Contribuições para um currículo educativo integrado: reflexões em torno da autonomia e flexibilidade curricular na educação básica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/61193 |
Resumo: | Tendo em consideração a necessidade de reforçar a congruência teórico-prática entre o modelo de formação de professores e o modelo de educação, considera-se a alusão a um referencial formativo integrado (formação de professores). Por analogia, pondera-se a definição de um referencial educativo integrado (educação escolar), exigido pelas sociedades atuais, reflexão delimitada sobre o que se entende por finalidades, saberes básicos e competências na educação. Em face das considerações anteriores, conclui-se com a discussão de contributos sobre as implicações da discussão para as práticas educativas, que em si encerram as problemáticas da organização do currículo de acordo com os pressupostos da flexibilidade e autonomia curricular. |
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Contribuições para um currículo educativo integrado: reflexões em torno da autonomia e flexibilidade curricular na educação básicaFormação de professoresModelo de formação de professoresModelo de educaçãoReferencial formativo integradoReferencial educativo integradoEducação escolarFinalidades, saberes básicos e competênciasFlexibilidade e autonomia curricularIsomorfismo pedagógicoPracticumCiências Sociais::Ciências da EducaçãoTendo em consideração a necessidade de reforçar a congruência teórico-prática entre o modelo de formação de professores e o modelo de educação, considera-se a alusão a um referencial formativo integrado (formação de professores). Por analogia, pondera-se a definição de um referencial educativo integrado (educação escolar), exigido pelas sociedades atuais, reflexão delimitada sobre o que se entende por finalidades, saberes básicos e competências na educação. Em face das considerações anteriores, conclui-se com a discussão de contributos sobre as implicações da discussão para as práticas educativas, que em si encerram as problemáticas da organização do currículo de acordo com os pressupostos da flexibilidade e autonomia curricular.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.Centro de Formação Francisco de HolandaUniversidade do MinhoSilva, Carlos Manuel Ribeiro da2019-07-172019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61193porSilva, C. (2019). Contribuições para um currículo educativo integrado: reflexões em torno da autonomia e flexibilidade curricular na educação básica. Revista do Centro de Formação Francisco de Holanda. ELO 26: Trajetos de autonomia: ideário e (re)construção, 91-108. ISBN 972-96465. Disponível em https://www.cffh.pt/?pagina=elos (consultado em agosto de 2019).https://www.cffh.pt/?pagina=elosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:12.173199Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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