O perfil do turista do Bombarral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paulo Alexandre Dias
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/2874
Resumo: O desenvolvimento do turismo, depende de um conjunto de fatores relacionados com as atividades socioeconómicas (comunidades locais, entidades públicas, entidades privadas, organizações especializadas na vertente do turismo entre muitas outras), assim como investigação em ciências sociais. Este dá-se pela implementação e desenvolvimento dos produtos turísticos, que tem como consequência o desenvolvimento da oferta e da procura de mercado, que estão de certa forma, relacionados com a tomada de decisão dos turistas. Contudo, em função da oferta estes decidem o que consumir (quando e onde), tendo como consequência um planeamento das tarefas a executar, na deslocalização ao destino. Todavia, em função da procura e da oferta as organizações do turismo desenvolvem os destinos de forma sustentável, de acordo com as motivações do segmento de mercado pretendido. As motivações desenvolvidas nos turistas, têm vários reflexos positivos no desenvolvimento sustentável de um destino turístico. Pelo facto do desenvolvimento das motivações, em função das expetativas evidenciadas pelo destino turístico, desenvolverem determinados perfis turísticos, com determinadas caraterísticas. Tendo como reflexo de certo modo, uma fidelidade no consumo de determinados produtos turísticos (mantendo a sua sustentabilidade). Estas surgem por diversas vias de comunicação, elaborada pelos destinos turísticos para os turistas, por diversos canais de informação, que refletem de certo modo, a oferta disponibilizada pelo destino turístico. A investigação empírica tem um papel fundamental, na recolha de dados de informação, no processo de desenvolvimento dos destinos turísticos, através da informação disponibilizada das motivações desenvolvidas por parte dos turistas. No trabalho em questão, essa recolha de dados foi obtida através de preenchimento de inquérito, por amostra por conveniência e analisada através de ferramentas de análise de estatística (análise fatorial, descritiva, média, moda e desvio de padrão), o que permite identificar o perfil de turista do destino turístico do Bombarral.
id RCAP_915b2de9ddaea28d9ff139bb5d6a9a9e
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O perfil do turista do BombarralTurismodesenvolvimento do turismoperfil de turistamotivações turísticasfatores pullanálise multivariadaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO desenvolvimento do turismo, depende de um conjunto de fatores relacionados com as atividades socioeconómicas (comunidades locais, entidades públicas, entidades privadas, organizações especializadas na vertente do turismo entre muitas outras), assim como investigação em ciências sociais. Este dá-se pela implementação e desenvolvimento dos produtos turísticos, que tem como consequência o desenvolvimento da oferta e da procura de mercado, que estão de certa forma, relacionados com a tomada de decisão dos turistas. Contudo, em função da oferta estes decidem o que consumir (quando e onde), tendo como consequência um planeamento das tarefas a executar, na deslocalização ao destino. Todavia, em função da procura e da oferta as organizações do turismo desenvolvem os destinos de forma sustentável, de acordo com as motivações do segmento de mercado pretendido. As motivações desenvolvidas nos turistas, têm vários reflexos positivos no desenvolvimento sustentável de um destino turístico. Pelo facto do desenvolvimento das motivações, em função das expetativas evidenciadas pelo destino turístico, desenvolverem determinados perfis turísticos, com determinadas caraterísticas. Tendo como reflexo de certo modo, uma fidelidade no consumo de determinados produtos turísticos (mantendo a sua sustentabilidade). Estas surgem por diversas vias de comunicação, elaborada pelos destinos turísticos para os turistas, por diversos canais de informação, que refletem de certo modo, a oferta disponibilizada pelo destino turístico. A investigação empírica tem um papel fundamental, na recolha de dados de informação, no processo de desenvolvimento dos destinos turísticos, através da informação disponibilizada das motivações desenvolvidas por parte dos turistas. No trabalho em questão, essa recolha de dados foi obtida através de preenchimento de inquérito, por amostra por conveniência e analisada através de ferramentas de análise de estatística (análise fatorial, descritiva, média, moda e desvio de padrão), o que permite identificar o perfil de turista do destino turístico do Bombarral.Fonseca, Júlia Fragoso daIC-OnlineFerreira, Paulo Alexandre Dias2017-12-06T12:58:36Z2017-11-152017-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/2874TID:201770806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:46:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/2874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:08.021535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O perfil do turista do Bombarral
title O perfil do turista do Bombarral
spellingShingle O perfil do turista do Bombarral
Ferreira, Paulo Alexandre Dias
Turismo
desenvolvimento do turismo
perfil de turista
motivações turísticas
fatores pull
análise multivariada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short O perfil do turista do Bombarral
title_full O perfil do turista do Bombarral
title_fullStr O perfil do turista do Bombarral
title_full_unstemmed O perfil do turista do Bombarral
title_sort O perfil do turista do Bombarral
author Ferreira, Paulo Alexandre Dias
author_facet Ferreira, Paulo Alexandre Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Júlia Fragoso da
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Paulo Alexandre Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
desenvolvimento do turismo
perfil de turista
motivações turísticas
fatores pull
análise multivariada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Turismo
desenvolvimento do turismo
perfil de turista
motivações turísticas
fatores pull
análise multivariada
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O desenvolvimento do turismo, depende de um conjunto de fatores relacionados com as atividades socioeconómicas (comunidades locais, entidades públicas, entidades privadas, organizações especializadas na vertente do turismo entre muitas outras), assim como investigação em ciências sociais. Este dá-se pela implementação e desenvolvimento dos produtos turísticos, que tem como consequência o desenvolvimento da oferta e da procura de mercado, que estão de certa forma, relacionados com a tomada de decisão dos turistas. Contudo, em função da oferta estes decidem o que consumir (quando e onde), tendo como consequência um planeamento das tarefas a executar, na deslocalização ao destino. Todavia, em função da procura e da oferta as organizações do turismo desenvolvem os destinos de forma sustentável, de acordo com as motivações do segmento de mercado pretendido. As motivações desenvolvidas nos turistas, têm vários reflexos positivos no desenvolvimento sustentável de um destino turístico. Pelo facto do desenvolvimento das motivações, em função das expetativas evidenciadas pelo destino turístico, desenvolverem determinados perfis turísticos, com determinadas caraterísticas. Tendo como reflexo de certo modo, uma fidelidade no consumo de determinados produtos turísticos (mantendo a sua sustentabilidade). Estas surgem por diversas vias de comunicação, elaborada pelos destinos turísticos para os turistas, por diversos canais de informação, que refletem de certo modo, a oferta disponibilizada pelo destino turístico. A investigação empírica tem um papel fundamental, na recolha de dados de informação, no processo de desenvolvimento dos destinos turísticos, através da informação disponibilizada das motivações desenvolvidas por parte dos turistas. No trabalho em questão, essa recolha de dados foi obtida através de preenchimento de inquérito, por amostra por conveniência e analisada através de ferramentas de análise de estatística (análise fatorial, descritiva, média, moda e desvio de padrão), o que permite identificar o perfil de turista do destino turístico do Bombarral.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-06T12:58:36Z
2017-11-15
2017-11-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/2874
TID:201770806
url http://hdl.handle.net/10400.8/2874
identifier_str_mv TID:201770806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136966145474560