Estratégias para o sucesso escolar da criança com PHDA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11914 |
Resumo: | A perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA), considerada a mais prevalente perturbação do desenvolvimento, manifesta-se por níveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade inapropriado se tende a persistir durante toda a vida, com prejuízo substancial de áreas importantes do funcionamento do sujeito. As crianças com PHDA têm muita dificuldade em cumprir as regras definidas dentro da sala de aula e manter o empenho nas atividades. Nesse sentido, os comportamentos perturbadores e as dificuldades de aprendizagem que lhe estão inerentes são consequências muito negativas, tanto para a criança como para os seus professores, podendo levar a sentimentos de aversão ou mesmo hostilidade por parte de ambos. Deste modo, é necessário estabelecer estratégias que permitam ajustar o comportamento da criança, de modo a que esta aprenda e deixe aprender os outros alunos da turma onde se encontra inserido. Cabe ao professor titular de turma (1º Ciclo) e ao de educação especial adaptar e alterar estratégias para que o aluno consiga participar, ser autónomo, ter uma boa autoestima, ter uma boa autoimagem, conquistar algum sucesso académico e completar o seu percurso formativo. Assim, face aos problemas e preocupações que existem na sala de aula e com que nos deparamos diariamente, considerámos pertinente estudar a importância da diversificação de estratégias na sala de aula no sucesso, na motivação e no envolvimento da criança com hiperatividade. Esta investigação é um estudo de caso e vamos proceder a uma intervenção na sala de aula. A finalidade desta intervenção é possibilitar ao aluno uma experiência social positiva, susceptível de o tornar mais competente, mais participativo e autónomo na comunidade em que está inserido, ou seja, alargar as possibilidades deste aluno ter sucesso. |
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A perturbação de hiperatividade com défice de atenção (PHDA), considerada a mais prevalente perturbação do desenvolvimento, manifesta-se por níveis de desatenção, hiperatividade e impulsividade inapropriado se tende a persistir durante toda a vida, com prejuízo substancial de áreas importantes do funcionamento do sujeito. As crianças com PHDA têm muita dificuldade em cumprir as regras definidas dentro da sala de aula e manter o empenho nas atividades. Nesse sentido, os comportamentos perturbadores e as dificuldades de aprendizagem que lhe estão inerentes são consequências muito negativas, tanto para a criança como para os seus professores, podendo levar a sentimentos de aversão ou mesmo hostilidade por parte de ambos. Deste modo, é necessário estabelecer estratégias que permitam ajustar o comportamento da criança, de modo a que esta aprenda e deixe aprender os outros alunos da turma onde se encontra inserido. Cabe ao professor titular de turma (1º Ciclo) e ao de educação especial adaptar e alterar estratégias para que o aluno consiga participar, ser autónomo, ter uma boa autoestima, ter uma boa autoimagem, conquistar algum sucesso académico e completar o seu percurso formativo. Assim, face aos problemas e preocupações que existem na sala de aula e com que nos deparamos diariamente, considerámos pertinente estudar a importância da diversificação de estratégias na sala de aula no sucesso, na motivação e no envolvimento da criança com hiperatividade. Esta investigação é um estudo de caso e vamos proceder a uma intervenção na sala de aula. A finalidade desta intervenção é possibilitar ao aluno uma experiência social positiva, susceptível de o tornar mais competente, mais participativo e autónomo na comunidade em que está inserido, ou seja, alargar as possibilidades deste aluno ter sucesso. |
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