O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ema da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6323
Resumo: Com o passar dos anos torna-se evidente a evolução das redes sociais e o crescimento do número dos seus utilizadores. As organizações já perceberam que o seu público está presente nestas plataformas de comunicação e começam a tirar proveito das mesmas. Neste contexto, também as Instituições de Ensino Superior têm vindo a marcar presença nas redes sociais e a aproveitar assim as suas vantagens para se aproximarem do seu público-alvo, principalmente dos alunos. Assim, o presente estudo visou perceber qual o uso que as Universidades Públicas Portuguesas fazem das redes sociais (Facebook e Instagram) para comunicarem com os novos alunos. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma investigação com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) procedendo-se à observação das páginas do Facebook e do Instagram de todas as Universidades Públicas Portuguesas durante o mês de setembro de 2018. Através da recolha de dados e da análise de variáveis tais como o tema das publicações, o conteúdo partilhado e a interação gerada, foi possível perceber que as universidades utilizam as redes sociais para comunicar com os novos alunos, nomeadamente através do uso de imagens com hiperligação para o próprio website (no Facebook) e de fotografias e vídeos (no Instagram). As publicações focam-se, maioritariamente, nas boas vindas aos novos estudantes, como é o caso da partilha de mensagens de boas vindas dos reitores.
id RCAP_90b31587789c66e307050f9ee7c43c63
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6323
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesasredes sociaiscomunicaçãoinstituições de ensino superiorFacebookinstagrammarketingsocial networkscommunicationHigher Education InstitutionsFacebookinstagrammarketingCom o passar dos anos torna-se evidente a evolução das redes sociais e o crescimento do número dos seus utilizadores. As organizações já perceberam que o seu público está presente nestas plataformas de comunicação e começam a tirar proveito das mesmas. Neste contexto, também as Instituições de Ensino Superior têm vindo a marcar presença nas redes sociais e a aproveitar assim as suas vantagens para se aproximarem do seu público-alvo, principalmente dos alunos. Assim, o presente estudo visou perceber qual o uso que as Universidades Públicas Portuguesas fazem das redes sociais (Facebook e Instagram) para comunicarem com os novos alunos. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma investigação com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) procedendo-se à observação das páginas do Facebook e do Instagram de todas as Universidades Públicas Portuguesas durante o mês de setembro de 2018. Através da recolha de dados e da análise de variáveis tais como o tema das publicações, o conteúdo partilhado e a interação gerada, foi possível perceber que as universidades utilizam as redes sociais para comunicar com os novos alunos, nomeadamente através do uso de imagens com hiperligação para o próprio website (no Facebook) e de fotografias e vídeos (no Instagram). As publicações focam-se, maioritariamente, nas boas vindas aos novos estudantes, como é o caso da partilha de mensagens de boas vindas dos reitores.becomes evident. Organizations have already realized that their audience is present on these communication platforms and are starting to take advantage of them. In this context, Higher Education Institutions have also been present in social networks and thus taking advantage of their advantages to get closer to their target audience, especially students. Thus, the present study aimed to understand the use that Portuguese Public Universities make of social networks (Facebook and Instagram) to communicate with new students. Methodologically, it was decided to conduct a research with a mixed approach (quantitative and qualitative) by proceeding to observe the facebook and Instagram pages of all Portuguese Public Universities during September 2018. Through data collection and by analyzing variables such as the subject of publications, the shared content and the generated interaction, it was possible to realize that universities use social networks to communicate with new students, namely through the use of images linked to their own website ( on Facebook) and photos and videos (on Instagram). Publications focus on their welcome, dean's welcome messages, etc.Morais, Nídia SaloméRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuAlmeida, Ema da Costa2020-07-08T10:01:06Z2020-01-292020-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6323TID:202497682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:34Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:15.241586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas
title O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas
spellingShingle O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas
Almeida, Ema da Costa
redes sociais
comunicação
instituições de ensino superior
Facebook
instagram
marketing
social networks
communication
Higher Education Institutions
Facebook
instagram
marketing
title_short O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas
title_full O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas
title_fullStr O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas
title_full_unstemmed O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas
title_sort O uso do Facebook e do Instagram na Comunicação com os novos estudantes: o caso das Universidades Públicas Portuguesas
author Almeida, Ema da Costa
author_facet Almeida, Ema da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Nídia Salomé
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ema da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv redes sociais
comunicação
instituições de ensino superior
Facebook
instagram
marketing
social networks
communication
Higher Education Institutions
Facebook
instagram
marketing
topic redes sociais
comunicação
instituições de ensino superior
Facebook
instagram
marketing
social networks
communication
Higher Education Institutions
Facebook
instagram
marketing
description Com o passar dos anos torna-se evidente a evolução das redes sociais e o crescimento do número dos seus utilizadores. As organizações já perceberam que o seu público está presente nestas plataformas de comunicação e começam a tirar proveito das mesmas. Neste contexto, também as Instituições de Ensino Superior têm vindo a marcar presença nas redes sociais e a aproveitar assim as suas vantagens para se aproximarem do seu público-alvo, principalmente dos alunos. Assim, o presente estudo visou perceber qual o uso que as Universidades Públicas Portuguesas fazem das redes sociais (Facebook e Instagram) para comunicarem com os novos alunos. Metodologicamente, optou-se pela realização de uma investigação com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa) procedendo-se à observação das páginas do Facebook e do Instagram de todas as Universidades Públicas Portuguesas durante o mês de setembro de 2018. Através da recolha de dados e da análise de variáveis tais como o tema das publicações, o conteúdo partilhado e a interação gerada, foi possível perceber que as universidades utilizam as redes sociais para comunicar com os novos alunos, nomeadamente através do uso de imagens com hiperligação para o próprio website (no Facebook) e de fotografias e vídeos (no Instagram). As publicações focam-se, maioritariamente, nas boas vindas aos novos estudantes, como é o caso da partilha de mensagens de boas vindas dos reitores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08T10:01:06Z
2020-01-29
2020-01-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6323
TID:202497682
url http://hdl.handle.net/10400.19/6323
identifier_str_mv TID:202497682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130912736149504