A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardino, Jéssica Andreia Jorge
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53005
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Gestão e Organização em Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_a473605aad360d051c76b41fb399e916
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programaçãoAvaliação dos alunosEnsino básico (1º ciclo)Processos de avaliaçãoProcesso de aprendizagemRobóticaTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Gestão e Organização em Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre de Educação e Formação, com especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O Estudo consiste em perceber de que modo os alunos estão presentes na sua avaliação na Atividade de Enriquecimento Curricular de Robótica do 1.º ciclo, tendo por base o modelo de avaliação PrACT, que defende uma avaliação mais transparente entre o professor e o aluno. Esta investigação foi suportada por duas entrevistas e análise documental, que conduziram o estudo à resposta da sua principal questão de investigação - De que modo a transparência dos processos de avaliação potencia o processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da AEC de Robótica? Dos resultados, foi possível concluir que os processos de aprendizagem são baseados em metodologias ativas, uma vez que se trata de uma AEC; as competências a desenvolver pelos alunos na área da Robótica e Programação são competências-chave que constam no Perfil dos Alunos e nas competências a desenvolver para o séc. XXI; a transparência dos processos de avaliação é complexa e, é necessário criar estratégias para a participação dos alunos na sua avaliação.The present study was developed within the scope of the study cycle leading to the Master's degree in Education and Training, specializing in Organization and Management of Education and Training at the Institute of Education of the University of Lisbon. The Study consists of understanding how students are present in their assessment in the elementary Robotics Curriculum Enrichment Activity, based on the PrACT evaluation model, which advocates a more transparent assessment between the teacher and the student. This investigation was supported by two interviews and documental analysis, which led the study to answer its main question - How does the transparency of the evaluation processes enhance the students' learning process, in the context of the Robotics CEA? From the results, it was possible to conclude that the learning processes are based on active methodologies, since it is an CEA; the skills to be developed by the students in the area of robotics and programming are key to appear in the student's profile and to be developed for the 21st century; it is very complex to keep the evaluation process as transparent as possible though it is needed to create some sort of strategy for students to be apart of their own evaluation.Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaBernardino, Jéssica Andreia Jorge2022-05-16T13:35:53Z20222022-02-212022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53005TID:203059883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:58:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:59.581739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação
title A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação
spellingShingle A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação
Bernardino, Jéssica Andreia Jorge
Avaliação dos alunos
Ensino básico (1º ciclo)
Processos de avaliação
Processo de aprendizagem
Robótica
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação
title_full A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação
title_fullStr A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação
title_full_unstemmed A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação
title_sort A transparência dos processos de avaliação como potenciadora do processo de aprendizagem dos alunos, no contexto da atividade de enriquecimento curricular de robótica e programação
author Bernardino, Jéssica Andreia Jorge
author_facet Bernardino, Jéssica Andreia Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardino, Jéssica Andreia Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação dos alunos
Ensino básico (1º ciclo)
Processos de avaliação
Processo de aprendizagem
Robótica
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Avaliação dos alunos
Ensino básico (1º ciclo)
Processos de avaliação
Processo de aprendizagem
Robótica
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Gestão e Organização em Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-16T13:35:53Z
2022
2022-02-21
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53005
TID:203059883
url http://hdl.handle.net/10451/53005
identifier_str_mv TID:203059883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134590438211584