Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, André Filipe Couto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7681
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_913d750bbe92c50a65610932b86fc8a9
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7681
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicaçãocontent marketingconteúdosocial mediaagências de publicidadeagências de publicidadeadvertising agenciesMestrado em MarketingEste Trabalho Final de Mestrado tem como objeto de estudo o content marketing em Portugal. Numa altura em que a evolução tecnológica e comunicacional potenciou os atributos dos conteúdos e suas mensagens, esta dissertação pretende conhecer de que forma é trabalhado em Portugal o content marketing pelas agências de publicidade/comunicação portuguesas e de que forma elas veem as marcas/empresas a adotar este conceito. O estudo pretende responder às seguintes perguntas de investigação: - Como é trabalhado o content marketing em Portugal - e - Como é que o content marketing pode ser vantajoso para as empresas/marcas. Para executar este trabalho foi feito um estudo qualitativo com base em entrevistas em quatro agências de publicidade/comunicação que trabalham content marketing. Com o estudo foi possível entender de que forma as agências trabalham o content marketing, como definem os processos de atuação e quais as melhores práticas. Obteve-se um panorama geral que permitiu verificar a preparação das agências para atuarem em qualquer desafio de content marketing. Foi ainda possível perceber, na opinião das agências, que o content marketing não é um conceito presente nas estratégias de marketing das marcas devido à falta de preparação e visão das marcas. As agências apontaram, ainda assim, vantagens que o conceito de content marketing pode trazer para as empresas, de que forma pode ser feito e que mudanças implicaria na gestão das marcas.This subject of study of the present Master Thesis is content marketing in Portugal. In an era where technology and communication evolution has leveraged content attributes and their messages, this work aims to know how content marketing in Portugal is undertaken by advertising agencies in Portugal are how they are working with content marketing and in what way they consider the possibility of brands or organizations adopting the concept. The study aims to answer the following research questions: -How is content marketing done in Portugal - and - How can content marketing be useful for brands/organizations. To execute this work it was undertaken an interview-based qualitative study in four Portuguese advertising agencies which work with content marketing. With this study it was possible to understand how advertising agencies work with content marketing, how they define their framework and what the best practices are. A broad overview allowed us to verify agencies? preparation to act on any content marketing challenge. It was also possible to ascertain, according to advertising agencies, that content marketing is not a concept adopted within the strategy of the frame of brands? marketing management due to a lack of preparation and vision on the part of brands. Nevertheless, advertising agencies have indicated the advantages content marketing can bring to brands, how it can be done and what changes would be required on the brands' management side.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, PauloRepositório da Universidade de LisboaMachado, André Filipe Couto2014-12-30T11:46:11Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7681porMachado, André Filipe Couto (2014). "Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7681Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:54:48.854345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação
title Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação
spellingShingle Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação
Machado, André Filipe Couto
content marketing
conteúdo
social media
agências de publicidade
agências de publicidade
advertising agencies
title_short Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação
title_full Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação
title_fullStr Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação
title_full_unstemmed Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação
title_sort Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação
author Machado, André Filipe Couto
author_facet Machado, André Filipe Couto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Paulo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, André Filipe Couto
dc.subject.por.fl_str_mv content marketing
conteúdo
social media
agências de publicidade
agências de publicidade
advertising agencies
topic content marketing
conteúdo
social media
agências de publicidade
agências de publicidade
advertising agencies
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30T11:46:11Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7681
url http://hdl.handle.net/10400.5/7681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Machado, André Filipe Couto (2014). "Content marketing em Portugal : um estudo de caso em agências de publicidade/comunicação". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131024924344320