“Conflitos na sala… e agora?”: experiência de uma estagiária: gerir conflitos na creche e jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41855 |
Resumo: | O presente relatório, intitulado “Conflitos na Sala…E agora? - Gerir Conflitos na Creche e Jardim de Infância”, tem como principal objetivo compreender o papel do Educador na gestão dos conflitos. Tendo este tema surgido de um constrangimento, com este trabalho pretendo descomplicar os conflitos, mostrando que fazem parte do desenvolvimento social das crianças e que servem como uma aprendizagem para as mesmas. No que diz respeito à metodologia, este projeto foi desenvolvido tendo como primeira referência a abordagem qualitativa, seguindo a metodologia da investigação ação. Relativamente aos procedimentos de recolha e análise de informação, foram utilizados, a observação, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, registos multimédia, a análise documental, o inquérito por questionário e a análise de conteúdo. As intervenções apresentadas e analisadas neste projeto de investigação são de carácter: espontâneas e planificadas, tendo sido escolhidas pela sua pertinência. Ao analisá-las, é possível compreender que os conflitos surgem naturalmente durante as interações sociais e que o Papel do Educador de Infância, na Creche e no Jardim de Infância na Gestão de Conflitos deve ser observar e escutar atentamente, dar espaço e tempo para que as crianças resolvam autonomamente os seus conflitos, apoiar e promover valores e atitudes ao grupo. |
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“Conflitos na sala… e agora?”: experiência de uma estagiária: gerir conflitos na creche e jardim de infânciaConflitosPapel do EducadorInterações SociaisAprendizagemDesenvolvimento SocialConflictsRole of the EducatorSocial InteractionsLearningSocial DevelopmentO presente relatório, intitulado “Conflitos na Sala…E agora? - Gerir Conflitos na Creche e Jardim de Infância”, tem como principal objetivo compreender o papel do Educador na gestão dos conflitos. Tendo este tema surgido de um constrangimento, com este trabalho pretendo descomplicar os conflitos, mostrando que fazem parte do desenvolvimento social das crianças e que servem como uma aprendizagem para as mesmas. No que diz respeito à metodologia, este projeto foi desenvolvido tendo como primeira referência a abordagem qualitativa, seguindo a metodologia da investigação ação. Relativamente aos procedimentos de recolha e análise de informação, foram utilizados, a observação, as notas de campo, as conversas informais e reflexões cooperadas, registos multimédia, a análise documental, o inquérito por questionário e a análise de conteúdo. As intervenções apresentadas e analisadas neste projeto de investigação são de carácter: espontâneas e planificadas, tendo sido escolhidas pela sua pertinência. Ao analisá-las, é possível compreender que os conflitos surgem naturalmente durante as interações sociais e que o Papel do Educador de Infância, na Creche e no Jardim de Infância na Gestão de Conflitos deve ser observar e escutar atentamente, dar espaço e tempo para que as crianças resolvam autonomamente os seus conflitos, apoiar e promover valores e atitudes ao grupo.This report, entitled “Conflicts in the Room…Now What? - Managing Conflicts in Day Care and Kindergarten", has as main objective to understand the role of the Educator in the management of conflicts. Since this theme emerged from a constraint, with this work I intend to uncomplicate conflicts, showing that they are part of the social development of children and that they serve as a learning experience for them. With regard to methodology, this project was developed having as a first reference the qualitative approach, following the methodology of action research. Regarding the procedures for collecting and analyzing information, observation, field notes, informal conversations and cooperative reflections, multimedia records, document analysis, questionnaire survey and content analysis were used. The interventions presented and analyzed in this research project are spontaneous and planned, having been chosen for their relevance. By analyzing them, it is possible to understand that conflicts arise naturally during social interactions and that the Role of the Kindergarten Educator, in Day Care and Kindergarten in Conflict Management, must be to observe and listen carefully, to give space and time for children to autonomously resolve their conflicts, support and promote values and attitudes to the group.Figueira, SofiaRepositório ComumFialho, Inês Batalha2022-092022-09-01T00:00:00Z2025-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41855TID:203068254porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:12:34.690948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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