A universalidade musical na área de expressão e comunicação na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Ana Catarina Cardoso
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6997
Resumo: O presente relatório visa destacar a importância da expressão musical e da área da música no ensino pré-escolar. A música influencia o ser humano a partir do feto e ao longo de toda a sua vida enquanto criança, adolescente e adulto. Para as aprendizagens das crianças representa um importante suporte didático, privilegiando a interdisciplinaridade entre todas as áreas curriculares, sobretudo entre as áreas de expressão e comunicação. É importante referir a importância do educador neste processo de aprendizagem e refletir sobre a sua prática, o seu desempenho e a sua capacidade de conhecer diferentes contextos escolares, permitindo assim, reformular e adaptar estratégias de ensino benéficas para o desenvolvimento das crianças. O objetivo deste estudo consiste em dar uma perspetiva diferente sobre o uso da música e da expressão musical no pré-escolar. Pretende-se mostrar de que forma esta área é benéfica para o desenvolvimento das crianças. Serão referidos alguns métodos e técnicas utilizadas por um conjunto de pedagogos do séc. XX, que contribuíram e influenciaram de forma positiva o ensino da música, sobretudo o ensino direcionado para crianças mais pequenas. Abordar-se-á ainda alguns modelos pedagógicos de índole artística.
id RCAP_91b6489740777e0615ebdf928d7476fd
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6997
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A universalidade musical na área de expressão e comunicação na educação pré-escolarMúsicaAprendizagemCriançasEducadorExpressão musicalO presente relatório visa destacar a importância da expressão musical e da área da música no ensino pré-escolar. A música influencia o ser humano a partir do feto e ao longo de toda a sua vida enquanto criança, adolescente e adulto. Para as aprendizagens das crianças representa um importante suporte didático, privilegiando a interdisciplinaridade entre todas as áreas curriculares, sobretudo entre as áreas de expressão e comunicação. É importante referir a importância do educador neste processo de aprendizagem e refletir sobre a sua prática, o seu desempenho e a sua capacidade de conhecer diferentes contextos escolares, permitindo assim, reformular e adaptar estratégias de ensino benéficas para o desenvolvimento das crianças. O objetivo deste estudo consiste em dar uma perspetiva diferente sobre o uso da música e da expressão musical no pré-escolar. Pretende-se mostrar de que forma esta área é benéfica para o desenvolvimento das crianças. Serão referidos alguns métodos e técnicas utilizadas por um conjunto de pedagogos do séc. XX, que contribuíram e influenciaram de forma positiva o ensino da música, sobretudo o ensino direcionado para crianças mais pequenas. Abordar-se-á ainda alguns modelos pedagógicos de índole artística.This paper presents the importance of musical expression in pre-school education. Music influences the human being from the fetus and throughout its life as a child, adolescent and adult. In the child´s learnings, music represents an important aid, as a privilege among subjects, especially the areas of expression and communication. It is important to point out the importance of the educator in this learning process and reflect about its practice, performance and capacity of knowing different school contexts, allowing the reworking and adaption of beneficial teaching strategies for children's development. The aim of this paper consists on giving a different perspective about the use of music and musical expression in pre-school. It intends to show in which way this area is beneficial to the child's development. Some methods and techniques used by some 20th century pedagogues, which positively contributed and influenced music teaching, especially targeted to smaller children, will be referred. Some pedagogical models of artistic nature will also be approached.2016-12-06T10:06:22Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6997porCarneiro, Ana Catarina Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:41Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:55.321728Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A universalidade musical na área de expressão e comunicação na educação pré-escolar
title A universalidade musical na área de expressão e comunicação na educação pré-escolar
spellingShingle A universalidade musical na área de expressão e comunicação na educação pré-escolar
Carneiro, Ana Catarina Cardoso
Música
Aprendizagem
Crianças
Educador
Expressão musical
title_short A universalidade musical na área de expressão e comunicação na educação pré-escolar
title_full A universalidade musical na área de expressão e comunicação na educação pré-escolar
title_fullStr A universalidade musical na área de expressão e comunicação na educação pré-escolar
title_full_unstemmed A universalidade musical na área de expressão e comunicação na educação pré-escolar
title_sort A universalidade musical na área de expressão e comunicação na educação pré-escolar
author Carneiro, Ana Catarina Cardoso
author_facet Carneiro, Ana Catarina Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Ana Catarina Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Aprendizagem
Crianças
Educador
Expressão musical
topic Música
Aprendizagem
Crianças
Educador
Expressão musical
description O presente relatório visa destacar a importância da expressão musical e da área da música no ensino pré-escolar. A música influencia o ser humano a partir do feto e ao longo de toda a sua vida enquanto criança, adolescente e adulto. Para as aprendizagens das crianças representa um importante suporte didático, privilegiando a interdisciplinaridade entre todas as áreas curriculares, sobretudo entre as áreas de expressão e comunicação. É importante referir a importância do educador neste processo de aprendizagem e refletir sobre a sua prática, o seu desempenho e a sua capacidade de conhecer diferentes contextos escolares, permitindo assim, reformular e adaptar estratégias de ensino benéficas para o desenvolvimento das crianças. O objetivo deste estudo consiste em dar uma perspetiva diferente sobre o uso da música e da expressão musical no pré-escolar. Pretende-se mostrar de que forma esta área é benéfica para o desenvolvimento das crianças. Serão referidos alguns métodos e técnicas utilizadas por um conjunto de pedagogos do séc. XX, que contribuíram e influenciaram de forma positiva o ensino da música, sobretudo o ensino direcionado para crianças mais pequenas. Abordar-se-á ainda alguns modelos pedagógicos de índole artística.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2016-12-06T10:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6997
url http://hdl.handle.net/10348/6997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137135999057920