Contributos do diálogo entre a ciência e a arte para a educação em ciência no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1348 |
Resumo: | Reconhecemos hoje no contexto escolar a excessiva fragmentação disciplinar do ensino. Um exemplo marcante dessa fragmentação é a dicotomia entre Ciência e Arte. Na verdade, o estudo das relações entre a Ciência e a Arte está no fim das prioridades de ensino, se é que é, de todo, considerada. No entanto, definir limites estritos entre domínios do conhecimento deixou de fazer sentido porque o conhecimento é complexo e envolve esferas de saber intimamente relacionadas. É pois necessário encontrar possíveis convergências. A presente dissertação propõe uma perspectiva interdisciplinar no sentido de colocar em diálogo a Ciência e a Arte como uma via estruturante no domínio da Educação e, em particular, da Educação em Ciência. A Ciência e a Arte constituem-se nesta investigação como domínios de conhecimento, capazes de se enquadrarem na prática educativa de forma convergente. Abandona-se a ideia de uma Ciência positivista e redutora de outros saberes e defende-se uma visão de conhecimento mais plural e com marcadas implicações para a Educação em Ciência. À luz desta nova abordagem, o estudo de investigação-acção que se apresenta centrou-se na concepção e exploração de diferentes estratégias de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo novos recursos didácticos específicos para a exploração em sala de aula dos conceitos de luz e cor, criados e aplicados no sentido de um diálogo interdisciplinar. Os resultados obtidos e a avaliação levada a cabo são encorajadores para o aprofundamento desta via de trabalho. Apresentam-se implicações educacionais em particular a nível da formação de professores. ABSTRACT: We recognized today in the school context the excessive disciplinary fragmentation of teaching. An outstanding example of that fragmentation is the dichotomy between Science and Art. In fact, the study of relationships between Science and Art is at the bottom of teaching priorities, if it is at all considered. However, defining strict boundaries among the various domains of knowledge no longer makes sense as knowledge is complex and involves intimately related knowledge domains. So, it is necessary to try to find possible convergences. This dissertation proposes an interdisciplinary perspective presenting Science and Art as a possible structural path in the domain of Education and, in particular, of Science Education. Science and Art are presented here as knowledge matters, capable of being included into the educational practice in a convergent way. The idea of a positivist Science is abandoned and we defend a more pluralistic epistemic vision with implications for Science Education. In this sense, the study of research-action centred itself in the design and the development of different teaching strategies in the elementary education, involving new specific teaching activities and resources for the exploration of the concepts of light and colour, in the classroom, created and applied for an interdisciplinary dialogue. The obtained results and the evaluation carried out are encouraging for the deepening of this line of work. Educational implications are presented, in particular for teaching education. |
id |
RCAP_94b5473f8322b64dcaad9e1dfff766ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1348 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos do diálogo entre a ciência e a arte para a educação em ciência no 1º CEBCiências da educaçãoEnsino das ciênciasEducação artísticaEnsino básico 1º cicloInterdisciplinaridadeReconhecemos hoje no contexto escolar a excessiva fragmentação disciplinar do ensino. Um exemplo marcante dessa fragmentação é a dicotomia entre Ciência e Arte. Na verdade, o estudo das relações entre a Ciência e a Arte está no fim das prioridades de ensino, se é que é, de todo, considerada. No entanto, definir limites estritos entre domínios do conhecimento deixou de fazer sentido porque o conhecimento é complexo e envolve esferas de saber intimamente relacionadas. É pois necessário encontrar possíveis convergências. A presente dissertação propõe uma perspectiva interdisciplinar no sentido de colocar em diálogo a Ciência e a Arte como uma via estruturante no domínio da Educação e, em particular, da Educação em Ciência. A Ciência e a Arte constituem-se nesta investigação como domínios de conhecimento, capazes de se enquadrarem na prática educativa de forma convergente. Abandona-se a ideia de uma Ciência positivista e redutora de outros saberes e defende-se uma visão de conhecimento mais plural e com marcadas implicações para a Educação em Ciência. À luz desta nova abordagem, o estudo de investigação-acção que se apresenta centrou-se na concepção e exploração de diferentes estratégias de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo novos recursos didácticos específicos para a exploração em sala de aula dos conceitos de luz e cor, criados e aplicados no sentido de um diálogo interdisciplinar. Os resultados obtidos e a avaliação levada a cabo são encorajadores para o aprofundamento desta via de trabalho. Apresentam-se implicações educacionais em particular a nível da formação de professores. ABSTRACT: We recognized today in the school context the excessive disciplinary fragmentation of teaching. An outstanding example of that fragmentation is the dichotomy between Science and Art. In fact, the study of relationships between Science and Art is at the bottom of teaching priorities, if it is at all considered. However, defining strict boundaries among the various domains of knowledge no longer makes sense as knowledge is complex and involves intimately related knowledge domains. So, it is necessary to try to find possible convergences. This dissertation proposes an interdisciplinary perspective presenting Science and Art as a possible structural path in the domain of Education and, in particular, of Science Education. Science and Art are presented here as knowledge matters, capable of being included into the educational practice in a convergent way. The idea of a positivist Science is abandoned and we defend a more pluralistic epistemic vision with implications for Science Education. In this sense, the study of research-action centred itself in the design and the development of different teaching strategies in the elementary education, involving new specific teaching activities and resources for the exploration of the concepts of light and colour, in the classroom, created and applied for an interdisciplinary dialogue. The obtained results and the evaluation carried out are encouraging for the deepening of this line of work. Educational implications are presented, in particular for teaching education.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:49Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1348porFerreira, Paula Cristina Coutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:06Zoai:ria.ua.pt:10773/1348Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:02.739569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos do diálogo entre a ciência e a arte para a educação em ciência no 1º CEB |
title |
Contributos do diálogo entre a ciência e a arte para a educação em ciência no 1º CEB |
spellingShingle |
Contributos do diálogo entre a ciência e a arte para a educação em ciência no 1º CEB Ferreira, Paula Cristina Couto Ciências da educação Ensino das ciências Educação artística Ensino básico 1º ciclo Interdisciplinaridade |
title_short |
Contributos do diálogo entre a ciência e a arte para a educação em ciência no 1º CEB |
title_full |
Contributos do diálogo entre a ciência e a arte para a educação em ciência no 1º CEB |
title_fullStr |
Contributos do diálogo entre a ciência e a arte para a educação em ciência no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Contributos do diálogo entre a ciência e a arte para a educação em ciência no 1º CEB |
title_sort |
Contributos do diálogo entre a ciência e a arte para a educação em ciência no 1º CEB |
author |
Ferreira, Paula Cristina Couto |
author_facet |
Ferreira, Paula Cristina Couto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Paula Cristina Couto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da educação Ensino das ciências Educação artística Ensino básico 1º ciclo Interdisciplinaridade |
topic |
Ciências da educação Ensino das ciências Educação artística Ensino básico 1º ciclo Interdisciplinaridade |
description |
Reconhecemos hoje no contexto escolar a excessiva fragmentação disciplinar do ensino. Um exemplo marcante dessa fragmentação é a dicotomia entre Ciência e Arte. Na verdade, o estudo das relações entre a Ciência e a Arte está no fim das prioridades de ensino, se é que é, de todo, considerada. No entanto, definir limites estritos entre domínios do conhecimento deixou de fazer sentido porque o conhecimento é complexo e envolve esferas de saber intimamente relacionadas. É pois necessário encontrar possíveis convergências. A presente dissertação propõe uma perspectiva interdisciplinar no sentido de colocar em diálogo a Ciência e a Arte como uma via estruturante no domínio da Educação e, em particular, da Educação em Ciência. A Ciência e a Arte constituem-se nesta investigação como domínios de conhecimento, capazes de se enquadrarem na prática educativa de forma convergente. Abandona-se a ideia de uma Ciência positivista e redutora de outros saberes e defende-se uma visão de conhecimento mais plural e com marcadas implicações para a Educação em Ciência. À luz desta nova abordagem, o estudo de investigação-acção que se apresenta centrou-se na concepção e exploração de diferentes estratégias de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo novos recursos didácticos específicos para a exploração em sala de aula dos conceitos de luz e cor, criados e aplicados no sentido de um diálogo interdisciplinar. Os resultados obtidos e a avaliação levada a cabo são encorajadores para o aprofundamento desta via de trabalho. Apresentam-se implicações educacionais em particular a nível da formação de professores. ABSTRACT: We recognized today in the school context the excessive disciplinary fragmentation of teaching. An outstanding example of that fragmentation is the dichotomy between Science and Art. In fact, the study of relationships between Science and Art is at the bottom of teaching priorities, if it is at all considered. However, defining strict boundaries among the various domains of knowledge no longer makes sense as knowledge is complex and involves intimately related knowledge domains. So, it is necessary to try to find possible convergences. This dissertation proposes an interdisciplinary perspective presenting Science and Art as a possible structural path in the domain of Education and, in particular, of Science Education. Science and Art are presented here as knowledge matters, capable of being included into the educational practice in a convergent way. The idea of a positivist Science is abandoned and we defend a more pluralistic epistemic vision with implications for Science Education. In this sense, the study of research-action centred itself in the design and the development of different teaching strategies in the elementary education, involving new specific teaching activities and resources for the exploration of the concepts of light and colour, in the classroom, created and applied for an interdisciplinary dialogue. The obtained results and the evaluation carried out are encouraging for the deepening of this line of work. Educational implications are presented, in particular for teaching education. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2011-04-19T13:38:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1348 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137450039181312 |