Adaptação dos alunos ao Ensino Superior: relação com a tutoria, suporte social e resiliência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ledo, Jóni Micael Bento
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9442
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre o suporte social percebido por parte de estudantes em relação aos seus tutores e a adaptação ao Ensino Superior. Participaram 207 estudantes de uma Universidade do Norte de Portugal, do sexo masculino (n=53) e do sexo feminino (n=154), com idades compreendidas entre os 17 e os 39 anos (média=19,63 e DP=3,53). A recolha de dados foi feita através da aplicação do QAES (Questionário de Adaptação ao Ensino Superior) construído e validado por Araújo et al. (2014) e o SSA (Social Support Appraisal Scale) construído por Vaux (1986) e adaptado por Antunes & Fontaine (1995) e ao qual se acrescentou, para esta investigação, a dimensão “Perceção de suporte social do(a) tutor(a)”. Os resultados mostraram que o suporte social dos tutores se relaciona significativamente com a adaptação dos estudantes ao Ensino Superior em três dimensões: Adaptação à Instituição, Adaptação Social e Adaptação Académica. Neste estudo não se verificaram diferenças significativas em função do sexo em nenhuma das dimensões da adaptação ao Ensino Superior. Relativamente à idade, os estudantes com mais de 20 anos demonstraram melhor adaptação ao Ensino Superior na dimensão Desenvolvimento da Carreira. Por fim não se encontraram diferenças significativas na adaptação ao Ensino Superior em função da escolaridade dos pais dos estudantes.
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