Relatório de estágio em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Isabel Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11800
Resumo: O presente relatório inscreve-se na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa uma descrição e reflexão sobre a prática realizada nos contextos educativos de creche e educação pré-escolar, nomeadamente numa sala com crianças entre os 12 e os 24 meses e numa sala de crianças com três anos. Refletindo, também, o percurso de formação da mestranda, o documento analisa aspetos legais que sustentaram a prática, bem como referenciais teóricos que estiveram presentes em toda a ação pedagógica. Considerando o contexto envolvente como parte integrante e condicionante da aprendizagem da criança, serão caraterizadas as instituições de estágio, bem como a sala de atividades e o próprio grupo de crianças. Caraterizando, ainda, a metodologia adotada de aproximação à metodologia de investigação-ação, serão objeto de reflexão ao longo de todo o relatório os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O documento integra, também, a descrição e a reflexão sobre as ações desenvolvidas em contexto, incidindo na abordagem sensoriomotora da criança, na metodologia de trabalho de projeto e na interação adulto-criança, articulando os aspetos teóricos com as experiências práticas. Deste modo, o relatório pretende evidenciar as aprendizagens que as crianças desenvolveram e, ainda, os aspetos mais significativos que contribuíram para o desenvolvimento das competências profissionais da mestranda.
id RCAP_91aba8cbf288c08d0797748cf929df98
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11800
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio em educação pré-escolarCrecheEducação de infânciaReflexãoInteraçãoMetodologia de trabalho de projetoDay careChildhood educationReflectionInteractionProject work methodologyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório inscreve-se na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa uma descrição e reflexão sobre a prática realizada nos contextos educativos de creche e educação pré-escolar, nomeadamente numa sala com crianças entre os 12 e os 24 meses e numa sala de crianças com três anos. Refletindo, também, o percurso de formação da mestranda, o documento analisa aspetos legais que sustentaram a prática, bem como referenciais teóricos que estiveram presentes em toda a ação pedagógica. Considerando o contexto envolvente como parte integrante e condicionante da aprendizagem da criança, serão caraterizadas as instituições de estágio, bem como a sala de atividades e o próprio grupo de crianças. Caraterizando, ainda, a metodologia adotada de aproximação à metodologia de investigação-ação, serão objeto de reflexão ao longo de todo o relatório os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O documento integra, também, a descrição e a reflexão sobre as ações desenvolvidas em contexto, incidindo na abordagem sensoriomotora da criança, na metodologia de trabalho de projeto e na interação adulto-criança, articulando os aspetos teóricos com as experiências práticas. Deste modo, o relatório pretende evidenciar as aprendizagens que as crianças desenvolveram e, ainda, os aspetos mais significativos que contribuíram para o desenvolvimento das competências profissionais da mestranda.This report is part of the Supervised Educational Practice II of the Master in Pre-School Education and aims to describe and reflecting on the practice carried out in the day-care and pre-school education contexts, namely in a classroom with children between 12 and 24 months and in a children's classroom with three years. Reflecting also the academic journey of the graduate student, the document analyzes the legal aspects that supported the practice, as well as theoretical references that were present in all the pedagogical action. Considering the surrounding context as an integral part and conditioning of the child's learning, the training institutions, as well as the activity room and the group of children will be characterized. Also characterizing the methodology adopted for approaching the action-research methodology, the processes of observation, planning, action, evaluation and reflection will be the subject of reflection throughout the report. The document also includes a description and reflection on the actions developed in context, focusing on the child's sensory motor approach, the project work methodology and the adult-child interaction, articulating the theoretical aspects with the practical experiences. Thus, the report aims to highlight the learning that the children developed and also the most significant aspects that contributed to the development of the professional skills of the master.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Ana Isabel Fernandes2018-07-30T11:48:34Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11800TID:201976919porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:49Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11800Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:07.467592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio em educação pré-escolar
title Relatório de estágio em educação pré-escolar
spellingShingle Relatório de estágio em educação pré-escolar
Ribeiro, Ana Isabel Fernandes
Creche
Educação de infância
Reflexão
Interação
Metodologia de trabalho de projeto
Day care
Childhood education
Reflection
Interaction
Project work methodology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_full Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_fullStr Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_full_unstemmed Relatório de estágio em educação pré-escolar
title_sort Relatório de estágio em educação pré-escolar
author Ribeiro, Ana Isabel Fernandes
author_facet Ribeiro, Ana Isabel Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Isabel Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Educação de infância
Reflexão
Interação
Metodologia de trabalho de projeto
Day care
Childhood education
Reflection
Interaction
Project work methodology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Creche
Educação de infância
Reflexão
Interação
Metodologia de trabalho de projeto
Day care
Childhood education
Reflection
Interaction
Project work methodology
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório inscreve-se na unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e visa uma descrição e reflexão sobre a prática realizada nos contextos educativos de creche e educação pré-escolar, nomeadamente numa sala com crianças entre os 12 e os 24 meses e numa sala de crianças com três anos. Refletindo, também, o percurso de formação da mestranda, o documento analisa aspetos legais que sustentaram a prática, bem como referenciais teóricos que estiveram presentes em toda a ação pedagógica. Considerando o contexto envolvente como parte integrante e condicionante da aprendizagem da criança, serão caraterizadas as instituições de estágio, bem como a sala de atividades e o próprio grupo de crianças. Caraterizando, ainda, a metodologia adotada de aproximação à metodologia de investigação-ação, serão objeto de reflexão ao longo de todo o relatório os processos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. O documento integra, também, a descrição e a reflexão sobre as ações desenvolvidas em contexto, incidindo na abordagem sensoriomotora da criança, na metodologia de trabalho de projeto e na interação adulto-criança, articulando os aspetos teóricos com as experiências práticas. Deste modo, o relatório pretende evidenciar as aprendizagens que as crianças desenvolveram e, ainda, os aspetos mais significativos que contribuíram para o desenvolvimento das competências profissionais da mestranda.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30T11:48:34Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11800
TID:201976919
url http://hdl.handle.net/10400.22/11800
identifier_str_mv TID:201976919
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131415376297984