Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/72616 |
Resumo: | Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutoramento que visou inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas para ensinar os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. Este texto tem por objetivo apresentar uma sequência didática preparada para abordar o conteúdo de análise da variação de funções reais de uma variável real usando essa abordagem metodológica. A referida sequência didática foi aplicada em duas turmas dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Percebemos que essa tarefa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes, pois a maioria dos participantes foi capaz de elaborar as conjecturas corretas e almejadas pelos pesquisadores. Outra contribuição desse trabalho está relacionada com o ensino, tecemos alguns comentários e dicas a professores que desejem inserir essa abordagem metodológica em sala, mas não se sintam familiarizados com a mesma. |
id |
RCAP_93554a767cb15c8c40dcb885e32b4127 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72616 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemasFunction variation analysis taught through problem solvingResolução de problemasCálculo diferencial e integralSequência didáticaAnálise da variação de funçõesProblem solvingDifferential and integral calculusDidactic sequenceFunction variation analysisCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutoramento que visou inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas para ensinar os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. Este texto tem por objetivo apresentar uma sequência didática preparada para abordar o conteúdo de análise da variação de funções reais de uma variável real usando essa abordagem metodológica. A referida sequência didática foi aplicada em duas turmas dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Percebemos que essa tarefa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes, pois a maioria dos participantes foi capaz de elaborar as conjecturas corretas e almejadas pelos pesquisadores. Outra contribuição desse trabalho está relacionada com o ensino, tecemos alguns comentários e dicas a professores que desejem inserir essa abordagem metodológica em sala, mas não se sintam familiarizados com a mesma.This work is part of a doctoral research that aimed to insert the Problem-Solving teaching learning-evaluation methodology to teach the contents of Differential and Integral Calculus. This text presents a didactic sequence designed to approach the contents of the variation analysis of one-real-variable real functions using such methodological approach. Such didactic sequence was applied to two classes of undergraduate programs of Santa Catarina State University. The tasks had a noticeably positive contribution to students' learning, since most of the participants were able to elaborate the correct conjectures as expected by the researchers. Another contribution of this work regards teaching: we make some comments and provide tips to teachers who wish to insert this methodological approach in their classes, but are not yet familiar with it.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019Universidade Cruzeiro do SulUniversidade do MinhoAzevedo, Eliane Bihuna deFigueiredo, Elisandra Bar dePalhares, Pedro2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/72616porDE AZEVEDO, E. B.; DE FIGUEIREDO, E. B.; PALHARES, P. M. B. Análise da variação de funções ensinada através da Resolução de Problemas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 32-52, 7 out. 2019.2179-426X10.26843/rencima.v10i5.1621https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1621info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:04:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/72616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:12.571188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas Function variation analysis taught through problem solving |
title |
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas |
spellingShingle |
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas Azevedo, Eliane Bihuna de Resolução de problemas Cálculo diferencial e integral Sequência didática Análise da variação de funções Problem solving Differential and integral calculus Didactic sequence Function variation analysis Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas |
title_full |
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas |
title_fullStr |
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas |
title_sort |
Análise da variação de funções ensinada através da resolução de problemas |
author |
Azevedo, Eliane Bihuna de |
author_facet |
Azevedo, Eliane Bihuna de Figueiredo, Elisandra Bar de Palhares, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, Elisandra Bar de Palhares, Pedro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Eliane Bihuna de Figueiredo, Elisandra Bar de Palhares, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resolução de problemas Cálculo diferencial e integral Sequência didática Análise da variação de funções Problem solving Differential and integral calculus Didactic sequence Function variation analysis Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Resolução de problemas Cálculo diferencial e integral Sequência didática Análise da variação de funções Problem solving Differential and integral calculus Didactic sequence Function variation analysis Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de doutoramento que visou inserir a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Resolução de Problemas para ensinar os conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral. Este texto tem por objetivo apresentar uma sequência didática preparada para abordar o conteúdo de análise da variação de funções reais de uma variável real usando essa abordagem metodológica. A referida sequência didática foi aplicada em duas turmas dos cursos de Licenciaturas de uma universidade pública brasileira. Percebemos que essa tarefa contribuiu positivamente para a aprendizagem dos estudantes, pois a maioria dos participantes foi capaz de elaborar as conjecturas corretas e almejadas pelos pesquisadores. Outra contribuição desse trabalho está relacionada com o ensino, tecemos alguns comentários e dicas a professores que desejem inserir essa abordagem metodológica em sala, mas não se sintam familiarizados com a mesma. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10 2019-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/72616 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/72616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DE AZEVEDO, E. B.; DE FIGUEIREDO, E. B.; PALHARES, P. M. B. Análise da variação de funções ensinada através da Resolução de Problemas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 32-52, 7 out. 2019. 2179-426X 10.26843/rencima.v10i5.1621 https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132336535633920 |