O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12009 |
Resumo: | Este texto apresenta parte de um estudo concluído em 2015 no âmbito do Mestrado em Educação Artística – especialização de Teatro na Educação (Ramirez Pereira, 2015), que assentou num quadro teórico elaborado em torno de dois conceitos axiais, desenvolvimento emocional e faz-de-conta, tendo sido orientado por dois objetivos gerais: perceber, em contexto de faz- de-conta em jardim de infância, em que medida as competências pró-sociais e de regulação emocional da criança se manifestam através da linguagem verbal e não-verbal e identificar as suas competências de nomeação e regulação emocionais. Estes dados foram recolhidos com recurso a observação direta, naturalista e não participante. As conceções da educadora sobre os tópicos em estudo foram apuradas através de entrevista semiestruturada e de questionário de resposta aberta. Os resultados obtidos, sujeitos a análise de conteúdo e a tratamento estatístico, sugerem, por um lado, que a educadora valoriza e promove regularmente práticas de faz-de-conta e que, por outro lado, daquele tipo de brincadeira emergem manifestações de competências emocionais, em particular de comportamentos pró-sociais. Cremos poder inferir que o desenvolvimento destas competências beneficia do modo como a educadora organiza o ambiente educativo e, especificamente, da forma como planeia e dinamiza as atividades de fazde- conta. |
id |
RCAP_9031f4a8a61eea4f551407ec62fb68a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12009 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educadorFaz-de-contaJogo dramáticoTeatroJardim de infânciaCompetências emocionaisEducadorEste texto apresenta parte de um estudo concluído em 2015 no âmbito do Mestrado em Educação Artística – especialização de Teatro na Educação (Ramirez Pereira, 2015), que assentou num quadro teórico elaborado em torno de dois conceitos axiais, desenvolvimento emocional e faz-de-conta, tendo sido orientado por dois objetivos gerais: perceber, em contexto de faz- de-conta em jardim de infância, em que medida as competências pró-sociais e de regulação emocional da criança se manifestam através da linguagem verbal e não-verbal e identificar as suas competências de nomeação e regulação emocionais. Estes dados foram recolhidos com recurso a observação direta, naturalista e não participante. As conceções da educadora sobre os tópicos em estudo foram apuradas através de entrevista semiestruturada e de questionário de resposta aberta. Os resultados obtidos, sujeitos a análise de conteúdo e a tratamento estatístico, sugerem, por um lado, que a educadora valoriza e promove regularmente práticas de faz-de-conta e que, por outro lado, daquele tipo de brincadeira emergem manifestações de competências emocionais, em particular de comportamentos pró-sociais. Cremos poder inferir que o desenvolvimento destas competências beneficia do modo como a educadora organiza o ambiente educativo e, especificamente, da forma como planeia e dinamiza as atividades de fazde- conta.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLPereira, Filipa RamirezFalcão, MiguelAlmeida, Tiago2020-07-06T14:26:23Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12009porPereira, F., Falcão, M., Almeida, T. (2017) O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (108-121) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-8912-00-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:04:05Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:10.958620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador |
title |
O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador |
spellingShingle |
O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador Pereira, Filipa Ramirez Faz-de-conta Jogo dramático Teatro Jardim de infância Competências emocionais Educador |
title_short |
O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador |
title_full |
O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador |
title_fullStr |
O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador |
title_full_unstemmed |
O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador |
title_sort |
O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador |
author |
Pereira, Filipa Ramirez |
author_facet |
Pereira, Filipa Ramirez Falcão, Miguel Almeida, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Falcão, Miguel Almeida, Tiago |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Filipa Ramirez Falcão, Miguel Almeida, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Faz-de-conta Jogo dramático Teatro Jardim de infância Competências emocionais Educador |
topic |
Faz-de-conta Jogo dramático Teatro Jardim de infância Competências emocionais Educador |
description |
Este texto apresenta parte de um estudo concluído em 2015 no âmbito do Mestrado em Educação Artística – especialização de Teatro na Educação (Ramirez Pereira, 2015), que assentou num quadro teórico elaborado em torno de dois conceitos axiais, desenvolvimento emocional e faz-de-conta, tendo sido orientado por dois objetivos gerais: perceber, em contexto de faz- de-conta em jardim de infância, em que medida as competências pró-sociais e de regulação emocional da criança se manifestam através da linguagem verbal e não-verbal e identificar as suas competências de nomeação e regulação emocionais. Estes dados foram recolhidos com recurso a observação direta, naturalista e não participante. As conceções da educadora sobre os tópicos em estudo foram apuradas através de entrevista semiestruturada e de questionário de resposta aberta. Os resultados obtidos, sujeitos a análise de conteúdo e a tratamento estatístico, sugerem, por um lado, que a educadora valoriza e promove regularmente práticas de faz-de-conta e que, por outro lado, daquele tipo de brincadeira emergem manifestações de competências emocionais, em particular de comportamentos pró-sociais. Cremos poder inferir que o desenvolvimento destas competências beneficia do modo como a educadora organiza o ambiente educativo e, especificamente, da forma como planeia e dinamiza as atividades de fazde- conta. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-07-06T14:26:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12009 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pereira, F., Falcão, M., Almeida, T. (2017) O faz-de-conta no desenvolvimento emocional de crianças dos 3 aos 6 anos: O papel do educador in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (108-121) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais 978-989-8912-00-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133470158487552 |