Supervisão de jovens educadores de pares Desenvolvimento de uma teoria explicativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Homem, Filipa de Brito
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=bkRkFx
Resumo: A educação pelos pares é uma estratégia em que indivíduos de um grupo educam elementos do mesmo grupo, com o objectivo de influenciar positivamente os comportamentos desse grupo-alvo. Quando se fala em educação pelos pares com jovens, os educadores de pares devem ser apoiados e aconselhados por seniores, promovendo o máximo de eficiência da intervenção educativa. No sentido de compreendermos como deve ser feita a supervisão de jovens educadores de pares, foi elaborado este estudo, tendo como objectivos: compreender a importância atribuída pelos participantes à educação pelos pares, descrever as funções, as características e as competências dos supervisores, descrever o que acontece na ausência de supervisão e desenvolver um ensaio de uma teoria explicativa do processo de supervisão de jovens educadores de pares. Utilizámos como metodologia a teoria fundamentada nos dados. Foi realizada observação participativa do projecto "Antes que te Queimes" do Atelier de Expressividade da Associação de Estudantes da ESEnfC nas Festa da Queima das Fitas de Coimbra em 2011, e aplicados questionários on-line aos 2 coordenadores, 6 supervisores e 14 jovens educadores de pares do grupo. Para a análise de conteúdo dos dados obtidos, foi utilizada a triangulação de dados, que foram analisados por três investigadores, com diferentes passados e competências. Os participantes consideram a educação pelos pares uma estratégia adequada na educação dos jovens sendo o processo de supervisão fundamental. Referem como funções importantes dos supervisores, neste tipo de intervenções, a de formar, apoiar/acompanhar e avaliar, assim como manter a sua segurança durante as intervenções. Assim, os supervisores devem desenvolver as competências pessoais, comunicacionais/relacionais, técnico-científicas, pedagógicas e avaliativas. Na ausência de supervisão, os jovens educadores de pares não se sentem tão confiantes nos ensinos que prestam, sentem-se pouco seguros e desorganizados, estando vulneráveis ao risco de se depararem com indivíduos potencialmente agressivos, por estarem embriagados. Toda a insegurança e desorganização na ausência de supervisão pode determinar a ineficácia e o insucesso do projecto.
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