Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Joana Rita Antunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/35538
Resumo: A comunicação de marketing pode beneficiar a saúde pública, contribuindo para o seu progresso e desenvolvimento. A divulgação de informação legítima permite elevar e reforçar o conhecimento genérico da população em matéria de saúde e promover a alteração e o abandono de comportamentos adversos. Neste sentido, a adoção dos meios de comunicação digitais, como é o caso particular dos média sociais, por parte das entidades governamentais de saúde, mostra-se significativo para o esclarecimento e para a sensibilização das massas, nomeadamente dos mais jovens, através da transmissão de informação verídica e relevante. O presente relatório de estágio debruça-se sobre o caso específico da ARS Centro e propõe renovar a comunicação digital da instituição, de modo a alcançar uma audiência mais jovem (especificamente a faixa etária dos 18 aos 34 anos), através da criação de uma página de Instagram. A primeira parte deste trabalho dedica-se à fundamentação teórica do estudo sugerido, por meio de uma revisão de literatura, explorando os conceitos de marketing social, marketing sem fins lucrativos, setor público e comunicação de saúde. O segundo momento compreende a descrição da entidade de acolhimento, bem como do estágio curricular e das atividades desenvolvidas, aprofundando o caso da ARS Centro. Finalmente, discutem-se os resultados e as limitações do trabalho e reflete-se acerca das implicações para a gestão no futuro.
id RCAP_91308d3e3f66e78002b0b1791879b504
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/35538
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias ConcertadasComunicação integrada de marketingComunicação institucional de saúdeMarketing socialSetor públicoAdministração PúblicaMédia sociaisA comunicação de marketing pode beneficiar a saúde pública, contribuindo para o seu progresso e desenvolvimento. A divulgação de informação legítima permite elevar e reforçar o conhecimento genérico da população em matéria de saúde e promover a alteração e o abandono de comportamentos adversos. Neste sentido, a adoção dos meios de comunicação digitais, como é o caso particular dos média sociais, por parte das entidades governamentais de saúde, mostra-se significativo para o esclarecimento e para a sensibilização das massas, nomeadamente dos mais jovens, através da transmissão de informação verídica e relevante. O presente relatório de estágio debruça-se sobre o caso específico da ARS Centro e propõe renovar a comunicação digital da instituição, de modo a alcançar uma audiência mais jovem (especificamente a faixa etária dos 18 aos 34 anos), através da criação de uma página de Instagram. A primeira parte deste trabalho dedica-se à fundamentação teórica do estudo sugerido, por meio de uma revisão de literatura, explorando os conceitos de marketing social, marketing sem fins lucrativos, setor público e comunicação de saúde. O segundo momento compreende a descrição da entidade de acolhimento, bem como do estágio curricular e das atividades desenvolvidas, aprofundando o caso da ARS Centro. Finalmente, discutem-se os resultados e as limitações do trabalho e reflete-se acerca das implicações para a gestão no futuro.Marketing communication can benefit public health, contributing to its progress and development. The dissemination of legitimate information can raise and strengthen the general knowledge of the population about health and promote the change and elimination of adverse behaviours. Therefore, the adoption of digital media, such as social media, by governmental health entities is important for the awareness of the masses, particularly the younger age groups, through the transmission of reliable and relevant information. This report focuses on the specific case of ARS Centro and proposes to renew the institution's digital communication, in order to reach a younger audience (specifically the 18-34 age group), through the creation of an Instagram page. The first part of this work is dedicated to the theoretical framework of the suggested study, through a literature review, exploring the concepts of social marketing, non-profit marketing, public sector and health communication. The second moment comprises the description of the host entity, as well as the curricular internship and the activities developed, focusing on the case of ARS Centro. Finally, the results and limitations of the work are discussed and the implications for future management are reflected upon.2022-12-22T09:28:18Z2022-11-30T00:00:00Z2022-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35538porFerreira, Joana Rita Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:08:33Zoai:ria.ua.pt:10773/35538Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:06:34.870160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas
title Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas
spellingShingle Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas
Ferreira, Joana Rita Antunes
Comunicação integrada de marketing
Comunicação institucional de saúde
Marketing social
Setor público
Administração Pública
Média sociais
title_short Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas
title_full Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas
title_fullStr Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas
title_full_unstemmed Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas
title_sort Comunicação de marketing em saúde na Administração Pública: relatório de estágio na Empresa Ideias Concertadas
author Ferreira, Joana Rita Antunes
author_facet Ferreira, Joana Rita Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Joana Rita Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação integrada de marketing
Comunicação institucional de saúde
Marketing social
Setor público
Administração Pública
Média sociais
topic Comunicação integrada de marketing
Comunicação institucional de saúde
Marketing social
Setor público
Administração Pública
Média sociais
description A comunicação de marketing pode beneficiar a saúde pública, contribuindo para o seu progresso e desenvolvimento. A divulgação de informação legítima permite elevar e reforçar o conhecimento genérico da população em matéria de saúde e promover a alteração e o abandono de comportamentos adversos. Neste sentido, a adoção dos meios de comunicação digitais, como é o caso particular dos média sociais, por parte das entidades governamentais de saúde, mostra-se significativo para o esclarecimento e para a sensibilização das massas, nomeadamente dos mais jovens, através da transmissão de informação verídica e relevante. O presente relatório de estágio debruça-se sobre o caso específico da ARS Centro e propõe renovar a comunicação digital da instituição, de modo a alcançar uma audiência mais jovem (especificamente a faixa etária dos 18 aos 34 anos), através da criação de uma página de Instagram. A primeira parte deste trabalho dedica-se à fundamentação teórica do estudo sugerido, por meio de uma revisão de literatura, explorando os conceitos de marketing social, marketing sem fins lucrativos, setor público e comunicação de saúde. O segundo momento compreende a descrição da entidade de acolhimento, bem como do estágio curricular e das atividades desenvolvidas, aprofundando o caso da ARS Centro. Finalmente, discutem-se os resultados e as limitações do trabalho e reflete-se acerca das implicações para a gestão no futuro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22T09:28:18Z
2022-11-30T00:00:00Z
2022-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/35538
url http://hdl.handle.net/10773/35538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137720785698816