Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13099
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, realizado na Escola Secundária Campos Melo no ano letivo 2021/2022, assumindo-se como última etapa da nossa formação. O objetivo principal deste documento é expor todas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo e respetivas intervenções pedagógicas nos diferentes ciclos de ensino, tendo inerentes as reflexões e análises das vivências, bem como as problemáticas que decorreram durante o mesmo. Assim, inicialmente, iremos fazer uma breve introdução ao trabalho de intervenção pedagógica, seguida de uma contextualização à escola, ao grupo de Educação Física e toda a intervenção desenvolvida nos diversos ciclos de ensino, descrevendo e justificando as tomadas de decisão sobre o planeamento desenvolvido ao longo do ano, nomeadamente a avaliação dos conteúdos abordados. No final será realizada uma reflexão geral de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico. Um outro ponto de desenvolvimento deste trabalho abrangeu uma investigação realizada no âmbito escolar, cujo objetivo foi analisar os eventuais efeitos de um programa de treino Tabata em alunos do 12º ano da Escola Secundária Campos Melo, durante 11 semanas, nos níveis de aptidão física. Este estudo teve como participantes, alunos do género feminino, sendo o grupo de controlo composto por 17 alunas e o grupo experimental por 11 alunas. Foi aplicado um programa de exercícios com base no protocolo Tabata durante 11 semanas, tendo as capacidades dos participantes sido avaliadas através da bateria de testes FITescola antes e depois da realização do programa de exercícios. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria na maioria das capacidades avaliadas (com exceção do salto horizontal) no grupo experimental face ao grupo de controlo que não realizou o programa Tabata. Podemos assim concluir que a aplicação do programa de treino Tabata nas aulas de Educação Física poderá contribuir para a melhoria da aptidão física dos alunos e por sua vez nos seus resultados no FITescola.
id RCAP_8ee5b005ce9dd77c6bf9e189cf59419e
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13099
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto EscolarRelatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Campos MeloAtividade FísicaEducação FísicaEstágio PedagógicoIntervenção PedagógicaInvestigaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, realizado na Escola Secundária Campos Melo no ano letivo 2021/2022, assumindo-se como última etapa da nossa formação. O objetivo principal deste documento é expor todas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo e respetivas intervenções pedagógicas nos diferentes ciclos de ensino, tendo inerentes as reflexões e análises das vivências, bem como as problemáticas que decorreram durante o mesmo. Assim, inicialmente, iremos fazer uma breve introdução ao trabalho de intervenção pedagógica, seguida de uma contextualização à escola, ao grupo de Educação Física e toda a intervenção desenvolvida nos diversos ciclos de ensino, descrevendo e justificando as tomadas de decisão sobre o planeamento desenvolvido ao longo do ano, nomeadamente a avaliação dos conteúdos abordados. No final será realizada uma reflexão geral de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico. Um outro ponto de desenvolvimento deste trabalho abrangeu uma investigação realizada no âmbito escolar, cujo objetivo foi analisar os eventuais efeitos de um programa de treino Tabata em alunos do 12º ano da Escola Secundária Campos Melo, durante 11 semanas, nos níveis de aptidão física. Este estudo teve como participantes, alunos do género feminino, sendo o grupo de controlo composto por 17 alunas e o grupo experimental por 11 alunas. Foi aplicado um programa de exercícios com base no protocolo Tabata durante 11 semanas, tendo as capacidades dos participantes sido avaliadas através da bateria de testes FITescola antes e depois da realização do programa de exercícios. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria na maioria das capacidades avaliadas (com exceção do salto horizontal) no grupo experimental face ao grupo de controlo que não realizou o programa Tabata. Podemos assim concluir que a aplicação do programa de treino Tabata nas aulas de Educação Física poderá contribuir para a melhoria da aptidão física dos alunos e por sua vez nos seus resultados no FITescola.The following report comes within the scope of the Pedagogical Internship of the Master in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, held at Campos Melo Secondary School in the academic year 2021/2022, assuming itself as the last stage of our training. The main objective of this document is to expose all the activities that were developed throughout the school year and the respective pedagogical interventions in the different teaching cycles, having inherent reflections and analysis of experiences, as well as the problems that occurred during it. Thus, initially, we will make a brief introduction to the pedagogical intervention work, followed by a contextualization of the school, the Physical Education group and all the intervention developed in the different teaching cycles, describing and justifying the decision-making on the developed planning throughout the year, namely the assessment of the contents covered. At the end, there will be a general reflection of all the work developed during the pedagogical internship. Another point of development of this work covered an investigation carried out in the school, environment, whose objective was to analyze the possible effects of a Tabata training program on students of the 12th year of Escola Secundária Campos Melo, during 11 weeks, on physical fitness levels. This study had female students as participants, the control group was composed by 17 students and the experimental group by 11 students. An exercise program based on the Tabata protocol was applied for 11 weeks and the participants' abilities were evaluated using the FITescola test battery before and after the exercise program. The results obtained showed an improvement in most of the assessed abilities (with the exception of the horizontal jump) in the experimental group compared to the control group that did not use the Tabata program. We can thus conclude that the application of the Tabata training program in Physical Education classes can contribute to the improvement of the physical fitness of the students and, in turn, in their results in FITescola.Vicente, António Manuel NevesuBibliorumCosta, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro2023-02-20T16:36:31Z2022-12-072022-10-072022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13099TID:203226348porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13099Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:36.057816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar
Relatório de Estágio Pedagógico Escola Secundária Campos Melo
title Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar
spellingShingle Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar
Costa, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro
Atividade Física
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Investigação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar
title_full Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar
title_fullStr Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar
title_full_unstemmed Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar
title_sort Análise dos efeitos de um Programa de Treino Tabata na Aptidão Física em Contexto Escolar
author Costa, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro
author_facet Costa, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, António Manuel Neves
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Gonçalo Miguel Biscaia Rogeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade Física
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Investigação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Atividade Física
Educação Física
Estágio Pedagógico
Intervenção Pedagógica
Investigação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description O presente relatório surge no âmbito do Estágio Pedagógico do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, realizado na Escola Secundária Campos Melo no ano letivo 2021/2022, assumindo-se como última etapa da nossa formação. O objetivo principal deste documento é expor todas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do ano letivo e respetivas intervenções pedagógicas nos diferentes ciclos de ensino, tendo inerentes as reflexões e análises das vivências, bem como as problemáticas que decorreram durante o mesmo. Assim, inicialmente, iremos fazer uma breve introdução ao trabalho de intervenção pedagógica, seguida de uma contextualização à escola, ao grupo de Educação Física e toda a intervenção desenvolvida nos diversos ciclos de ensino, descrevendo e justificando as tomadas de decisão sobre o planeamento desenvolvido ao longo do ano, nomeadamente a avaliação dos conteúdos abordados. No final será realizada uma reflexão geral de todo o trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico. Um outro ponto de desenvolvimento deste trabalho abrangeu uma investigação realizada no âmbito escolar, cujo objetivo foi analisar os eventuais efeitos de um programa de treino Tabata em alunos do 12º ano da Escola Secundária Campos Melo, durante 11 semanas, nos níveis de aptidão física. Este estudo teve como participantes, alunos do género feminino, sendo o grupo de controlo composto por 17 alunas e o grupo experimental por 11 alunas. Foi aplicado um programa de exercícios com base no protocolo Tabata durante 11 semanas, tendo as capacidades dos participantes sido avaliadas através da bateria de testes FITescola antes e depois da realização do programa de exercícios. Os resultados obtidos evidenciaram uma melhoria na maioria das capacidades avaliadas (com exceção do salto horizontal) no grupo experimental face ao grupo de controlo que não realizou o programa Tabata. Podemos assim concluir que a aplicação do programa de treino Tabata nas aulas de Educação Física poderá contribuir para a melhoria da aptidão física dos alunos e por sua vez nos seus resultados no FITescola.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07
2022-10-07
2022-12-07T00:00:00Z
2023-02-20T16:36:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13099
TID:203226348
url http://hdl.handle.net/10400.6/13099
identifier_str_mv TID:203226348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414135222272