Marketing na saúde: O paciente como foco nos cuidados de saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/3586 |
Resumo: | Atualmente a conscientização sistemática sobre a Saúde está cada vez mais orientada para prevenir, melhorar e tratar aspetos relacionados com a Saúde e bem-estar na vida das pessoas. Promove-se um cenário mais propício a produtos e serviços de Saúde centrados em pessoas, onde os processos de Marketing são favorecidos para desenvolver estratégias e táticas para apoiar médicos, pacientes, instituições e indústrias, todo o ecossistema, com vista a melhorar o nível de entrega e os benefícios nos cuidados com a Saúde. Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar os principais fatores no comportamento dos pacientes na pesquisa de informações e necessidades de assistência e apoio à Saúde num ambiente omnichannel. Este estudo pretende alcançar informações relevantes sobre os principais aspetos que dificultam ou facilitam o envolvimento e a relação com o paciente. Para identificar esses fatores e perceber o comportamento do paciente foi realizado um estudo empírico dividido em cinco dimensões de análise para correlacionar os dados recolhidos através de um inquérito quantitativo de implementação online. Os resultados demonstraram que 88,33% dos inquiridos recorreram à Internet para pesquisar informações de Saúde nos últimos 12 meses, e 54,57% afirmaram que durante um cuidado de Saúde preferem ser apresentados a diferentes alternativas do que ter profissionais a decidir por eles. Além disso, os inquiridos demonstram maior interesse em estarem mais envolvidos nos processos para cuidar melhor da sua Saúde. Assim, podemos inferir que tais comportamentos e atitudes de Saúde colaboram para um cenário social mais online e colaborativo entre pacientes e prestadores de Saúde, para que ofereçam melhores assistências e informações credíveis com o foco no comportamento e necessidades do paciente, sendo possível retirar importantes deduções para a gestão nos negócios de Saúde. |
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Este estudo pretende alcançar informações relevantes sobre os principais aspetos que dificultam ou facilitam o envolvimento e a relação com o paciente. Para identificar esses fatores e perceber o comportamento do paciente foi realizado um estudo empírico dividido em cinco dimensões de análise para correlacionar os dados recolhidos através de um inquérito quantitativo de implementação online. Os resultados demonstraram que 88,33% dos inquiridos recorreram à Internet para pesquisar informações de Saúde nos últimos 12 meses, e 54,57% afirmaram que durante um cuidado de Saúde preferem ser apresentados a diferentes alternativas do que ter profissionais a decidir por eles. Além disso, os inquiridos demonstram maior interesse em estarem mais envolvidos nos processos para cuidar melhor da sua Saúde. Assim, podemos inferir que tais comportamentos e atitudes de Saúde colaboram para um cenário social mais online e colaborativo entre pacientes e prestadores de Saúde, para que ofereçam melhores assistências e informações credíveis com o foco no comportamento e necessidades do paciente, sendo possível retirar importantes deduções para a gestão nos negócios de Saúde.Nowadays, systematic health awareness is increasingly oriented towards preventing, improving and treating aspects related to quality of life in health and well-being in people's lives. This promotes a more opportune scenario for people-centered health products and services, where Marketing processes are favored to develop strategies and tactics to support physicians, patients, institutions and industries, the entire ecosystem, to improve the level of delivery and the relation to benefits in health care. Thus, this study aims to identify the main factors that impact the behaviors in information seeking and health care needs and support. This research intends achieve relevant information about the aspects that hinder or facilitate the involvement/relationship with the patient. To identify these main factors and understand patient behavior, an empirical study divided into five dimensions of analysis was implemented to correlate the data collected through a quantitative online survey. The results showed that 88.33% of respondents went online to research health information in the past 12 months, and 54.57% stated that during a health care they prefer to be presented with different alternatives rather than have professionals decide for them. In addition, they show more interest in being more involved in the processes to take better care of their health. Therefore, we can infer that such health habits and attitudes collaborate towards a more online and collaborative social scenario between patients and health providers to offer better care and credible information focused on patient's behaviour and needs. Then, it is possible to draw important conclusions for the management of Health businesses.2021-07-14T10:32:02Z2021-07-142021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, B. C. O. A. (2021). Marketing na saúde: O paciente como foco nos cuidados de saúde. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3586http://hdl.handle.net/11328/3586Silva, B. C. O. A. (2021). Marketing na saúde: O paciente como foco nos cuidados de saúde. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3586http://hdl.handle.net/11328/3586TID:202756009porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bianca Cristina Oliveira de Andrade dareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:02:05Zoai:repositorio.upt.pt:11328/3586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:30.014340Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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