Inclusão das crianças com Síndrome de Down no ensino básico: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/14958 |
Resumo: | Pretende-se com este trabalho analisar o processo de inclusão das crianças com NEE no sistema do ensino regular, procurando assim através das informações recolhidas junto das entrevistadas avaliar se o processo foi ou não bem conseguido nos agrupamentos em estudo. O trabalho encontra-se dividido em duas partes sendo que na primeira fez-se uma revisão da literatura abordando o percurso do conceito de inclusão; das políticas levadas a cabo para a sua implementação; dos currículos e formação de professores que são alicerces do processo. A segunda abarca o estudo empírico que se desenvolveu no quadro de dois agrupamentos da Área Metropolitana de Lisboa seguindo uma abordagem qualitativa. Constituíram a amostra deste trabalho dez pessoas, todos com contacto ou experiência de trabalho com crianças portadoras de Síndrome de Down. De acordo com os dados recolhidos constatou-se que o processo de inclusão está a ganhar crédito na esfera social e principalmente educacional, trazendo vantagens como autonomia, autoconfiança, socialização, qualidade de vida etc., embora se verifique uma certa preocupação e dúvida no que diz respeito á sua concretização |
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Pretende-se com este trabalho analisar o processo de inclusão das crianças com NEE no sistema do ensino regular, procurando assim através das informações recolhidas junto das entrevistadas avaliar se o processo foi ou não bem conseguido nos agrupamentos em estudo. O trabalho encontra-se dividido em duas partes sendo que na primeira fez-se uma revisão da literatura abordando o percurso do conceito de inclusão; das políticas levadas a cabo para a sua implementação; dos currículos e formação de professores que são alicerces do processo. A segunda abarca o estudo empírico que se desenvolveu no quadro de dois agrupamentos da Área Metropolitana de Lisboa seguindo uma abordagem qualitativa. Constituíram a amostra deste trabalho dez pessoas, todos com contacto ou experiência de trabalho com crianças portadoras de Síndrome de Down. De acordo com os dados recolhidos constatou-se que o processo de inclusão está a ganhar crédito na esfera social e principalmente educacional, trazendo vantagens como autonomia, autoconfiança, socialização, qualidade de vida etc., embora se verifique uma certa preocupação e dúvida no que diz respeito á sua concretização |
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