Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bisol, Claudia Alquati
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Valentini, Carla Beatris
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3010
Resumo: As universidades são historicamente conhecidas por serem instituições elitistas e meritocráticas. Porém, nos anos 90, políticas de expansão do Ensino Superior brasileiro modificaram o perfil dos estudantes, tornando premente a questão da qualificação dos docentes. Este artigo relata a construção de um objeto digital de aprendizagem concebido com o objetivo de promover reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e para a ressignificação da prática docente. Foi desenvolvido inicialmente com foco na inclusão de estudantes surdos. O objeto de aprendizagem, intitulado Incluir, procura conciliar aspectos técnicos e pedagógicos a fim de concretizar uma metodologia reflexiva e problematizadora, de base interacionista. Palavras-chave Objeto de aprendizagem; Inclusão; Ensino Superior; Surdez
id RCAP_91153f5f56fe53787715d6dd4a18e3ff
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3010
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitaisDÉFIS D'INClUSION: UNE PROPOSITION POUR LA QUALIFICATION DES ENSEIGNANTS DE L'ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR AU MOYEN DE TECHNOLOGIES NUMÉRIQUESDesafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitaisArtigosAs universidades são historicamente conhecidas por serem instituições elitistas e meritocráticas. Porém, nos anos 90, políticas de expansão do Ensino Superior brasileiro modificaram o perfil dos estudantes, tornando premente a questão da qualificação dos docentes. Este artigo relata a construção de um objeto digital de aprendizagem concebido com o objetivo de promover reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e para a ressignificação da prática docente. Foi desenvolvido inicialmente com foco na inclusão de estudantes surdos. O objeto de aprendizagem, intitulado Incluir, procura conciliar aspectos técnicos e pedagógicos a fim de concretizar uma metodologia reflexiva e problematizadora, de base interacionista. Palavras-chave Objeto de aprendizagem; Inclusão; Ensino Superior; SurdezUniversities are historically known by being elitist and meritocratic institutions. However, in the 90’s, expansion policies in Brazilian higher education changed the students’ profile, making teachers qualification a pressing issue. This article reports the construction of a digital learning object conceived with the objective of promoting reflection about inclusion, contributing for a change in the way teachers perceive diversity and for a resignification of the teachers’ practice. It was developed initially with a focus in the inclusion of deaf students. The learning object, entitled Incluir, intends to conciliate technical and pedagogical aspects in order to materialize an interactionist, reflexive and problematizing methodology. Keywords Learning object; Inclusion; Higher Education; DeafnessLes universités sont historiquement connues pour être des institutions méritocratiques et d’élite. Mais, dans les années 90, des politiques visant à développer l'enseignement supérieur au Brésil ont changé le profil des élèves, ce qui rend urgent la question de la qualification des enseignants. Cet article présente la construction d’un objet d’apprentissage numérique conçu pour promouvoir la réflexion sur l’inclusion, ce qui contribue à un changement dans la façon dont les enseignants perçoivent la diversité et la redéfinition des pratiques d’enseignement. Il a été initialement développé avec un accent sur l’inclusion des élèves sourds. L'objet d'apprentissage, appelée Incluir (Inclure), cherche à concilier les aspects techniques et pédagogiques, afin de parvenir à une méthodologie de réflexion et de problématisation, sur une base interactionniste. Mots-clé Objet d'apprentissage; Inclusion; Enseignement Supérieur; SurditéInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3010por2183-04520871-9187Bisol, Claudia AlquatiValentini, Carla Beatrisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:08Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:27.423295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
DÉFIS D'INClUSION: UNE PROPOSITION POUR LA QUALIFICATION DES ENSEIGNANTS DE L'ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR AU MOYEN DE TECHNOLOGIES NUMÉRIQUES
Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
title Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
spellingShingle Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
Bisol, Claudia Alquati
Artigos
title_short Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
title_full Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
title_fullStr Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
title_full_unstemmed Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
title_sort Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
author Bisol, Claudia Alquati
author_facet Bisol, Claudia Alquati
Valentini, Carla Beatris
author_role author
author2 Valentini, Carla Beatris
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bisol, Claudia Alquati
Valentini, Carla Beatris
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description As universidades são historicamente conhecidas por serem instituições elitistas e meritocráticas. Porém, nos anos 90, políticas de expansão do Ensino Superior brasileiro modificaram o perfil dos estudantes, tornando premente a questão da qualificação dos docentes. Este artigo relata a construção de um objeto digital de aprendizagem concebido com o objetivo de promover reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e para a ressignificação da prática docente. Foi desenvolvido inicialmente com foco na inclusão de estudantes surdos. O objeto de aprendizagem, intitulado Incluir, procura conciliar aspectos técnicos e pedagógicos a fim de concretizar uma metodologia reflexiva e problematizadora, de base interacionista. Palavras-chave Objeto de aprendizagem; Inclusão; Ensino Superior; Surdez
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3010
url https://doi.org/10.21814/rpe.3010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219673550848