Relatório de Estágio de Maria Inês Reis Santos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Inês Reis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/24431
Resumo: O presente Relatório de Estágio surgiu inserido na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada na Educação Pré-Escolar e pretende abordar e refletir o processo e as principais aprendizagens desenvolvidas durante os dois estágios curriculares. O primeiro capítulo aborda os referentes legais e teóricos utilizados durante todo o seu processo e desenvolvimento da ação pedagógica. O segundo capítulo faz uma descrição dos contextos onde foram realizados os dois estágios e a metodologia de investigação utilizada durante os mesmos. O estágio em creche foi realizado numa sala com crianças de dois anos e na educação pré-escolar (EPE) numa sala heterogénea, com crianças entre os três e os cinco anos. O terceiro capítulo relata e reflete as atividades e as aprendizagens desenvolvidas pela mestranda, ao longos dos dois estágios. As propostas abordadas são o Jogo Heurístico e um projeto, ambos realizados na valência da creche e a metodologia de Trabalho de Projeto (TP), utilizada na valência da EPE. Relativamente às aprendizagens, durante o relatório a estagiária refletiu exaustivamente sobre as aprendizagens desenvolvidas acerca dos processos de observação, planificação e reflexão, a interação adulto-criança e a importância da interação do contacto com a comunidade e com os espaços exteriores. Todas as propostas desenvolvidas nos dois estágios curriculares foram antecedidas de processos de observação, planificação e reflexão, para que se adequassem às características, necessidades e preferências dos grupos. O processo foi sistematicamente observado e refletido, permitindo compreender assim, quais os benefícios dos mesmos para o grupo e para cada criança, de modo a melhorar a prática.
id RCAP_f7932ee294c7579a680ee7783123dc9c
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/24431
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Maria Inês Reis SantosEducação de infânciaInteraçõesObservaçãoReflexãoCrecheChildhood EducationInteractionObservationReflectionDay careCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surgiu inserido na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada na Educação Pré-Escolar e pretende abordar e refletir o processo e as principais aprendizagens desenvolvidas durante os dois estágios curriculares. O primeiro capítulo aborda os referentes legais e teóricos utilizados durante todo o seu processo e desenvolvimento da ação pedagógica. O segundo capítulo faz uma descrição dos contextos onde foram realizados os dois estágios e a metodologia de investigação utilizada durante os mesmos. O estágio em creche foi realizado numa sala com crianças de dois anos e na educação pré-escolar (EPE) numa sala heterogénea, com crianças entre os três e os cinco anos. O terceiro capítulo relata e reflete as atividades e as aprendizagens desenvolvidas pela mestranda, ao longos dos dois estágios. As propostas abordadas são o Jogo Heurístico e um projeto, ambos realizados na valência da creche e a metodologia de Trabalho de Projeto (TP), utilizada na valência da EPE. Relativamente às aprendizagens, durante o relatório a estagiária refletiu exaustivamente sobre as aprendizagens desenvolvidas acerca dos processos de observação, planificação e reflexão, a interação adulto-criança e a importância da interação do contacto com a comunidade e com os espaços exteriores. Todas as propostas desenvolvidas nos dois estágios curriculares foram antecedidas de processos de observação, planificação e reflexão, para que se adequassem às características, necessidades e preferências dos grupos. O processo foi sistematicamente observado e refletido, permitindo compreender assim, quais os benefícios dos mesmos para o grupo e para cada criança, de modo a melhorar a prática.This Internship Report was inserted in the curricular unit Supervised Educational Practice in Pre-School Education and intends to approach and reflect the process and the main learning developed during the two curricular internships. The first chapter addresses the legal and theoretical references used throughout its process and development of the pedagogical action. The second chapter describes the contexts where the two internships were carried out and the research methodology used during them. The internship in a day-care was carried out in a room with two-year-old children and in pre-school education in a heterogeneous room, with children between three and five years old. The third chapter reports and reflects the activities and learning developed by the master's student, throughout the two internships. The proposals addressed are the Heuristic Game and a project, both carried out in the nursery and the Project Work methodology, used in the EPE valence. With regard to learning, during the report the intern reflected exhaustively on the learning developed about the processes of observation, planning and reflection, adult-child interaction and the importance of interacting with the community and with outdoor spaces. All proposals developed in the two curricular internships were preceded by processes of observation, planning and reflection, so that they could adapt to the characteristics, needs and preferences of the groups. The process was systematically observed and reflected on, thus allowing us to understand the benefits for the group and for each child, in order to improve practice.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Maria Inês Reis2024-01-10T12:14:46Z202323232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24431TID:203477200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:49:29Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24431Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:54.098888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Maria Inês Reis Santos
title Relatório de Estágio de Maria Inês Reis Santos
spellingShingle Relatório de Estágio de Maria Inês Reis Santos
Santos, Maria Inês Reis
Educação de infância
Interações
Observação
Reflexão
Creche
Childhood Education
Interaction
Observation
Reflection
Day care
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio de Maria Inês Reis Santos
title_full Relatório de Estágio de Maria Inês Reis Santos
title_fullStr Relatório de Estágio de Maria Inês Reis Santos
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Maria Inês Reis Santos
title_sort Relatório de Estágio de Maria Inês Reis Santos
author Santos, Maria Inês Reis
author_facet Santos, Maria Inês Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Inês Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Interações
Observação
Reflexão
Creche
Childhood Education
Interaction
Observation
Reflection
Day care
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de infância
Interações
Observação
Reflexão
Creche
Childhood Education
Interaction
Observation
Reflection
Day care
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio surgiu inserido na unidade curricular Prática Educativa Supervisionada na Educação Pré-Escolar e pretende abordar e refletir o processo e as principais aprendizagens desenvolvidas durante os dois estágios curriculares. O primeiro capítulo aborda os referentes legais e teóricos utilizados durante todo o seu processo e desenvolvimento da ação pedagógica. O segundo capítulo faz uma descrição dos contextos onde foram realizados os dois estágios e a metodologia de investigação utilizada durante os mesmos. O estágio em creche foi realizado numa sala com crianças de dois anos e na educação pré-escolar (EPE) numa sala heterogénea, com crianças entre os três e os cinco anos. O terceiro capítulo relata e reflete as atividades e as aprendizagens desenvolvidas pela mestranda, ao longos dos dois estágios. As propostas abordadas são o Jogo Heurístico e um projeto, ambos realizados na valência da creche e a metodologia de Trabalho de Projeto (TP), utilizada na valência da EPE. Relativamente às aprendizagens, durante o relatório a estagiária refletiu exaustivamente sobre as aprendizagens desenvolvidas acerca dos processos de observação, planificação e reflexão, a interação adulto-criança e a importância da interação do contacto com a comunidade e com os espaços exteriores. Todas as propostas desenvolvidas nos dois estágios curriculares foram antecedidas de processos de observação, planificação e reflexão, para que se adequassem às características, necessidades e preferências dos grupos. O processo foi sistematicamente observado e refletido, permitindo compreender assim, quais os benefícios dos mesmos para o grupo e para cada criança, de modo a melhorar a prática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-10T12:14:46Z
2323
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/24431
TID:203477200
url http://hdl.handle.net/10400.22/24431
identifier_str_mv TID:203477200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136944963190784