Novos desafios para uma matemática criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabrita, Isabel
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Almeida, Jorge, Coelho, Artur, Malta, Emília, Vizinho, Isabel, Gaspar, Jorge, Pinheiro, José, Nunes, Margarida, Sousa, Ondina, Amaral, Paulo
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/9795
Resumo: Pelo sexto ano consecutivo, a Universidade de Aveiro aderiu às políticas de promoção do sucesso educativo a Matemática definidas pelo Ministério da Educação, designadamente as que respeitam à formação contínua em matemática para professores dos ciclos iniciais de escolaridade. Nesse âmbito, foram criados os Programas de Formação Contínua em Matemática com professores do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico – m@c1 e m@c2 – aglutinados, desde 2008-09, em m@c1/2. Desde a sua génese, assumiu-se que o fim último da Acão é promover a melhoria da aprendizagem da Matemática e que uma das vias prioritárias para a sua consecução é consciencializar os professores para a importância e urgência de um investimento continuado no seu próprio desenvolvimento profissional, de preferência na interação com diversos sujeitos mobilizados para essa causa comum. De entre as várias dimensões a considerar em tal desenvolvimento, destaca-se a consolidação do conhecimento matemático, didático e curricular, que se tem tentado trabalhar sempre de forma dinâmica, assumindo-se o novo Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte et al, 2007) como pano de fundo e, mais recentemente, as Metas de Aprendizagem para a Matemática.
id RCAP_92b43706294477e9d433676d2b447373
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/9795
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novos desafios para uma matemática criativaEducação em MatemáticaEnsino e Aprendizagem da MatemáticaEnsino BásicoPelo sexto ano consecutivo, a Universidade de Aveiro aderiu às políticas de promoção do sucesso educativo a Matemática definidas pelo Ministério da Educação, designadamente as que respeitam à formação contínua em matemática para professores dos ciclos iniciais de escolaridade. Nesse âmbito, foram criados os Programas de Formação Contínua em Matemática com professores do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico – m@c1 e m@c2 – aglutinados, desde 2008-09, em m@c1/2. Desde a sua génese, assumiu-se que o fim último da Acão é promover a melhoria da aprendizagem da Matemática e que uma das vias prioritárias para a sua consecução é consciencializar os professores para a importância e urgência de um investimento continuado no seu próprio desenvolvimento profissional, de preferência na interação com diversos sujeitos mobilizados para essa causa comum. De entre as várias dimensões a considerar em tal desenvolvimento, destaca-se a consolidação do conhecimento matemático, didático e curricular, que se tem tentado trabalhar sempre de forma dinâmica, assumindo-se o novo Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte et al, 2007) como pano de fundo e, mais recentemente, as Metas de Aprendizagem para a Matemática.Comissão Editorial da Universidade de Aveiro2013-02-25T10:17:00Z2011-06-01T00:00:00Z2011-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9795por978-972-789-344-7Cabrita, IsabelAlmeida, JorgeCoelho, ArturMalta, EmíliaVizinho, IsabelGaspar, JorgePinheiro, JoséNunes, MargaridaSousa, OndinaAmaral, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:07Zoai:ria.ua.pt:10773/9795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:16.578722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novos desafios para uma matemática criativa
title Novos desafios para uma matemática criativa
spellingShingle Novos desafios para uma matemática criativa
Cabrita, Isabel
Educação em Matemática
Ensino e Aprendizagem da Matemática
Ensino Básico
title_short Novos desafios para uma matemática criativa
title_full Novos desafios para uma matemática criativa
title_fullStr Novos desafios para uma matemática criativa
title_full_unstemmed Novos desafios para uma matemática criativa
title_sort Novos desafios para uma matemática criativa
author Cabrita, Isabel
author_facet Cabrita, Isabel
Almeida, Jorge
Coelho, Artur
Malta, Emília
Vizinho, Isabel
Gaspar, Jorge
Pinheiro, José
Nunes, Margarida
Sousa, Ondina
Amaral, Paulo
author_role author
author2 Almeida, Jorge
Coelho, Artur
Malta, Emília
Vizinho, Isabel
Gaspar, Jorge
Pinheiro, José
Nunes, Margarida
Sousa, Ondina
Amaral, Paulo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabrita, Isabel
Almeida, Jorge
Coelho, Artur
Malta, Emília
Vizinho, Isabel
Gaspar, Jorge
Pinheiro, José
Nunes, Margarida
Sousa, Ondina
Amaral, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Matemática
Ensino e Aprendizagem da Matemática
Ensino Básico
topic Educação em Matemática
Ensino e Aprendizagem da Matemática
Ensino Básico
description Pelo sexto ano consecutivo, a Universidade de Aveiro aderiu às políticas de promoção do sucesso educativo a Matemática definidas pelo Ministério da Educação, designadamente as que respeitam à formação contínua em matemática para professores dos ciclos iniciais de escolaridade. Nesse âmbito, foram criados os Programas de Formação Contínua em Matemática com professores do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico – m@c1 e m@c2 – aglutinados, desde 2008-09, em m@c1/2. Desde a sua génese, assumiu-se que o fim último da Acão é promover a melhoria da aprendizagem da Matemática e que uma das vias prioritárias para a sua consecução é consciencializar os professores para a importância e urgência de um investimento continuado no seu próprio desenvolvimento profissional, de preferência na interação com diversos sujeitos mobilizados para essa causa comum. De entre as várias dimensões a considerar em tal desenvolvimento, destaca-se a consolidação do conhecimento matemático, didático e curricular, que se tem tentado trabalhar sempre de forma dinâmica, assumindo-se o novo Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte et al, 2007) como pano de fundo e, mais recentemente, as Metas de Aprendizagem para a Matemática.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01T00:00:00Z
2011-06
2013-02-25T10:17:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/9795
url http://hdl.handle.net/10773/9795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-789-344-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Comissão Editorial da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Comissão Editorial da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137514624122880