A alimentação dos alunos no refeitório: um estudo numa escola de 2º e 3º ciclos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Elsa Cristina Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14972
Resumo: Os refeitórios escolares devem ser espaços de socialização que promovam refeições aprazíveis, práticas de alimentação saudáveis e contribuam para capacitar os alunos a fazerem escolhas e consolidarem hábitos alimentares que garantam um desenvolvimento adequado, melhorando a qualidade de vida e a saúde. Caracterizou-se o serviço de alimentação no refeitório duma escola do Alentejo, com 2.º e 3.º Ciclo, analisaram-se os comportamentos dos alunos, identificando aspetos positivos e eventuais necessidades de melhoria para elaborar recomendações que beneficiem a alimentação. Aplicou-se uma pluralidade de técnicas metodológicas qualitativas e quantitativas, procedendo-se à análise integrada e triangulação dos dados. O refeitório reunia condições essenciais para prestar bom serviço. As refeições eram hipocalóricas, qualitativamente aceitáveis, variando o aporte nutricional com as escolhas alimentares. O sexo e Ciclo de Ensino condicionavam a alimentação e satisfação dos alunos com o serviço, sublinhando a necessidade de considerar estas variáveis no planeamento de programas de Educação para a Saúde; ABSTRACT: School canteens must be socialization spaces to promote enjoyable meals, healthy feeding practices and contribute to empower students to make healthy choices and consolidate food habits to ensure a proper development, improving the quality of life and health. The food service of a school canteen with 2nd and 3rd Cycle located in Alentejo was characterized. Students’ behaviors were analyzed, identifying positive aspects and other aspects requiring improvement in order to develop recommendations that benefit student eating practices. A plurality of qualitative and quantitative methodological techniques was applied performing integrated analysis and data triangulation. The school canteen exhibited the essential conditions to promote a good service. Meals were low caloric, qualitatively acceptable, varying the nutritional intake with food choices. Sex and Teaching Cycle conditioned the student’s food and satisfaction concerning the meal service, emphasizing the need to consider these variables in planning health education programs.
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