Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/30051 |
Resumo: | Este relatório tem como objetivo principal partilhar a experiência de um desafiante estágio pedagógico, na perspetiva de um aspirante a professor de educação física. A Educação Física é uma disciplina que procura uma educação integral do corpo e da mente, sendo o movimento o instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. A EF revela-se uma disciplina fundamental no contributo da saúde pública. Para que o ensino da EF seja de qualidade, o professor deve ter a capacidade de organizar situações de aprendizagem, de forma a que todos os alunos, independentemente das suas características, desenvolvam os conhecimentos, atitudes e competências necessárias, com vista a uma vida fisicamente ativa e saudável. A formação de professores existe para quem acredita que ensinar é a sua vocação. Esta é uma frase que cada vez mais me faz sentido, uma vez que quem segue este caminho realmente gosta do que faz e vê propósito nisso. E como afirmam os autores Onofre (2017) e Sousa (2004), ser Professor de Educação Física é muito mais do que ensinar atividade física. Ser professor é muito mais do que dar uma simples aula, é ser um gestor dos alunos e das relações que estes criam entre eles; é ser organizador e planificador de momentos de aprendizagem, consoante os espaços e o tempo; é garantir que ao mesmo tempo que ensina, são cumpridas as “mil” normas e regulamentos que existem; é continuar a ser estudante, porque continuamos na procura constante de novas formas de ensino, novos exercícios, métodos, para os alunos. Este relatório irá tentar resumir a grande experiência que foi ser professor estagiário na Escola Secundária Luís Freitas Branco no ano letivo de 2021-2022. Está organizado pelas diferentes áreas de ensino, bem como, pelas fases que as complementaram, completados com os desafios e as estratégias utilizadas para enfrentar e solucionar os mesmos. O estágio contribuiu bastante para o meu desenvolvimento pessoal, mas acima de tudo para o meu desenvolvimento, crescimento e formação enquanto professor de educação física. Reconheço que é uma experiência muito enriquecedora e crucial para o percurso de qualquer profissional que pretenda seguir o caminho do ensino. |
id |
RCAP_8f368876567022f12c97f3797753fd70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/30051 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas BrancoProfessorEducação FísicaEstágio PedagógicoExperiênciaAlunosAprendizagemDesenvolvimento pessoalFormaçãoEscolaTeacherPhysical EducationPedagogical InternshipExperienceStudentsLearningPersonal developmentTrainingSchoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório tem como objetivo principal partilhar a experiência de um desafiante estágio pedagógico, na perspetiva de um aspirante a professor de educação física. A Educação Física é uma disciplina que procura uma educação integral do corpo e da mente, sendo o movimento o instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. A EF revela-se uma disciplina fundamental no contributo da saúde pública. Para que o ensino da EF seja de qualidade, o professor deve ter a capacidade de organizar situações de aprendizagem, de forma a que todos os alunos, independentemente das suas características, desenvolvam os conhecimentos, atitudes e competências necessárias, com vista a uma vida fisicamente ativa e saudável. A formação de professores existe para quem acredita que ensinar é a sua vocação. Esta é uma frase que cada vez mais me faz sentido, uma vez que quem segue este caminho realmente gosta do que faz e vê propósito nisso. E como afirmam os autores Onofre (2017) e Sousa (2004), ser Professor de Educação Física é muito mais do que ensinar atividade física. Ser professor é muito mais do que dar uma simples aula, é ser um gestor dos alunos e das relações que estes criam entre eles; é ser organizador e planificador de momentos de aprendizagem, consoante os espaços e o tempo; é garantir que ao mesmo tempo que ensina, são cumpridas as “mil” normas e regulamentos que existem; é continuar a ser estudante, porque continuamos na procura constante de novas formas de ensino, novos exercícios, métodos, para os alunos. Este relatório irá tentar resumir a grande experiência que foi ser professor estagiário na Escola Secundária Luís Freitas Branco no ano letivo de 2021-2022. Está organizado pelas diferentes áreas de ensino, bem como, pelas fases que as complementaram, completados com os desafios e as estratégias utilizadas para enfrentar e solucionar os mesmos. O estágio contribuiu bastante para o meu desenvolvimento pessoal, mas acima de tudo para o meu desenvolvimento, crescimento e formação enquanto professor de educação física. Reconheço que é uma experiência muito enriquecedora e crucial para o percurso de qualquer profissional que pretenda seguir o caminho do ensino.The main aim of this report is to share the experience of a challenging teaching internship from the perspective of an aspiring physical education teacher. Physical Education (PE) is a discipline that seeks an integral education of body and mind, with movement being the pedagogical tool for motor and cognitive development. PE is a fundamental discipline in contributing to public health. For Physical Education teaching to be of quality, the teacher must have the ability to organize learning situations so that all students, regardless of their characteristics, develop the necessary knowledge, attitudes and skills, with a view to a physically active and healthy life. Teacher training exists for those who believe that teaching is their vocation. This is a phrase that increasingly makes sense to me, since those who follow this path really enjoy what they do and see purpose in it. And as the authors Onofre (2017) and Sousa (2004) say, being a Physical Education teacher is much more than teaching physical activity. Being a teacher is much more than giving a simple lesson, it's being a manager of the students and the relationships they create between them; it's being an organizer and planner of learning moments, depending on the spaces and time; it's ensuring that while teaching, the "thousand" rules and regulations that exist are complied with; it's continuing to be a student, because we are constantly looking for new ways of teaching, new exercises, methods, for the students. This report will attempt to summarize the great experience of being a trainee teacher at the Luís Freitas Branco Secondary School in the 2021-2022 school year. It is organized by the different teaching areas, as well as the phases that complemented them, complete with the challenges and the strategies used to face and solve them. The internship has contributed greatly to my personal development, but above all to my development, growth, and training as a physical education teacher. I recognize that it is a very enriching and crucial experience for any professional who wants to follow the path of teaching.Martins, Maria João FigueiraRepositório da Universidade de LisboaSantos, Pedro Miguel Lourenço dos2024-02-05T15:24:42Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/30051TID:203470699porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-11T01:31:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/30051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:37.164154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
title |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
spellingShingle |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco Santos, Pedro Miguel Lourenço dos Professor Educação Física Estágio Pedagógico Experiência Alunos Aprendizagem Desenvolvimento pessoal Formação Escola Teacher Physical Education Pedagogical Internship Experience Students Learning Personal development Training School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
title_full |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
title_fullStr |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
title_full_unstemmed |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
title_sort |
Relatório final de Estágio realizado na Escola Secundária Luís de Freitas Branco |
author |
Santos, Pedro Miguel Lourenço dos |
author_facet |
Santos, Pedro Miguel Lourenço dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria João Figueira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Pedro Miguel Lourenço dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Educação Física Estágio Pedagógico Experiência Alunos Aprendizagem Desenvolvimento pessoal Formação Escola Teacher Physical Education Pedagogical Internship Experience Students Learning Personal development Training School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Professor Educação Física Estágio Pedagógico Experiência Alunos Aprendizagem Desenvolvimento pessoal Formação Escola Teacher Physical Education Pedagogical Internship Experience Students Learning Personal development Training School Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório tem como objetivo principal partilhar a experiência de um desafiante estágio pedagógico, na perspetiva de um aspirante a professor de educação física. A Educação Física é uma disciplina que procura uma educação integral do corpo e da mente, sendo o movimento o instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. A EF revela-se uma disciplina fundamental no contributo da saúde pública. Para que o ensino da EF seja de qualidade, o professor deve ter a capacidade de organizar situações de aprendizagem, de forma a que todos os alunos, independentemente das suas características, desenvolvam os conhecimentos, atitudes e competências necessárias, com vista a uma vida fisicamente ativa e saudável. A formação de professores existe para quem acredita que ensinar é a sua vocação. Esta é uma frase que cada vez mais me faz sentido, uma vez que quem segue este caminho realmente gosta do que faz e vê propósito nisso. E como afirmam os autores Onofre (2017) e Sousa (2004), ser Professor de Educação Física é muito mais do que ensinar atividade física. Ser professor é muito mais do que dar uma simples aula, é ser um gestor dos alunos e das relações que estes criam entre eles; é ser organizador e planificador de momentos de aprendizagem, consoante os espaços e o tempo; é garantir que ao mesmo tempo que ensina, são cumpridas as “mil” normas e regulamentos que existem; é continuar a ser estudante, porque continuamos na procura constante de novas formas de ensino, novos exercícios, métodos, para os alunos. Este relatório irá tentar resumir a grande experiência que foi ser professor estagiário na Escola Secundária Luís Freitas Branco no ano letivo de 2021-2022. Está organizado pelas diferentes áreas de ensino, bem como, pelas fases que as complementaram, completados com os desafios e as estratégias utilizadas para enfrentar e solucionar os mesmos. O estágio contribuiu bastante para o meu desenvolvimento pessoal, mas acima de tudo para o meu desenvolvimento, crescimento e formação enquanto professor de educação física. Reconheço que é uma experiência muito enriquecedora e crucial para o percurso de qualquer profissional que pretenda seguir o caminho do ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-01-01T00:00:00Z 2024-02-05T15:24:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/30051 TID:203470699 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/30051 |
identifier_str_mv |
TID:203470699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137426838388736 |