Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Sara Maria Gouveia da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/40515
Resumo: O presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ) e debruça-se sobre as diferentes atividades realizadas com início a 19 de setembro de 2022 e fim a 28 de abril de 2023. O principal objetivo do estágio foi a criação de um plano de comunicação integrada de marketing, com o intuito de aumentar a visibilidade e notoriedade da instituição. Para criar este plano, foi necessário realizar uma pesquisa de mercado e uma revisão da literatura. Começou-se com uma análise da situação da empresa no mercado, definiu-se o público-alvo e os objetivos de marketing. Com base nesses objetivos, desenvolveram-se estratégias e táticas de marketing. A fase final incluiu o cronograma, o orçamento e a avaliação. Com a elaboração do relatório foi possível constatar que o CIAQ deve manter uma comunicação constante com o seu público-alvo, através de ferramentas distintas online e offline, de modo a atingir o seu objetivo e valorizar a marca. O estágio revelou-se enriquecedor para ambas as partes, pois ao mesmo tempo que a instituição beneficiou de novas dinâmicas, eu usufruí de uma experiência valiosa na área do marketing. Para o futuro, recomendo que o CIAQ realize reuniões regulares para melhorar os fluxos de comunicação interna e alinhar objetivos, definir as funções da equipa, coordenar os esforços de marketing, planear um orçamento específico, promover a integração das famílias no âmbito escolar e considerar incorporar um profissional de marketing em tempo integral ou a formação inicial de alguns membros da equipa.
id RCAP_9e0652a563843dd9984cfcf27a822d29
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/40515
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e QualidadeComunicação integrada de marketingIPSSNotoriedadePlano de comunicação integrada de marketingVisibilidadeO presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ) e debruça-se sobre as diferentes atividades realizadas com início a 19 de setembro de 2022 e fim a 28 de abril de 2023. O principal objetivo do estágio foi a criação de um plano de comunicação integrada de marketing, com o intuito de aumentar a visibilidade e notoriedade da instituição. Para criar este plano, foi necessário realizar uma pesquisa de mercado e uma revisão da literatura. Começou-se com uma análise da situação da empresa no mercado, definiu-se o público-alvo e os objetivos de marketing. Com base nesses objetivos, desenvolveram-se estratégias e táticas de marketing. A fase final incluiu o cronograma, o orçamento e a avaliação. Com a elaboração do relatório foi possível constatar que o CIAQ deve manter uma comunicação constante com o seu público-alvo, através de ferramentas distintas online e offline, de modo a atingir o seu objetivo e valorizar a marca. O estágio revelou-se enriquecedor para ambas as partes, pois ao mesmo tempo que a instituição beneficiou de novas dinâmicas, eu usufruí de uma experiência valiosa na área do marketing. Para o futuro, recomendo que o CIAQ realize reuniões regulares para melhorar os fluxos de comunicação interna e alinhar objetivos, definir as funções da equipa, coordenar os esforços de marketing, planear um orçamento específico, promover a integração das famílias no âmbito escolar e considerar incorporar um profissional de marketing em tempo integral ou a formação inicial de alguns membros da equipa.This report is the result of the curricular internship carried out at the Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ) and focuses on the different activities carried out starting on September 19, 2022. The main objective of the internship was the creation of a integrated marketing communication plan, with the aim of increasing the visibility and notoriety of the institution. To create this plan, it was necessary to carry out market research and a literature review. We began with an analysis of the company's situation in the market, defining the target audience and marketing objectives. Based on these objectives, marketing strategies and tactics were developed. The final phase included the schedule, budget and evaluation. The report showed that CIAQ must maintain constant communication with its target audience, using different online and offline tools, in order to achieve its goal and enhance the brand. The internship proved to be enriching for both parties, because at the same time as the institution benefited from new dynamics, I gained valuable experience in the area of marketing. For the future, I recommend that CIAQ’s team hold regular meetings to improve internal communication flows and align objectives, define team roles, coordinate marketing efforts, plan a specific budget, promote the integration of families into the school environment and consider incorporating a full-time marketing professional or initial training for some team members.2024-02-05T10:29:37Z2023-12-12T00:00:00Z2023-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/40515porFonseca, Sara Maria Gouveia dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:19:15Zoai:ria.ua.pt:10773/40515Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:27.548642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade
title Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade
spellingShingle Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade
Fonseca, Sara Maria Gouveia da
Comunicação integrada de marketing
IPSS
Notoriedade
Plano de comunicação integrada de marketing
Visibilidade
title_short Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade
title_full Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade
title_fullStr Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade
title_full_unstemmed Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade
title_sort Relatório de estágio: plano de comunicação integrada de marketing para o Centro de Infância Arte e Qualidade
author Fonseca, Sara Maria Gouveia da
author_facet Fonseca, Sara Maria Gouveia da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Sara Maria Gouveia da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação integrada de marketing
IPSS
Notoriedade
Plano de comunicação integrada de marketing
Visibilidade
topic Comunicação integrada de marketing
IPSS
Notoriedade
Plano de comunicação integrada de marketing
Visibilidade
description O presente relatório é resultado do estágio curricular realizado no Centro de Infância Arte e Qualidade (CIAQ) e debruça-se sobre as diferentes atividades realizadas com início a 19 de setembro de 2022 e fim a 28 de abril de 2023. O principal objetivo do estágio foi a criação de um plano de comunicação integrada de marketing, com o intuito de aumentar a visibilidade e notoriedade da instituição. Para criar este plano, foi necessário realizar uma pesquisa de mercado e uma revisão da literatura. Começou-se com uma análise da situação da empresa no mercado, definiu-se o público-alvo e os objetivos de marketing. Com base nesses objetivos, desenvolveram-se estratégias e táticas de marketing. A fase final incluiu o cronograma, o orçamento e a avaliação. Com a elaboração do relatório foi possível constatar que o CIAQ deve manter uma comunicação constante com o seu público-alvo, através de ferramentas distintas online e offline, de modo a atingir o seu objetivo e valorizar a marca. O estágio revelou-se enriquecedor para ambas as partes, pois ao mesmo tempo que a instituição beneficiou de novas dinâmicas, eu usufruí de uma experiência valiosa na área do marketing. Para o futuro, recomendo que o CIAQ realize reuniões regulares para melhorar os fluxos de comunicação interna e alinhar objetivos, definir as funções da equipa, coordenar os esforços de marketing, planear um orçamento específico, promover a integração das famílias no âmbito escolar e considerar incorporar um profissional de marketing em tempo integral ou a formação inicial de alguns membros da equipa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-12T00:00:00Z
2023-12-12
2024-02-05T10:29:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/40515
url http://hdl.handle.net/10773/40515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137755486224384