Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13099 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, realizado na Escola Secundária Campos Melo no ano letivo 2021/2022, assumindo-se como última etapa da nossa formação. O objetivo principal deste documento é expor todas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo e respetivas intervenções pedagógicas nos diferentes ciclos de ensino, tendo inerentes as reflexões e análises das vivências, bem como as problemáticas que decorreram durante o mesmo. Assim, inicialmente, iremos fazer uma breve introdução ao trabalho de intervenção pedagógica, seguida de uma contextualização à escola, ao grupo de Educação Física e toda a intervenção desenvolvida nos diversos ciclos de ensino, descrevendo e justificando as tomadas de decisão sobre o planeamento desenvolvido ao longo do ano, nomeadamente a avaliação dos conteúdos abordados. No final será realizada uma reflexão geral de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico. Um outro ponto de desenvolvimento deste trabalho abrangeu uma investigação realizada no âmbito escolar, cujo objetivo foi analisar os eventuais efeitos de um programa de treino Tabata em alunos do 12º ano da Escola Secundária Campos Melo, durante 11 semanas, nos níveis de aptidão física. Este estudo teve como participantes, alunos do género feminino, sendo o grupo de controlo composto por 17 alunas e o grupo experimental por 11 alunas. Foi aplicado um programa de exercícios com base no protocolo Tabata durante 11 semanas, tendo as capacidades dos participantes sido avaliadas através da bateria de testes FITescola antes e depois da realização do programa de exercícios. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria na maioria das capacidades avaliadas (com exceção do salto horizontal) no grupo experimental face ao grupo de controlo que não realizou o programa Tabata. Podemos assim concluir que a aplicação do programa de treino Tabata nas aulas de Educação Física poderá contribuir para a melhoria da aptidão física dos alunos e por sua vez nos seus resultados no FITescola. |
id |
RCAP_8ee5b005ce9dd77c6bf9e189cf59419e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13099 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto EscolarRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Campos MeloAtividade FísicaEducação FísicaEstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaInvestigaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, realizado na Escola Secundária Campos Melo no ano letivo 2021/2022, assumindo-se como última etapa da nossa formação. O objetivo principal deste documento é expor todas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo e respetivas intervenções pedagógicas nos diferentes ciclos de ensino, tendo inerentes as reflexões e análises das vivências, bem como as problemáticas que decorreram durante o mesmo. Assim, inicialmente, iremos fazer uma breve introdução ao trabalho de intervenção pedagógica, seguida de uma contextualização à escola, ao grupo de Educação Física e toda a intervenção desenvolvida nos diversos ciclos de ensino, descrevendo e justificando as tomadas de decisão sobre o planeamento desenvolvido ao longo do ano, nomeadamente a avaliação dos conteúdos abordados. No final será realizada uma reflexão geral de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico. Um outro ponto de desenvolvimento deste trabalho abrangeu uma investigação realizada no âmbito escolar, cujo objetivo foi analisar os eventuais efeitos de um programa de treino Tabata em alunos do 12º ano da Escola Secundária Campos Melo, durante 11 semanas, nos níveis de aptidão física. Este estudo teve como participantes, alunos do género feminino, sendo o grupo de controlo composto por 17 alunas e o grupo experimental por 11 alunas. Foi aplicado um programa de exercícios com base no protocolo Tabata durante 11 semanas, tendo as capacidades dos participantes sido avaliadas através da bateria de testes FITescola antes e depois da realização do programa de exercícios. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria na maioria das capacidades avaliadas (com exceção do salto horizontal) no grupo experimental face ao grupo de controlo que não realizou o programa Tabata. Podemos assim concluir que a aplicação do programa de treino Tabata nas aulas de Educação Física poderá contribuir para a melhoria da aptidão física dos alunos e por sua vez nos seus resultados no FITescola.The following report comes within the scope of the Pedagogical Internship of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, held at Campos Melo Secondary School in the academic year 2021/2022, assuming itself as the last stage of our training. The main objective of this document is to expose all the activities that were developed throughout the school year and the respective pedagogical interventions in the different teaching cycles, having inherent reflections and analysis of experiences, as well as the problems that occurred during it. Thus, initially, we will make a brief introduction to the pedagogical intervention work, followed by a contextualization of the school, the Physical Education group and all the intervention developed in the different teaching cycles, describing and justifying the decision-making on the developed planning throughout the year, namely the assessment of the contents covered. At the end, there will be a general reflection of all the work developed during the pedagogical internship. Another point of development of this work covered an investigation carried out in the school, environment, whose objective was to analyze the possible effects of a Tabata training program on students of the 12th year of Escola Secundária Campos Melo, during 11 weeks, on physical fitness levels. This study had female students as participants, the control group was composed by 17 students and the experimental group by 11 students. An exercise program based on the Tabata protocol was applied for 11 weeks and the participants' abilities were evaluated using the FITescola test battery before and after the exercise program. The results obtained showed an improvement in most of the assessed abilities (with the exception of the horizontal jump) in the experimental group compared to the control group that did not use the Tabata program. We can thus conclude that the application of the Tabata training program in Physical Education classes can contribute to the improvement of the physical fitness of the students and, in turn, in their results in FITescola.Vicente, António Manuel NevesuBibliorumCosta, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro2023-02-20T16:36:31Z2022-12-072022-10-072022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13099TID:203226348porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:41:48Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:41:48Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Campos Melo |
title |
Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar |
spellingShingle |
Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar Costa, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro Atividade Física Educação Física Estágio Pedagógico Intervenção Pedagógica Investigação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
title_short |
Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar |
title_full |
Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar |
title_fullStr |
Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar |
title_full_unstemmed |
Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar |
title_sort |
Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar |
author |
Costa, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro |
author_facet |
Costa, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vicente, António Manuel Neves uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade Física Educação Física Estágio Pedagógico Intervenção Pedagógica Investigação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
topic |
Atividade Física Educação Física Estágio Pedagógico Intervenção Pedagógica Investigação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto |
description |
O presente relatório surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, realizado na Escola Secundária Campos Melo no ano letivo 2021/2022, assumindo-se como última etapa da nossa formação. O objetivo principal deste documento é expor todas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo e respetivas intervenções pedagógicas nos diferentes ciclos de ensino, tendo inerentes as reflexões e análises das vivências, bem como as problemáticas que decorreram durante o mesmo. Assim, inicialmente, iremos fazer uma breve introdução ao trabalho de intervenção pedagógica, seguida de uma contextualização à escola, ao grupo de Educação Física e toda a intervenção desenvolvida nos diversos ciclos de ensino, descrevendo e justificando as tomadas de decisão sobre o planeamento desenvolvido ao longo do ano, nomeadamente a avaliação dos conteúdos abordados. No final será realizada uma reflexão geral de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico. Um outro ponto de desenvolvimento deste trabalho abrangeu uma investigação realizada no âmbito escolar, cujo objetivo foi analisar os eventuais efeitos de um programa de treino Tabata em alunos do 12º ano da Escola Secundária Campos Melo, durante 11 semanas, nos níveis de aptidão física. Este estudo teve como participantes, alunos do género feminino, sendo o grupo de controlo composto por 17 alunas e o grupo experimental por 11 alunas. Foi aplicado um programa de exercícios com base no protocolo Tabata durante 11 semanas, tendo as capacidades dos participantes sido avaliadas através da bateria de testes FITescola antes e depois da realização do programa de exercícios. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria na maioria das capacidades avaliadas (com exceção do salto horizontal) no grupo experimental face ao grupo de controlo que não realizou o programa Tabata. Podemos assim concluir que a aplicação do programa de treino Tabata nas aulas de Educação Física poderá contribuir para a melhoria da aptidão física dos alunos e por sua vez nos seus resultados no FITescola. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-07 2022-10-07 2022-12-07T00:00:00Z 2023-02-20T16:36:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/13099 TID:203226348 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/13099 |
identifier_str_mv |
TID:203226348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549671121289216 |