STEM no ensino do som : um estudo com alunos do 8.º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47168 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
id |
RCAP_90ce5ee57a40e1076bbb434746c660ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47168 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
STEM no ensino do som : um estudo com alunos do 8.º anoEducação STEMEstruturas cognitivasCiências - Estudo e ensinoAprendizagemTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este estudo teve como objetivo conhecer a influência de uma abordagem STEM na aprendizagem do Som em alunos do 8.º ano. Mais especificamente, pretendeu-se investigar o desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos após a sua aplicação, as aprendizagens que os alunos realizaram durante esta abordagem, a motivação dos alunos pela área das Ciências e o seu interesse pelas profissões STEM. Neste trabalho foram mobilizados conceitos da unidade curricular Som, centrando-se a sua implementação na resposta à questão: “O ruído que nos rodeia afeta a nossa saúde?” Participaram neste estudo alunos que frequentaram o oitavo ano de escolaridade, pertencentes a duas turmas. Seguiu-se uma metodologia mista, recorrendo-se aos seguintes instrumentos de recolha de dados: testes de associação de palavras (Word Association Test - WAT) para avaliar a evolução das estruturas cognitivas dos alunos, aplicados antes e depois da sequência de aulas; documentos escritos produzidos pelos alunos para compreender as aprendizagens efetuadas e questionários sobre a motivação dos alunos para a aprendizagem das áreas das ciências e o seu interesse pelas profissões STEM, aplicados antes e depois da atividade. Este estudo insere-se num projeto mais amplo – GoSTEM – financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/31480/2017). Os resultados permitiram concluir que houve desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, após a aplicação da abordagem STEM, relativamente aos conceitos relacionados com Som. Verificou-se que os alunos aprenderam conceitos relacionados com Física e Tecnologia, tendo ainda oportunidade de utilizar conceitos de Matemática. Por último, confirmou-se que o interesse da maioria dos alunos pelas áreas da Ciências foi positivo, assim como pelas profissões STEM e não se registou uma evolução após a aplicação da abordagem aos alunos. Este estudo demonstrou os efeitos que a abordagem STEM tem na aprendizagem e no desenvolvimento das estruturas cognitivas dos alunos, devendo ser utilizada pelos professores, uma vez que fomenta o interesse dos alunos pelas Ciências e o desenvolvimento de várias competências essenciais para o século XXI.This survey aimed to know the influence of a STEM approach in the learning of Sound in 8th grade students. More specifically, it was intended to investigate students' cognitive structures development after its application, students’ learning accomplishments during this approach, students’ motivation for learning Sciences and their interest in the STEM professions. Concepts related to the Sound curricular unit were activated in this investigation. Likewise, its application evolved around a key question: “Does the noise that surround us affect our health?” 8th graders from two distinct classes participated in this survey. A mixed methodology was followed, using the subsequent data collection instruments: Word Association Tests (WAT), before and after the session plan; students’ sample artifacts and questionnaires on students' motivation for learning in the sciences and their interest in the STEM professions, applied before and after the approach. This survey is part of a broader project - GoSTEM - funded by the Foundation for Science and Technology (PTDC / CED-EDG / 31480/2017). Results’ analysis supports the conclusion that students’ cognitive structures associated with concepts related to Sound were enhanced, after the application of the STEM approach. It was noticed that students learned concepts related to Physics and Technology and had the opportunity to use Mathematical concepts, as well. Finally, it was confirmed a clear interest ofmost students in the areas of Science, as well as in the STEM professions and there wasn’t noticed any evolution after the application of the approach to students. This survey showed the effects of the STEM approach on students’ learning process and cognitive structures enhancement, being advisable for teachers to use it, because it fosters students' interest in science and develops of 21 st century skills.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaFélix, Rita Carla Vindeirinho Roda2021-03-30T17:37:24Z20212020-10-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47168TID:202970612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:15.306568Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
STEM no ensino do som : um estudo com alunos do 8.º ano |
title |
STEM no ensino do som : um estudo com alunos do 8.º ano |
spellingShingle |
STEM no ensino do som : um estudo com alunos do 8.º ano Félix, Rita Carla Vindeirinho Roda Educação STEM Estruturas cognitivas Ciências - Estudo e ensino Aprendizagem Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
STEM no ensino do som : um estudo com alunos do 8.º ano |
title_full |
STEM no ensino do som : um estudo com alunos do 8.º ano |
title_fullStr |
STEM no ensino do som : um estudo com alunos do 8.º ano |
title_full_unstemmed |
STEM no ensino do som : um estudo com alunos do 8.º ano |
title_sort |
STEM no ensino do som : um estudo com alunos do 8.º ano |
author |
Félix, Rita Carla Vindeirinho Roda |
author_facet |
Félix, Rita Carla Vindeirinho Roda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Félix, Rita Carla Vindeirinho Roda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação STEM Estruturas cognitivas Ciências - Estudo e ensino Aprendizagem Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação STEM Estruturas cognitivas Ciências - Estudo e ensino Aprendizagem Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-14 2021-03-30T17:37:24Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47168 TID:202970612 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47168 |
identifier_str_mv |
TID:202970612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134538265264128 |