Social media networks in the third sector : the road to sustainability
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17321 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_8e57235763c6d686d615de7c2dda129f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17321 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Social media networks in the third sector : the road to sustainabilityMarketing SocialSocial Media MarketingRedes SociaisRetorno Social do InvestimentoTerceiro SetorSocial MarketingSocial Media NetworksSocial Return on InvestmentThird Sector.Mestrado em MarketingUm dos grandes desafios do Terceiro Setor é a sua sustentabilidade financeira. Esta dissertação explora o status quo de organizações do Terceiro Setor com diferentes dimensões, de modo a reconhecer limitações comuns, dependências e de que forma as redes sociais podem atenuar obstáculos e quão profundo é o conhecimento sobre o Retorno Social do Investimento de cada uma. Esta investigação exploratória é baseada numa abordagem qualitativa. O método de recolha de dados consistiu em treze entrevistas em profundidade semiestruturadas aos líderes de algumas organizações do Terceiro Setor. Os resultados sugerem que independentemente do tamanho da organização, as maiores e transversais dependências e limitações são: restrições financeiras, de tempo e alcance, sujeição ao pro-bono e ao trabalho voluntário. A natureza não lucrativa do Setor também impõe uma limitação económica e ética na forma como podem explorar os seus esforços de marketing. Para ultrapassar estes reptos, o social media marketing é crucial para diversificar as fontes de receita e obter outros benefícios, tais como notoriedade da marca e credibilidade; potenciais novos doadores e leads. Não obstante, o impacto da medição do Retorno Social do Investimento revela falta de conhecimento e nível de confiança entre os membros das organizações. Esta investigação fornece valiosos insights sobre o estado da arte do tema e conhecimento sobre quais as áreas que as organizações devem focar para tomarem o caminho mais viável para a sua sustentabilidadeOne of the main challenges of the Third Sector is its economic sustainability. This dissertation explores the status quo of the Third sector organisations with different dimensions in order to recognise common constraints, dependencies and how social media networks can ease the obstacles and how deep is the knowledge on social media return on investment. This exploratory research is based on a qualitative approach. The data collection method consisted of thirteen semi-structured non-standardised in-depth interviews to the leaders of some Third Sector organisations. The findings suggest that regardless the dimension of the organisation the major and transversal dependencies and limitations are: financial, time and reach constraints, reliance on pro bono and on volunteer workforce. The non-profit nature of the Third Sector also imposes a limitation on how economical and ethical marketing efforts can be explored. Social media marketing is important to diversify income sources and also to obtain other benefits such as brand awareness and credibility; new potential donors and leads. Nevertheless, the impact measurement of social return on investment is lacking of knowledge and trust among organization members. The contributions of this study provide valuable insights about the state-of-the-art on the subject and knowledge in which areas should the organisations focus to take the most viable road to their sustainability.Instituto Superior de Economia e GestãoAfonso, AnaRepositório da Universidade de LisboaFeliciano, Joana Filipa da Graça2019-02-07T10:52:16Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17321engFeliciano, Joana Filipa da Graça (2018). "Social media networks in the third sector : the road to sustainability". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:00Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:33.238862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Social media networks in the third sector : the road to sustainability |
title |
Social media networks in the third sector : the road to sustainability |
spellingShingle |
Social media networks in the third sector : the road to sustainability Feliciano, Joana Filipa da Graça Marketing Social Social Media Marketing Redes Sociais Retorno Social do Investimento Terceiro Setor Social Marketing Social Media Networks Social Return on Investment Third Sector. |
title_short |
Social media networks in the third sector : the road to sustainability |
title_full |
Social media networks in the third sector : the road to sustainability |
title_fullStr |
Social media networks in the third sector : the road to sustainability |
title_full_unstemmed |
Social media networks in the third sector : the road to sustainability |
title_sort |
Social media networks in the third sector : the road to sustainability |
author |
Feliciano, Joana Filipa da Graça |
author_facet |
Feliciano, Joana Filipa da Graça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Afonso, Ana Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feliciano, Joana Filipa da Graça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Social Social Media Marketing Redes Sociais Retorno Social do Investimento Terceiro Setor Social Marketing Social Media Networks Social Return on Investment Third Sector. |
topic |
Marketing Social Social Media Marketing Redes Sociais Retorno Social do Investimento Terceiro Setor Social Marketing Social Media Networks Social Return on Investment Third Sector. |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10 2018-10-01T00:00:00Z 2019-02-07T10:52:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/17321 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/17321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Feliciano, Joana Filipa da Graça (2018). "Social media networks in the third sector : the road to sustainability". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131115271749632 |