Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Catarina Alexandra Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/18903
Resumo: Este relatório documenta e reflete a ação educativa realizada no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que se desenvolveu em contexto de Creche, Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico na cidade de Bragança, e cujo propósito se envolve em descrições, reflexões e análise de experiências de ensino-aprendizagem. Salientamos que as experiências de ensino-aprendizagem tiveram como foco a importância do desenho da família, sendo esta uma forma de expressão que contribui para que a criança se desenvolva a nível cognitivo, linguístico (verbal e visual), motor (motricidade fina) e social. Sabemos que os pais são as pessoas mais próximas das crianças e que estas têm grande influência no contexto educativo. Neste sentido, perceber como a criança desenha a sua família pode ajudar a entender as suas reações e atitudes face a si própria e face aos colegas que a rodeiam. Assim, o tema de investigação integrado neste relatório foi O desenho da família, e no sentido de dar resposta às questões-problema, Como é que as crianças representam a sua família no desenho, ao nível do grafismo, das estruturas formais e do conteúdo? E de que forma poderá a relação que mantêm com a família influenciar o seu saber-ser e saber-estar perante as aprendizagens que realizam em contextos plurais?, definimos como objetivos principais deste estudo, os seguintes: (i) Entender a perspetiva dos educadores/professores sobre o desenho da criança; (ii) conhecer as representações que os educadores/professores têm sobre o teste Desenho da Família (DF); (iii) perceber como é que as crianças representam a sua família no desenho; (iv) compreender como as crianças veem e sentem a família através da aplicação do Teste do Desenho da Família (TDF), enquanto técnica projetiva; e (v) desenvolver formas de intervenção em contexto de Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sustentadas na família. Para os objetivos estabelecidos recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta e participante; grelhas de observação; notas de campo; registo fotográfico; entrevistas; inquérito por questionário aos educadores/professores cooperantes de estágio do ensino básico; e inquérito por questionário aos pais sobre as características físicas dos seus filhos. Como resultado(s) desta investigação, observa-se que as crianças têm diferentes fases de manifestação gráfica e que esta vai evoluindo progressivamente acompanhando determinadas características do desenho infantil. A representação da família pelas crianças é sinónimo de união (proximidade) e de sentimentos que nos mostram, através dos desenhos, a essência e o estado de espírito da criança comprovados pela aplicação do Teste do Desenho da Família (TDF) que serão úteis ao educador/professor no ato educativo para melhor perceber reações e atitudes da criança para consigo e para com os outros.
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Sabemos que os pais são as pessoas mais próximas das crianças e que estas têm grande influência no contexto educativo. Neste sentido, perceber como a criança desenha a sua família pode ajudar a entender as suas reações e atitudes face a si própria e face aos colegas que a rodeiam. Assim, o tema de investigação integrado neste relatório foi O desenho da família, e no sentido de dar resposta às questões-problema, Como é que as crianças representam a sua família no desenho, ao nível do grafismo, das estruturas formais e do conteúdo? E de que forma poderá a relação que mantêm com a família influenciar o seu saber-ser e saber-estar perante as aprendizagens que realizam em contextos plurais?, definimos como objetivos principais deste estudo, os seguintes: (i) Entender a perspetiva dos educadores/professores sobre o desenho da criança; (ii) conhecer as representações que os educadores/professores têm sobre o teste Desenho da Família (DF); (iii) perceber como é que as crianças representam a sua família no desenho; (iv) compreender como as crianças veem e sentem a família através da aplicação do Teste do Desenho da Família (TDF), enquanto técnica projetiva; e (v) desenvolver formas de intervenção em contexto de Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sustentadas na família. Para os objetivos estabelecidos recorremos a uma metodologia de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta e participante; grelhas de observação; notas de campo; registo fotográfico; entrevistas; inquérito por questionário aos educadores/professores cooperantes de estágio do ensino básico; e inquérito por questionário aos pais sobre as características físicas dos seus filhos. Como resultado(s) desta investigação, observa-se que as crianças têm diferentes fases de manifestação gráfica e que esta vai evoluindo progressivamente acompanhando determinadas características do desenho infantil. A representação da família pelas crianças é sinónimo de união (proximidade) e de sentimentos que nos mostram, através dos desenhos, a essência e o estado de espírito da criança comprovados pela aplicação do Teste do Desenho da Família (TDF) que serão úteis ao educador/professor no ato educativo para melhor perceber reações e atitudes da criança para consigo e para com os outros.This report documents and represent the educational action realized about the curricular unit of supervised teaching practice, integrated in the master´s degree course in pre-school education and elementary school education, what has developed in the context of day care, pre-school education and elementary school education in the city of Bragança, and whose propose is involved in descriptions, reflections and analysis of teaching-learning experiences. We emphasize that the teaching-learning experiences had as focused on the importance of the Family Drawing, this is a form of expression that contributes to the child´s development at the cognitive level, linguistic (verbal and visual), motor (fine mobility) and social. We know that parents are the closest people to children and that these have a lot of influence on the educational context. In this sense, know how the children drawing his family can help to understand his reactions and attitudes towards herself and the colleagues around her. Thus, the research theme integrated in this report was the Family Drawing. In the sense to response the questions-problem how the children represent his family in the draw, at the graphic level, formal structure and content? and How can the relationship they maintain with the family influence their know-be and know to be in the face of their learning in plural context?, we define as main objectives of this study, the following: (i) Understand the perspective of the educators/teachers about the draw of the child; (ii) Know the representations that the educators/teachers have about the Family Drawing Test (FDT); (iii) Realized how the children represents their family in the drawing; (iv) Understand how the children see and feel the family through the application of the Family Drawing Test (FDT), as a projective technique; and (v) To develop forms of intervention in the context of pre-school education and the elementary school education, supported by the family. For the established objectives, we used a methodology of qualitative and quantitative nature, using direct and participant observation as techniques and instruments of data collection: observation grids; field notes; photo report, interviews; questionnaire survey of educators/teachers involved in basic education; questionnaire survey of parents about the physical characteristics of their children. As a result(s) of this investigation, it is observed that children have different stages of graphic manifestation and that this one progressively evolves following certain of the child´s drawing. The representation of the family by children is synonymous with union (closeness) and feelings that show us, through the drawings, the essence and state of mind evidenced by the application of the Family Drawing Test (FDT), which will be useful to the educator/teacher in the educational act to better understand the reactions and attitudes of the child to himself and to others.Mesquita, ElzaBiblioteca Digital do IPBCordeiro, Catarina Alexandra Carvalho2019-02-15T10:10:26Z201820172018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18903TID:202169960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:08Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:13.356065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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