
url http://hdl.handle.net/10400.5/20957
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix (2020). "A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131148373196800