A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20957 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
id |
RCAP_8e3bc996a2bb410e103f24ee92a2bade |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20957 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbotsInteligência ArtificialE-commerceConsumidorModelos de Aceitação TecnológicaChatbotsArtificial IntelligenceConsumerTechnological Acceptance ModelsMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoNos últimos anos, tem havido um grande avanço tecnológico e as novas tecnologias têm estado cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, mesmo sem nos apercebermos, um destes casos é a inteligência artificial (IA). Um dos grandes impactos que a IA tem no nosso dia-a-dia é no e-commerce. O e-commerce é conhecido como o modelo de negócio que utiliza as diversas plataformas eletrónicas para fazer comércio online de bens. Este estudo centra-se na análise da perceção dos consumidores relativamente à influência da inteligência artificial no e-commerce, com particular enfoque nos chatbots. O presente trabalho considera a apresentação de um modelo conceptual, baseado, principalmente, na Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia 2 (UTAUT2), juntamente com a análise das variáveis latentes que foram identificadas como necessárias. A abordagem escolhida foi a quantitativa, baseando-se na realização de um inquérito, que decorreu durante o mês de Junho, onde foi obtido uma amostra de 569 inquiridos. A análise dos dados foi realizada através do Partial Least Squares (PLS), sendo utilizado o software Smart PLS 3.0. Por fim, o resultado da análise dos dados recolhidos comprovou a validade do modelo apresentado, sendo que os fatores que mais influenciaram a intenção dos consumidores de utilizarem chatbots no e-commerce são o Hábito, Utilidade, Facilidade de Uso, Atitude e Diversão Percebida.Over the years, there has been a great technological advance and new technologies are increasingly present in our daily lives, even when we do not realize it, one of these cases is artificial intelligence (AI). One of the major impacts AI has on our daily lives is on e-commerce. E-commerce is known as the business model that uses the various electronic platforms to trade goods online. Thus, this study focuses on the analysis of consumers' perception of the influence of AI on e-commerce, specifically on chatbots. Additionally, the present work considers the presentation of a conceptual model, based mainly on the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology 2 (UTAUT2), together with the analysis of the latent variables that were identified as necessary. The quantitative approach chosen was based on a survey that was online in June and that obtained a sample of 569 answers. The data analysis was performed using Partial Least Squares (PLS), using the Smart PLS 3.0 software. Finally, the result of this analysis proved the validity of the presented model and the factors that had the greatest influence on consumers' intention to use chatbots in e-commerce are Habit, Utility, Ease of Use, Attitude and Perceived Fun.Instituto Superior de Economia e GestãoPicoto, Winnie NgRepositório da Universidade de LisboaMatias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix2021-02-02T13:19:51Z2020-102020-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20957porMatias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix (2020). "A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:50:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:37.662721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots |
title |
A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots |
spellingShingle |
A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots Matias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix Inteligência Artificial E-commerce Consumidor Modelos de Aceitação Tecnológica Chatbots Artificial Intelligence Consumer Technological Acceptance Models |
title_short |
A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots |
title_full |
A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots |
title_fullStr |
A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots |
title_full_unstemmed |
A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots |
title_sort |
A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots |
author |
Matias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix |
author_facet |
Matias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Picoto, Winnie Ng Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Artificial E-commerce Consumidor Modelos de Aceitação Tecnológica Chatbots Artificial Intelligence Consumer Technological Acceptance Models |
topic |
Inteligência Artificial E-commerce Consumidor Modelos de Aceitação Tecnológica Chatbots Artificial Intelligence Consumer Technological Acceptance Models |
description |
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10 2020-10-01T00:00:00Z 2021-02-02T13:19:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20957 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Matias, Ana Catarina de Faria Blanc Félix (2020). "A influência da inteligência artificial no e-commerce : o uso dos chatbots". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131148373196800 |