A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vânia Sofia Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pacheco, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77820
Resumo: Este artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos: (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música.
id RCAP_91110abbdcb77811ec6b2fad762a4d71
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77820
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprenderMusic and emotions in kindergarten: feeling for learningEducação Pré-EscolarEmoçõesMúsicaPreschool educationEmotionsMusicCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeEste artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos: (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música.This article describes the realization of a project of pedagogical intervention, under the title: Music and Emotions in Kindergarten: Feeling in order to learn, developed in the framework of the Masters Degree in Pre-School Education of the Institute of Education of the University of Minho. In the scope of this project, questions related to music and emotions in the context of Kindergarten are discussed. The main objective was to answer the question: does music convey emotions? and contemplated the following specific objectives: (i) deepen knowledge about emotions; (ii) develop interest in music; (iii) present various styles of music;(iv) understand if music transmits emotions; (v) find out what kind of emotions a certain song transmits. The research methodology used focused on action research, as it is a qualitative methodology that enables continuous work in which observation, research and focus provide an improvement in practice. The data collection tools used were: direct observation, documentation, photographic records and the children's productions. The objectives outlined at the beginning of this project were successfully achieved, because through the analysis and reflection of the activities and the children's productions, we understand that they were able to name the emotions they were feeling, the emotions that their colleagues felt and show a great interest in music.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.Universidade do MinhoMartins, Vânia Sofia RodriguesPacheco, António2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77820porMartins, V. S. R., e Ribeiro, A. J. P. (2022). A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, nº 2, pp. 11494-11507.2525-876110.34117/bjdv8n2-201https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/44069/0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:45:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:43:46.762845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender
Music and emotions in kindergarten: feeling for learning
title A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender
spellingShingle A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender
Martins, Vânia Sofia Rodrigues
Educação Pré-Escolar
Emoções
Música
Preschool education
Emotions
Music
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender
title_full A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender
title_fullStr A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender
title_full_unstemmed A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender
title_sort A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender
author Martins, Vânia Sofia Rodrigues
author_facet Martins, Vânia Sofia Rodrigues
Pacheco, António
author_role author
author2 Pacheco, António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vânia Sofia Rodrigues
Pacheco, António
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Emoções
Música
Preschool education
Emotions
Music
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Educação Pré-Escolar
Emoções
Música
Preschool education
Emotions
Music
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Este artigo descreve a realização de um projeto de intervenção pedagógica, sob o título: A música e as emoções no jardim-de-infância: sentir para aprender, desenvolvido no quadro do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. No âmbito deste projeto são discutidas questões relativas à música e às emoções em contexto de Jardim-de-Infância. O objetivo principal foi responder à questão: será que a música transmite emoções? e contemplou os seguintes objetivos específicos: (i) aprofundar o conhecimento sobre as emoções; (ii) desenvolver o interesse pela música; (iii) apresentar vários estilos de música;(iv) compreender se a música nos transmite emoções; (v) averiguar que tipo de emoções determinada música nos transmite. A metodologia de investigação utilizada centrou-se no âmbito da investigação-ação, pois trata-se de uma metodologia qualitativa, que possibilita um trabalho contínuo em que observar, pesquisar e focalizar proporcionam uma melhoria da prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram: a observação direta, a documentação, os registos fotográficos e as produções das crianças. Os objetivos delineados no início deste projeto foram alcançados com sucesso, pois através da análise e reflexão das atividades e das produções das crianças, compreendemos que estas foram capazes de nomear as emoções que estavam a sentir, as emoções que os colegas sentiram e demonstram bastante interesse pela música.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02
2022-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77820
url https://hdl.handle.net/1822/77820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, V. S. R., e Ribeiro, A. J. P. (2022). A música e as emoções no jardim de infância: sentir para aprender. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, nº 2, pp. 11494-11507.
2525-8761
10.34117/bjdv8n2-201
https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/44069/0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132996772560896