LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Américo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Sousa, António, Silvério, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/3951
Resumo: RESUMO Segundo Kotler (2010) a co-criação e co-participação continuada permite às marcas uma grande aproximação com os seus clientes, pois esta plataforma facilita na criação de insights e na difusão da mensagem da marca, melhor que no processo tradicional em que as agências não dispõem da riqueza de recursos provenientes directamente dos clientes. Nesse sentido, apresenta-se uma plataforma avançada de activação territorial assente numa metodologia experimental de aplicação de processos, técnicas e dinâmicas criativas nas organizações, Brands (R)evolution (Mateus at al, 2010), que quando aplicada à economia dos territórios – Land (R)evolution – permite gerar novos sistemas de marca e novos posicionamentos para os locais. Este estudo experimental foi pré-testado e validado com sucesso em Alvito, onde o processo de ideação em co-criação com as forças vivas do territórios geraram um DNA de Marca focalizado na “Economia da Terra” e na “Economia da Felicidade”. O factor critico de sucesso é a criação de uma cadeia de valor em Alvito integradora dos três sectores económicos que fundo representa uma orientação para o “local”, capaz de gerar riqueza sustentada no território, introduzido os conhecimento actuais do mercado, dos consumidores, e da distribuição com o objectivo de garantir a autenticidade e a qualificação de origem necessária para diferenciar Alvito, e os seus produtos, no mercado actual. ABSTRACT According to Kotler (2010) continued co-creation and co-participation enables a close interaction of brands with their customers, since this platform facilitates the creation of insights and the spreading of the brand message, rather than the traditional process in which agencies do not have the resources and features directly from customers. In this sense, its presented in this study, an advanced platform for territorial activation based on a experimental methodology for the application of procedures, technical and creative dynamics in organizations, called Brands (R)evolution (Mateus at al, 2010), which when applied to the economy of the territories - Land (R)evolution - generates new systems and new brand positioning for the “Localities”. This experimental study was pre-tested and validated successfully in Alvito, where the process of ideation in co-creation with the vital forces of the region generated a brand DNA focused on "the Economy of the Earth" and "Economy of Happiness." The critical factor for success is to create a integrated value chain for Alvito in the three economic sectors that represents an orientation to the local level, capable of generating sustained wealth in the territory, upgraded with the current knowledge of the markets, consumers, and distribution in order to ensure the authenticity and the qualification of origin, necessary to differentiate Alvito, and their products on the today’s market.
id RCAP_91685286b89f176eab19309d4d4e13cc
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/3951
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOSMarketing TerritorialBrandingInovação dos TerritoriosCo-creationRESUMO Segundo Kotler (2010) a co-criação e co-participação continuada permite às marcas uma grande aproximação com os seus clientes, pois esta plataforma facilita na criação de insights e na difusão da mensagem da marca, melhor que no processo tradicional em que as agências não dispõem da riqueza de recursos provenientes directamente dos clientes. Nesse sentido, apresenta-se uma plataforma avançada de activação territorial assente numa metodologia experimental de aplicação de processos, técnicas e dinâmicas criativas nas organizações, Brands (R)evolution (Mateus at al, 2010), que quando aplicada à economia dos territórios – Land (R)evolution – permite gerar novos sistemas de marca e novos posicionamentos para os locais. Este estudo experimental foi pré-testado e validado com sucesso em Alvito, onde o processo de ideação em co-criação com as forças vivas do territórios geraram um DNA de Marca focalizado na “Economia da Terra” e na “Economia da Felicidade”. O factor critico de sucesso é a criação de uma cadeia de valor em Alvito integradora dos três sectores económicos que fundo representa uma orientação para o “local”, capaz de gerar riqueza sustentada no território, introduzido os conhecimento actuais do mercado, dos consumidores, e da distribuição com o objectivo de garantir a autenticidade e a qualificação de origem necessária para diferenciar Alvito, e os seus produtos, no mercado actual. ABSTRACT According to Kotler (2010) continued co-creation and co-participation enables a close interaction of brands with their customers, since this platform facilitates the creation of insights and the spreading of the brand message, rather than the traditional process in which agencies do not have the resources and features directly from customers. In this sense, its presented in this study, an advanced platform for territorial activation based on a experimental methodology for the application of procedures, technical and creative dynamics in organizations, called Brands (R)evolution (Mateus at al, 2010), which when applied to the economy of the territories - Land (R)evolution - generates new systems and new brand positioning for the “Localities”. This experimental study was pre-tested and validated successfully in Alvito, where the process of ideation in co-creation with the vital forces of the region generated a brand DNA focused on "the Economy of the Earth" and "Economy of Happiness." The critical factor for success is to create a integrated value chain for Alvito in the three economic sectors that represents an orientation to the local level, capable of generating sustained wealth in the territory, upgraded with the current knowledge of the markets, consumers, and distribution in order to ensure the authenticity and the qualification of origin, necessary to differentiate Alvito, and their products on the today’s market.Livro de Actas das XXI Jornadas Luso Espanholas2012-01-20T15:38:00Z2012-01-202011-02-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/3951http://hdl.handle.net/10174/3951porMateus, A.; Sousa, A.; Silvério, M. (2011).LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS. XXI jORNADAS lUSO eSPANHOLAS, CORDOBAamerico.mateus@iade.ptajcs@uevora.ptmcs@uevora.pt661Mateus, AméricoSousa, AntónioSilvério, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:41:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3951Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:59:16.813110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS
title LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS
spellingShingle LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS
Mateus, Américo
Marketing Territorial
Branding
Inovação dos Territorios
Co-creation
title_short LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS
title_full LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS
title_fullStr LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS
title_full_unstemmed LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS
title_sort LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS
author Mateus, Américo
author_facet Mateus, Américo
Sousa, António
Silvério, Marta
author_role author
author2 Sousa, António
Silvério, Marta
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Américo
Sousa, António
Silvério, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Territorial
Branding
Inovação dos Territorios
Co-creation
topic Marketing Territorial
Branding
Inovação dos Territorios
Co-creation
description RESUMO Segundo Kotler (2010) a co-criação e co-participação continuada permite às marcas uma grande aproximação com os seus clientes, pois esta plataforma facilita na criação de insights e na difusão da mensagem da marca, melhor que no processo tradicional em que as agências não dispõem da riqueza de recursos provenientes directamente dos clientes. Nesse sentido, apresenta-se uma plataforma avançada de activação territorial assente numa metodologia experimental de aplicação de processos, técnicas e dinâmicas criativas nas organizações, Brands (R)evolution (Mateus at al, 2010), que quando aplicada à economia dos territórios – Land (R)evolution – permite gerar novos sistemas de marca e novos posicionamentos para os locais. Este estudo experimental foi pré-testado e validado com sucesso em Alvito, onde o processo de ideação em co-criação com as forças vivas do territórios geraram um DNA de Marca focalizado na “Economia da Terra” e na “Economia da Felicidade”. O factor critico de sucesso é a criação de uma cadeia de valor em Alvito integradora dos três sectores económicos que fundo representa uma orientação para o “local”, capaz de gerar riqueza sustentada no território, introduzido os conhecimento actuais do mercado, dos consumidores, e da distribuição com o objectivo de garantir a autenticidade e a qualificação de origem necessária para diferenciar Alvito, e os seus produtos, no mercado actual. ABSTRACT According to Kotler (2010) continued co-creation and co-participation enables a close interaction of brands with their customers, since this platform facilitates the creation of insights and the spreading of the brand message, rather than the traditional process in which agencies do not have the resources and features directly from customers. In this sense, its presented in this study, an advanced platform for territorial activation based on a experimental methodology for the application of procedures, technical and creative dynamics in organizations, called Brands (R)evolution (Mateus at al, 2010), which when applied to the economy of the territories - Land (R)evolution - generates new systems and new brand positioning for the “Localities”. This experimental study was pre-tested and validated successfully in Alvito, where the process of ideation in co-creation with the vital forces of the region generated a brand DNA focused on "the Economy of the Earth" and "Economy of Happiness." The critical factor for success is to create a integrated value chain for Alvito in the three economic sectors that represents an orientation to the local level, capable of generating sustained wealth in the territory, upgraded with the current knowledge of the markets, consumers, and distribution in order to ensure the authenticity and the qualification of origin, necessary to differentiate Alvito, and their products on the today’s market.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-03T00:00:00Z
2012-01-20T15:38:00Z
2012-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/3951
http://hdl.handle.net/10174/3951
url http://hdl.handle.net/10174/3951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mateus, A.; Sousa, A.; Silvério, M. (2011).LAND [R]EVOLUTION – THE CELLULAR SYSTEM MODEL; PLATAFORMA DE ACTIVAÇÃO DOS TERRITÓRIOS. XXI jORNADAS lUSO eSPANHOLAS, CORDOBA
americo.mateus@iade.pt
ajcs@uevora.pt
mcs@uevora.pt
661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Livro de Actas das XXI Jornadas Luso Espanholas
publisher.none.fl_str_mv Livro de Actas das XXI Jornadas Luso Espanholas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136475344797696