Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/35538 |
Resumo: | A comunicação de marketing pode beneficiar a saúde pública, contribuindo para o seu progresso e desenvolvimento. A divulgação de informação legítima permite elevar e reforçar o conhecimento genérico da população em matéria de saúde e promover a alteração e o abandono de comportamentos adversos. Neste sentido, a adoção dos meios de comunicação digitais, como é o caso particular dos média sociais, por parte das entidades governamentais de saúde, mostra-se significativo para o esclarecimento e para a sensibilização das massas, nomeadamente dos mais jovens, através da transmissão de informação verídica e relevante. O presente relatório de estágio debruça-se sobre o caso específico da ARS Centro e propõe renovar a comunicação digital da instituição, de modo a alcançar uma audiência mais jovem (especificamente a faixa etária dos 18 aos 34 anos), através da criação de uma página de Instagram. A primeira parte deste trabalho dedica-se à fundamentação teórica do estudo sugerido, por meio de uma revisão de literatura, explorando os conceitos de marketing social, marketing sem fins lucrativos, setor público e comunicação de saúde. O segundo momento compreende a descrição da entidade de acolhimento, bem como do estágio curricular e das atividades desenvolvidas, aprofundando o caso da ARS Centro. Finalmente, discutem-se os resultados e as limitações do trabalho e reflete-se acerca das implicações para a gestão no futuro. |
id |
RCAP_91308d3e3f66e78002b0b1791879b504 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/35538 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias ConcertadasComunicação integrada de marketingComunicação institucional de saúdeMarketing socialSetor públicoAdministração PúblicaMédia sociaisA comunicação de marketing pode beneficiar a saúde pública, contribuindo para o seu progresso e desenvolvimento. A divulgação de informação legítima permite elevar e reforçar o conhecimento genérico da população em matéria de saúde e promover a alteração e o abandono de comportamentos adversos. Neste sentido, a adoção dos meios de comunicação digitais, como é o caso particular dos média sociais, por parte das entidades governamentais de saúde, mostra-se significativo para o esclarecimento e para a sensibilização das massas, nomeadamente dos mais jovens, através da transmissão de informação verídica e relevante. O presente relatório de estágio debruça-se sobre o caso específico da ARS Centro e propõe renovar a comunicação digital da instituição, de modo a alcançar uma audiência mais jovem (especificamente a faixa etária dos 18 aos 34 anos), através da criação de uma página de Instagram. A primeira parte deste trabalho dedica-se à fundamentação teórica do estudo sugerido, por meio de uma revisão de literatura, explorando os conceitos de marketing social, marketing sem fins lucrativos, setor público e comunicação de saúde. O segundo momento compreende a descrição da entidade de acolhimento, bem como do estágio curricular e das atividades desenvolvidas, aprofundando o caso da ARS Centro. Finalmente, discutem-se os resultados e as limitações do trabalho e reflete-se acerca das implicações para a gestão no futuro.Marketing communication can benefit public health, contributing to its progress and development. The dissemination of legitimate information can raise and strengthen the general knowledge of the population about health and promote the change and elimination of adverse behaviours. Therefore, the adoption of digital media, such as social media, by governmental health entities is important for the awareness of the masses, particularly the younger age groups, through the transmission of reliable and relevant information. This report focuses on the specific case of ARS Centro and proposes to renew the institution's digital communication, in order to reach a younger audience (specifically the 18-34 age group), through the creation of an Instagram page. The first part of this work is dedicated to the theoretical framework of the suggested study, through a literature review, exploring the concepts of social marketing, non-profit marketing, public sector and health communication. The second moment comprises the description of the host entity, as well as the curricular internship and the activities developed, focusing on the case of ARS Centro. Finally, the results and limitations of the work are discussed and the implications for future management are reflected upon.2022-12-22T09:28:18Z2022-11-30T00:00:00Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35538porFerreira, Joana Rita Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:08:33Zoai:ria.ua.pt:10773/35538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:34.870160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas |
title |
Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas |
spellingShingle |
Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas Ferreira, Joana Rita Antunes Comunicação integrada de marketing Comunicação institucional de saúde Marketing social Setor público Administração Pública Média sociais |
title_short |
Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas |
title_full |
Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas |
title_fullStr |
Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas |
title_full_unstemmed |
Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas |
title_sort |
Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas |
author |
Ferreira, Joana Rita Antunes |
author_facet |
Ferreira, Joana Rita Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Joana Rita Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação integrada de marketing Comunicação institucional de saúde Marketing social Setor público Administração Pública Média sociais |
topic |
Comunicação integrada de marketing Comunicação institucional de saúde Marketing social Setor público Administração Pública Média sociais |
description |
A comunicação de marketing pode beneficiar a saúde pública, contribuindo para o seu progresso e desenvolvimento. A divulgação de informação legítima permite elevar e reforçar o conhecimento genérico da população em matéria de saúde e promover a alteração e o abandono de comportamentos adversos. Neste sentido, a adoção dos meios de comunicação digitais, como é o caso particular dos média sociais, por parte das entidades governamentais de saúde, mostra-se significativo para o esclarecimento e para a sensibilização das massas, nomeadamente dos mais jovens, através da transmissão de informação verídica e relevante. O presente relatório de estágio debruça-se sobre o caso específico da ARS Centro e propõe renovar a comunicação digital da instituição, de modo a alcançar uma audiência mais jovem (especificamente a faixa etária dos 18 aos 34 anos), através da criação de uma página de Instagram. A primeira parte deste trabalho dedica-se à fundamentação teórica do estudo sugerido, por meio de uma revisão de literatura, explorando os conceitos de marketing social, marketing sem fins lucrativos, setor público e comunicação de saúde. O segundo momento compreende a descrição da entidade de acolhimento, bem como do estágio curricular e das atividades desenvolvidas, aprofundando o caso da ARS Centro. Finalmente, discutem-se os resultados e as limitações do trabalho e reflete-se acerca das implicações para a gestão no futuro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22T09:28:18Z 2022-11-30T00:00:00Z 2022-11-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/35538 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/35538 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137720785698816 |