Social media networks in the third sector : the road to sustainability

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feliciano, Joana Filipa da Graça
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17321
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_8e57235763c6d686d615de7c2dda129f
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17321
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Social media networks in the third sector : the road to sustainabilityMarketing SocialSocial Media MarketingRedes SociaisRetorno Social do InvestimentoTerceiro SetorSocial MarketingSocial Media NetworksSocial Return on InvestmentThird Sector.Mestrado em MarketingUm dos grandes desafios do Terceiro Setor é a sua sustentabilidade financeira. Esta dissertação explora o status quo de organizações do Terceiro Setor com diferentes dimensões, de modo a reconhecer limitações comuns, dependências e de que forma as redes sociais podem atenuar obstáculos e quão profundo é o conhecimento sobre o Retorno Social do Investimento de cada uma. Esta investigação exploratória é baseada numa abordagem qualitativa. O método de recolha de dados consistiu em treze entrevistas em profundidade semiestruturadas aos líderes de algumas organizações do Terceiro Setor. Os resultados sugerem que independentemente do tamanho da organização, as maiores e transversais dependências e limitações são: restrições financeiras, de tempo e alcance, sujeição ao pro-bono e ao trabalho voluntário. A natureza não lucrativa do Setor também impõe uma limitação económica e ética na forma como podem explorar os seus esforços de marketing. Para ultrapassar estes reptos, o social media marketing é crucial para diversificar as fontes de receita e obter outros benefícios, tais como notoriedade da marca e credibilidade; potenciais novos doadores e leads. Não obstante, o impacto da medição do Retorno Social do Investimento revela falta de conhecimento e nível de confiança entre os membros das organizações. Esta investigação fornece valiosos insights sobre o estado da arte do tema e conhecimento sobre quais as áreas que as organizações devem focar para tomarem o caminho mais viável para a sua sustentabilidadeOne of the main challenges of the Third Sector is its economic sustainability. This dissertation explores the status quo of the Third sector organisations with different dimensions in order to recognise common constraints, dependencies and how social media networks can ease the obstacles and how deep is the knowledge on social media return on investment. This exploratory research is based on a qualitative approach. The data collection method consisted of thirteen semi-structured non-standardised in-depth interviews to the leaders of some Third Sector organisations. The findings suggest that regardless the dimension of the organisation the major and transversal dependencies and limitations are: financial, time and reach constraints, reliance on pro bono and on volunteer workforce. The non-profit nature of the Third Sector also imposes a limitation on how economical and ethical marketing efforts can be explored. Social media marketing is important to diversify income sources and also to obtain other benefits such as brand awareness and credibility; new potential donors and leads. Nevertheless, the impact measurement of social return on investment is lacking of knowledge and trust among organization members. The contributions of this study provide valuable insights about the state-of-the-art on the subject and knowledge in which areas should the organisations focus to take the most viable road to their sustainability.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaRepositório da Universidade de LisboaFeliciano, Joana Filipa da Graça2019-02-07T10:52:16Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17321engFeliciano, Joana Filipa da Graça (2018). "Social media networks in the third sector : the road to sustainability". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:33.238862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Social media networks in the third sector : the road to sustainability
title Social media networks in the third sector : the road to sustainability
spellingShingle Social media networks in the third sector : the road to sustainability
Feliciano, Joana Filipa da Graça
Marketing Social
Social Media Marketing
Redes Sociais
Retorno Social do Investimento
Terceiro Setor
Social Marketing
Social Media Networks
Social Return on Investment
Third Sector.
title_short Social media networks in the third sector : the road to sustainability
title_full Social media networks in the third sector : the road to sustainability
title_fullStr Social media networks in the third sector : the road to sustainability
title_full_unstemmed Social media networks in the third sector : the road to sustainability
title_sort Social media networks in the third sector : the road to sustainability
author Feliciano, Joana Filipa da Graça
author_facet Feliciano, Joana Filipa da Graça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Afonso, Ana
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Feliciano, Joana Filipa da Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Social
Social Media Marketing
Redes Sociais
Retorno Social do Investimento
Terceiro Setor
Social Marketing
Social Media Networks
Social Return on Investment
Third Sector.
topic Marketing Social
Social Media Marketing
Redes Sociais
Retorno Social do Investimento
Terceiro Setor
Social Marketing
Social Media Networks
Social Return on Investment
Third Sector.
description Mestrado em Marketing
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-02-07T10:52:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17321
url http://hdl.handle.net/10400.5/17321
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Feliciano, Joana Filipa da Graça (2018). "Social media networks in the third sector : the road to sustainability". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131115271749632