“Conflitos na sala… e agora?”: experiência de uma estagiária: gerir conflitos na creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Inês Batalha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41855
Resumo: O presente relatório, intitulado “Conflitos na Sala…E agora? - Gerir Conflitos na Creche e Jardim de Infância”, tem como principal objetivo compreender o papel do Educador na gestão dos conflitos. Tendo este tema surgido de um constrangimento, com este trabalho pretendo descomplicar os conflitos, mostrando que fazem parte do desenvolvimento social das crianças e que servem como uma aprendizagem para as mesmas. No que diz respeito à metodologia, este projeto foi desenvolvido tendo como primeira referência a abordagem qualitativa, seguindo a metodologia da investigação ação. Relativamente aos procedimentos de recolha e análise de informação, foram utilizados, a observação, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, registos multimédia, a análise documental, o inquérito por questionário e a análise de conteúdo. As intervenções apresentadas e analisadas neste projeto de investigação são de carácter: espontâneas e planificadas, tendo sido escolhidas pela sua pertinência. Ao analisá-las, é possível compreender que os conflitos surgem naturalmente durante as interações sociais e que o Papel do Educador de Infância, na Creche e no Jardim de Infância na Gestão de Conflitos deve ser observar e escutar atentamente, dar espaço e tempo para que as crianças resolvam autonomamente os seus conflitos, apoiar e promover valores e atitudes ao grupo.
id RCAP_9266fb14ab623a47fa78732b4ad755a3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41855
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Conflitos na sala… e agora?”: experiência de uma estagiária: gerir conflitos na creche e jardim de infânciaConflitosPapel do EducadorInterações SociaisAprendizagemDesenvolvimento SocialConflictsRole of the EducatorSocial InteractionsLearningSocial DevelopmentO presente relatório, intitulado “Conflitos na Sala…E agora? - Gerir Conflitos na Creche e Jardim de Infância”, tem como principal objetivo compreender o papel do Educador na gestão dos conflitos. Tendo este tema surgido de um constrangimento, com este trabalho pretendo descomplicar os conflitos, mostrando que fazem parte do desenvolvimento social das crianças e que servem como uma aprendizagem para as mesmas. No que diz respeito à metodologia, este projeto foi desenvolvido tendo como primeira referência a abordagem qualitativa, seguindo a metodologia da investigação ação. Relativamente aos procedimentos de recolha e análise de informação, foram utilizados, a observação, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, registos multimédia, a análise documental, o inquérito por questionário e a análise de conteúdo. As intervenções apresentadas e analisadas neste projeto de investigação são de carácter: espontâneas e planificadas, tendo sido escolhidas pela sua pertinência. Ao analisá-las, é possível compreender que os conflitos surgem naturalmente durante as interações sociais e que o Papel do Educador de Infância, na Creche e no Jardim de Infância na Gestão de Conflitos deve ser observar e escutar atentamente, dar espaço e tempo para que as crianças resolvam autonomamente os seus conflitos, apoiar e promover valores e atitudes ao grupo.This report, entitled “Conflicts in the Room…Now What? - Managing Conflicts in Day Care and Kindergarten", has as main objective to understand the role of the Educator in the management of conflicts. Since this theme emerged from a constraint, with this work I intend to uncomplicate conflicts, showing that they are part of the social development of children and that they serve as a learning experience for them. With regard to methodology, this project was developed having as a first reference the qualitative approach, following the methodology of action research. Regarding the procedures for collecting and analyzing information, observation, field notes, informal conversations and cooperative reflections, multimedia records, document analysis, questionnaire survey and content analysis were used. The interventions presented and analyzed in this research project are spontaneous and planned, having been chosen for their relevance. By analyzing them, it is possible to understand that conflicts arise naturally during social interactions and that the Role of the Kindergarten Educator, in Day Care and Kindergarten in Conflict Management, must be to observe and listen carefully, to give space and time for children to autonomously resolve their conflicts, support and promote values and attitudes to the group.Figueira, SofiaRepositório ComumFialho, Inês Batalha2022-092022-09-01T00:00:00Z2025-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41855TID:203068254porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:34.690948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Conflitos na sala… e agora?”: experiência de uma estagiária: gerir conflitos na creche e jardim de infância
title “Conflitos na sala… e agora?”: experiência de uma estagiária: gerir conflitos na creche e jardim de infância
spellingShingle “Conflitos na sala… e agora?”: experiência de uma estagiária: gerir conflitos na creche e jardim de infância
Fialho, Inês Batalha
Conflitos
Papel do Educador
Interações Sociais
Aprendizagem
Desenvolvimento Social
Conflicts
Role of the Educator
Social Interactions
Learning
Social Development
title_short “Conflitos na sala… e agora?”: experiência de uma estagiária: gerir conflitos na creche e jardim de infância
title_full “Conflitos na sala… e agora?”: experiência de uma estagiária: gerir conflitos na creche e jardim de infância
title_fullStr “Conflitos na sala… e agora?”: experiência de uma estagiária: gerir conflitos na creche e jardim de infância
title_full_unstemmed “Conflitos na sala… e agora?”: experiência de uma estagiária: gerir conflitos na creche e jardim de infância
title_sort “Conflitos na sala… e agora?”: experiência de uma estagiária: gerir conflitos na creche e jardim de infância
author Fialho, Inês Batalha
author_facet Fialho, Inês Batalha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Sofia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Inês Batalha
dc.subject.por.fl_str_mv Conflitos
Papel do Educador
Interações Sociais
Aprendizagem
Desenvolvimento Social
Conflicts
Role of the Educator
Social Interactions
Learning
Social Development
topic Conflitos
Papel do Educador
Interações Sociais
Aprendizagem
Desenvolvimento Social
Conflicts
Role of the Educator
Social Interactions
Learning
Social Development
description O presente relatório, intitulado “Conflitos na Sala…E agora? - Gerir Conflitos na Creche e Jardim de Infância”, tem como principal objetivo compreender o papel do Educador na gestão dos conflitos. Tendo este tema surgido de um constrangimento, com este trabalho pretendo descomplicar os conflitos, mostrando que fazem parte do desenvolvimento social das crianças e que servem como uma aprendizagem para as mesmas. No que diz respeito à metodologia, este projeto foi desenvolvido tendo como primeira referência a abordagem qualitativa, seguindo a metodologia da investigação ação. Relativamente aos procedimentos de recolha e análise de informação, foram utilizados, a observação, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, registos multimédia, a análise documental, o inquérito por questionário e a análise de conteúdo. As intervenções apresentadas e analisadas neste projeto de investigação são de carácter: espontâneas e planificadas, tendo sido escolhidas pela sua pertinência. Ao analisá-las, é possível compreender que os conflitos surgem naturalmente durante as interações sociais e que o Papel do Educador de Infância, na Creche e no Jardim de Infância na Gestão de Conflitos deve ser observar e escutar atentamente, dar espaço e tempo para que as crianças resolvam autonomamente os seus conflitos, apoiar e promover valores e atitudes ao grupo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09
2022-09-01T00:00:00Z
2025-09-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41855
TID:203068254
url http://hdl.handle.net/10400.26/41855
identifier_str_mv TID:203068254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135398470877184