Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37819 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música |
id |
RCAP_8eb3490e0994408957a22adda3e7db74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37819 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisaçãoTonal grammar development through improvisation in classical guitar lessonsCriatividadeImprovisaçãoTonalismoGramática tonalGuitarra clássicaEnsino especializadoCreativityImprovisationTonalityTonal grammarClassical guitarSpecialized teaching78:372.878372.878:78787.61Humanidades::ArtesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da MúsicaAs competências funcionais relacionadas com a apropriação da gramática tonal são reconhecidas pelos autores de referência da pedagogia musical como decisivas na formação de um músico. Neste sentido, o presente trabalho pretende ser um contributo à investigação das vantagens e desvantagens da inclusão de novos elementos de carácter criativo no âmbito da aula de instrumento no ensino especializado da música que visem desenvolver tais competências. Para tal efeito, elaborou-se um programa de introdução à prática da improvisação rítmico-tonal constituído por dezasseis pequenas atividades que se pudessem incluir, como complemento ao currículo atual, no âmbito das aulas de guitarra clássica. Este conjunto de atividades tem como objetivo, por um lado, aprofundar o programa curricular atual segundo outras perspetivas e, por outro, desenvolver o estudo, a familiaridade e a apropriação da gramática tonal. Os resultados obtidos indicam que o programa de atividades aqui proposto se adequa satisfatoriamente à estrutura curricular da aula de guitarra clássica e que pode, de facto, servir como forma de desenvolvimento das competências referidas.Functional competencies related with the appropriation of tonal grammar are acknowledged by major authors in musical pedagogy as decisive in the training of any musician. As such, the present work is intended as a contribution to the research into the advantages and disadvantages of introducing new elements of a creative nature into instrument classes in the context of specialized music education, elements aimed at the development of such skills. For this purpose, an introductory program to the practice of tonal-rhythmic improvisation was devised, consisting of sixteen small activities that could be added to the current curriculum, in the context of classical guitar lessons. This set of activities aims, firstly, to enrich the current curriculum with a widening perspective, and secondly, to improve the study and mastery of tonal grammar. The end results suggest that the program of activities proposed here is suited to the curriculum of classical guitar class and can indeed serve as a means of developing the abovementioned skills.Abeijón, Ricardo Iván BarcelóUniversidade do MinhoSousa, Tiago Morais Ribeiro de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/37819por201458403info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:58:30.271338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação Tonal grammar development through improvisation in classical guitar lessons |
title |
Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação |
spellingShingle |
Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação Sousa, Tiago Morais Ribeiro de Criatividade Improvisação Tonalismo Gramática tonal Guitarra clássica Ensino especializado Creativity Improvisation Tonality Tonal grammar Classical guitar Specialized teaching 78:372.878 372.878:78 787.61 Humanidades::Artes Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação |
title_full |
Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação |
title_fullStr |
Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação |
title_sort |
Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação |
author |
Sousa, Tiago Morais Ribeiro de |
author_facet |
Sousa, Tiago Morais Ribeiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abeijón, Ricardo Iván Barceló Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Tiago Morais Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade Improvisação Tonalismo Gramática tonal Guitarra clássica Ensino especializado Creativity Improvisation Tonality Tonal grammar Classical guitar Specialized teaching 78:372.878 372.878:78 787.61 Humanidades::Artes Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criatividade Improvisação Tonalismo Gramática tonal Guitarra clássica Ensino especializado Creativity Improvisation Tonality Tonal grammar Classical guitar Specialized teaching 78:372.878 372.878:78 787.61 Humanidades::Artes Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/37819 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/37819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201458403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132375783833600 |