Novos desafios para uma matemática criativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9795 |
Resumo: | Pelo sexto ano consecutivo, a Universidade de Aveiro aderiu às políticas de promoção do sucesso educativo a Matemática definidas pelo Ministério da Educação, designadamente as que respeitam à formação contínua em matemática para professores dos ciclos iniciais de escolaridade. Nesse âmbito, foram criados os Programas de Formação Contínua em Matemática com professores do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico – m@c1 e m@c2 – aglutinados, desde 2008-09, em m@c1/2. Desde a sua génese, assumiu-se que o fim último da Acão é promover a melhoria da aprendizagem da Matemática e que uma das vias prioritárias para a sua consecução é consciencializar os professores para a importância e urgência de um investimento continuado no seu próprio desenvolvimento profissional, de preferência na interação com diversos sujeitos mobilizados para essa causa comum. De entre as várias dimensões a considerar em tal desenvolvimento, destaca-se a consolidação do conhecimento matemático, didático e curricular, que se tem tentado trabalhar sempre de forma dinâmica, assumindo-se o novo Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte et al, 2007) como pano de fundo e, mais recentemente, as Metas de Aprendizagem para a Matemática. |
id |
RCAP_92b43706294477e9d433676d2b447373 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/9795 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Novos desafios para uma matemática criativaEducação em MatemáticaEnsino e Aprendizagem da MatemáticaEnsino BásicoPelo sexto ano consecutivo, a Universidade de Aveiro aderiu às políticas de promoção do sucesso educativo a Matemática definidas pelo Ministério da Educação, designadamente as que respeitam à formação contínua em matemática para professores dos ciclos iniciais de escolaridade. Nesse âmbito, foram criados os Programas de Formação Contínua em Matemática com professores do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico – m@c1 e m@c2 – aglutinados, desde 2008-09, em m@c1/2. Desde a sua génese, assumiu-se que o fim último da Acão é promover a melhoria da aprendizagem da Matemática e que uma das vias prioritárias para a sua consecução é consciencializar os professores para a importância e urgência de um investimento continuado no seu próprio desenvolvimento profissional, de preferência na interação com diversos sujeitos mobilizados para essa causa comum. De entre as várias dimensões a considerar em tal desenvolvimento, destaca-se a consolidação do conhecimento matemático, didático e curricular, que se tem tentado trabalhar sempre de forma dinâmica, assumindo-se o novo Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte et al, 2007) como pano de fundo e, mais recentemente, as Metas de Aprendizagem para a Matemática.Comissão Editorial da Universidade de Aveiro2013-02-25T10:17:00Z2011-06-01T00:00:00Z2011-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9795por978-972-789-344-7Cabrita, IsabelAlmeida, JorgeCoelho, ArturMalta, EmíliaVizinho, IsabelGaspar, JorgePinheiro, JoséNunes, MargaridaSousa, OndinaAmaral, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:07Zoai:ria.ua.pt:10773/9795Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:16.578722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novos desafios para uma matemática criativa |
title |
Novos desafios para uma matemática criativa |
spellingShingle |
Novos desafios para uma matemática criativa Cabrita, Isabel Educação em Matemática Ensino e Aprendizagem da Matemática Ensino Básico |
title_short |
Novos desafios para uma matemática criativa |
title_full |
Novos desafios para uma matemática criativa |
title_fullStr |
Novos desafios para uma matemática criativa |
title_full_unstemmed |
Novos desafios para uma matemática criativa |
title_sort |
Novos desafios para uma matemática criativa |
author |
Cabrita, Isabel |
author_facet |
Cabrita, Isabel Almeida, Jorge Coelho, Artur Malta, Emília Vizinho, Isabel Gaspar, Jorge Pinheiro, José Nunes, Margarida Sousa, Ondina Amaral, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Jorge Coelho, Artur Malta, Emília Vizinho, Isabel Gaspar, Jorge Pinheiro, José Nunes, Margarida Sousa, Ondina Amaral, Paulo |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabrita, Isabel Almeida, Jorge Coelho, Artur Malta, Emília Vizinho, Isabel Gaspar, Jorge Pinheiro, José Nunes, Margarida Sousa, Ondina Amaral, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Matemática Ensino e Aprendizagem da Matemática Ensino Básico |
topic |
Educação em Matemática Ensino e Aprendizagem da Matemática Ensino Básico |
description |
Pelo sexto ano consecutivo, a Universidade de Aveiro aderiu às políticas de promoção do sucesso educativo a Matemática definidas pelo Ministério da Educação, designadamente as que respeitam à formação contínua em matemática para professores dos ciclos iniciais de escolaridade. Nesse âmbito, foram criados os Programas de Formação Contínua em Matemática com professores do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico – m@c1 e m@c2 – aglutinados, desde 2008-09, em m@c1/2. Desde a sua génese, assumiu-se que o fim último da Acão é promover a melhoria da aprendizagem da Matemática e que uma das vias prioritárias para a sua consecução é consciencializar os professores para a importância e urgência de um investimento continuado no seu próprio desenvolvimento profissional, de preferência na interação com diversos sujeitos mobilizados para essa causa comum. De entre as várias dimensões a considerar em tal desenvolvimento, destaca-se a consolidação do conhecimento matemático, didático e curricular, que se tem tentado trabalhar sempre de forma dinâmica, assumindo-se o novo Programa de Matemática do Ensino Básico (Ponte et al, 2007) como pano de fundo e, mais recentemente, as Metas de Aprendizagem para a Matemática. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01T00:00:00Z 2011-06 2013-02-25T10:17:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/9795 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/9795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-789-344-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Comissão Editorial da Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Comissão Editorial da Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137514624122880 |