Contributos do diálogo entre a ciência e a arte para a educação em ciência no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Paula Cristina Couto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1348
Resumo: Reconhecemos hoje no contexto escolar a excessiva fragmentação disciplinar do ensino. Um exemplo marcante dessa fragmentação é a dicotomia entre Ciência e Arte. Na verdade, o estudo das relações entre a Ciência e a Arte está no fim das prioridades de ensino, se é que é, de todo, considerada. No entanto, definir limites estritos entre domínios do conhecimento deixou de fazer sentido porque o conhecimento é complexo e envolve esferas de saber intimamente relacionadas. É pois necessário encontrar possíveis convergências. A presente dissertação propõe uma perspectiva interdisciplinar no sentido de colocar em diálogo a Ciência e a Arte como uma via estruturante no domínio da Educação e, em particular, da Educação em Ciência. A Ciência e a Arte constituem-se nesta investigação como domínios de conhecimento, capazes de se enquadrarem na prática educativa de forma convergente. Abandona-se a ideia de uma Ciência positivista e redutora de outros saberes e defende-se uma visão de conhecimento mais plural e com marcadas implicações para a Educação em Ciência. À luz desta nova abordagem, o estudo de investigação-acção que se apresenta centrou-se na concepção e exploração de diferentes estratégias de ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, envolvendo novos recursos didácticos específicos para a exploração em sala de aula dos conceitos de luz e cor, criados e aplicados no sentido de um diálogo interdisciplinar. Os resultados obtidos e a avaliação levada a cabo são encorajadores para o aprofundamento desta via de trabalho. Apresentam-se implicações educacionais em particular a nível da formação de professores. ABSTRACT: We recognized today in the school context the excessive disciplinary fragmentation of teaching. An outstanding example of that fragmentation is the dichotomy between Science and Art. In fact, the study of relationships between Science and Art is at the bottom of teaching priorities, if it is at all considered. However, defining strict boundaries among the various domains of knowledge no longer makes sense as knowledge is complex and involves intimately related knowledge domains. So, it is necessary to try to find possible convergences. This dissertation proposes an interdisciplinary perspective presenting Science and Art as a possible structural path in the domain of Education and, in particular, of Science Education. Science and Art are presented here as knowledge matters, capable of being included into the educational practice in a convergent way. The idea of a positivist Science is abandoned and we defend a more pluralistic epistemic vision with implications for Science Education. In this sense, the study of research-action centred itself in the design and the development of different teaching strategies in the elementary education, involving new specific teaching activities and resources for the exploration of the concepts of light and colour, in the classroom, created and applied for an interdisciplinary dialogue. The obtained results and the evaluation carried out are encouraging for the deepening of this line of work. Educational implications are presented, in particular for teaching education.
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