Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.3010 |
Resumo: | As universidades são historicamente conhecidas por serem instituições elitistas e meritocráticas. Porém, nos anos 90, políticas de expansão do Ensino Superior brasileiro modificaram o perfil dos estudantes, tornando premente a questão da qualificação dos docentes. Este artigo relata a construção de um objeto digital de aprendizagem concebido com o objetivo de promover reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e para a ressignificação da prática docente. Foi desenvolvido inicialmente com foco na inclusão de estudantes surdos. O objeto de aprendizagem, intitulado Incluir, procura conciliar aspectos técnicos e pedagógicos a fim de concretizar uma metodologia reflexiva e problematizadora, de base interacionista. Palavras-chave Objeto de aprendizagem; Inclusão; Ensino Superior; Surdez |
id |
RCAP_91153f5f56fe53787715d6dd4a18e3ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3010 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitaisDÉFIS D'INClUSION: UNE PROPOSITION POUR LA QUALIFICATION DES ENSEIGNANTS DE L'ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR AU MOYEN DE TECHNOLOGIES NUMÉRIQUESDesafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitaisArtigosAs universidades são historicamente conhecidas por serem instituições elitistas e meritocráticas. Porém, nos anos 90, políticas de expansão do Ensino Superior brasileiro modificaram o perfil dos estudantes, tornando premente a questão da qualificação dos docentes. Este artigo relata a construção de um objeto digital de aprendizagem concebido com o objetivo de promover reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e para a ressignificação da prática docente. Foi desenvolvido inicialmente com foco na inclusão de estudantes surdos. O objeto de aprendizagem, intitulado Incluir, procura conciliar aspectos técnicos e pedagógicos a fim de concretizar uma metodologia reflexiva e problematizadora, de base interacionista. Palavras-chave Objeto de aprendizagem; Inclusão; Ensino Superior; SurdezUniversities are historically known by being elitist and meritocratic institutions. However, in the 90’s, expansion policies in Brazilian higher education changed the students’ profile, making teachers qualification a pressing issue. This article reports the construction of a digital learning object conceived with the objective of promoting reflection about inclusion, contributing for a change in the way teachers perceive diversity and for a resignification of the teachers’ practice. It was developed initially with a focus in the inclusion of deaf students. The learning object, entitled Incluir, intends to conciliate technical and pedagogical aspects in order to materialize an interactionist, reflexive and problematizing methodology. Keywords Learning object; Inclusion; Higher Education; DeafnessLes universités sont historiquement connues pour être des institutions méritocratiques et d’élite. Mais, dans les années 90, des politiques visant à développer l'enseignement supérieur au Brésil ont changé le profil des élèves, ce qui rend urgent la question de la qualification des enseignants. Cet article présente la construction d’un objet d’apprentissage numérique conçu pour promouvoir la réflexion sur l’inclusion, ce qui contribue à un changement dans la façon dont les enseignants perçoivent la diversité et la redéfinition des pratiques d’enseignement. Il a été initialement développé avec un accent sur l’inclusion des élèves sourds. L'objet d'apprentissage, appelée Incluir (Inclure), cherche à concilier les aspects techniques et pédagogiques, afin de parvenir à une méthodologie de réflexion et de problématisation, sur une base interactionniste. Mots-clé Objet d'apprentissage; Inclusion; Enseignement Supérieur; SurditéInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3010por2183-04520871-9187Bisol, Claudia AlquatiValentini, Carla Beatrisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:08Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3010Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:27.423295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais DÉFIS D'INClUSION: UNE PROPOSITION POUR LA QUALIFICATION DES ENSEIGNANTS DE L'ENSEIGNEMENT SUPÉRIEUR AU MOYEN DE TECHNOLOGIES NUMÉRIQUES Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais |
title |
Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais |
spellingShingle |
Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais Bisol, Claudia Alquati Artigos |
title_short |
Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais |
title_full |
Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais |
title_fullStr |
Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais |
title_full_unstemmed |
Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais |
title_sort |
Desafios da inclusão: uma proposta para a qualificação de docentes no Ensino Superior via tecnologias digitais |
author |
Bisol, Claudia Alquati |
author_facet |
Bisol, Claudia Alquati Valentini, Carla Beatris |
author_role |
author |
author2 |
Valentini, Carla Beatris |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bisol, Claudia Alquati Valentini, Carla Beatris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
As universidades são historicamente conhecidas por serem instituições elitistas e meritocráticas. Porém, nos anos 90, políticas de expansão do Ensino Superior brasileiro modificaram o perfil dos estudantes, tornando premente a questão da qualificação dos docentes. Este artigo relata a construção de um objeto digital de aprendizagem concebido com o objetivo de promover reflexão sobre a inclusão, contribuir para uma mudança na forma como os docentes percebem a diversidade e para a ressignificação da prática docente. Foi desenvolvido inicialmente com foco na inclusão de estudantes surdos. O objeto de aprendizagem, intitulado Incluir, procura conciliar aspectos técnicos e pedagógicos a fim de concretizar uma metodologia reflexiva e problematizadora, de base interacionista. Palavras-chave Objeto de aprendizagem; Inclusão; Ensino Superior; Surdez |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.3010 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.3010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130219673550848 |