A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/53005 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Gestão e Organização em Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
id |
RCAP_a473605aad360d051c76b41fb399e916 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/53005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programaçãoAvaliação dos alunosEnsino básico (1º ciclo)Processos de avaliaçãoProcesso de aprendizagemRobóticaTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Gestão e Organização em Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre de Educação e Formação, com especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O Estudo consiste em perceber de que modo os alunos estão presentes na sua avaliação na Atividade de Enriquecimento Curricular de Robótica do 1.º ciclo, tendo por base o modelo de avaliação PrACT, que defende uma avaliação mais transparente entre o professor e o aluno. Esta investigação foi suportada por duas entrevistas e análise documental, que conduziram o estudo à resposta da sua principal questão de investigação - De que modo a transparência dos processos de avaliação potencia o processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da AEC de Robótica? Dos resultados, foi possível concluir que os processos de aprendizagem são baseados em metodologias ativas, uma vez que se trata de uma AEC; as competências a desenvolver pelos alunos na área da Robótica e Programação são competências-chave que constam no Perfil dos Alunos e nas competências a desenvolver para o séc. XXI; a transparência dos processos de avaliação é complexa e, é necessário criar estratégias para a participação dos alunos na sua avaliação.The present study was developed within the scope of the study cycle leading to the Master's degree in Education and Training, specializing in Organization and Management of Education and Training at the Institute of Education of the University of Lisbon. The Study consists of understanding how students are present in their assessment in the elementary Robotics Curriculum Enrichment Activity, based on the PrACT evaluation model, which advocates a more transparent assessment between the teacher and the student. This investigation was supported by two interviews and documental analysis, which led the study to answer its main question - How does the transparency of the evaluation processes enhance the students' learning process, in the context of the Robotics CEA? From the results, it was possible to conclude that the learning processes are based on active methodologies, since it is an CEA; the skills to be developed by the students in the area of robotics and programming are key to appear in the student's profile and to be developed for the 21st century; it is very complex to keep the evaluation process as transparent as possible though it is needed to create some sort of strategy for students to be apart of their own evaluation.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaBernardino, Jéssica Andreia Jorge2022-05-16T13:35:53Z20222022-02-212022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53005TID:203059883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:59.581739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação |
title |
A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação |
spellingShingle |
A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação Bernardino, Jéssica Andreia Jorge Avaliação dos alunos Ensino básico (1º ciclo) Processos de avaliação Processo de aprendizagem Robótica Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação |
title_full |
A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação |
title_fullStr |
A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação |
title_full_unstemmed |
A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação |
title_sort |
A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação |
author |
Bernardino, Jéssica Andreia Jorge |
author_facet |
Bernardino, Jéssica Andreia Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tinoca, Luís Fonseca, 1975- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardino, Jéssica Andreia Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação dos alunos Ensino básico (1º ciclo) Processos de avaliação Processo de aprendizagem Robótica Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Avaliação dos alunos Ensino básico (1º ciclo) Processos de avaliação Processo de aprendizagem Robótica Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Gestão e Organização em Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-16T13:35:53Z 2022 2022-02-21 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/53005 TID:203059883 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/53005 |
identifier_str_mv |
TID:203059883 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134590438211584 |