A multiculturalidade no 1.ºciclo do ensino básico: a sua abordagem a partir de uma história para crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36548 |
Resumo: | Ao olharmos para todas as comunidades escolares, em Portugal, é notável, cada vez mais, a presença de alunos(as) oriundos(as) de outros(as) países, com diferentes cores de pele, com diferentes hábitos culturais e com diferentes formas de estar perante a sociedade. Face a esta crescente sociedade multicultural, é da responsabilidade da escola, e de toda a comunidade escolar, transmitir valores de respeito, de partilha e de aceitação pela diferença, de forma a desenvolver em cada criança um olhar multicultural e de aceitação pela diversidade. Cabe a nós, como futuros docentes, garantir que os(as) nossos(as) alunos(as) cresçam como seres multiculturais, valorizem e respeitem as diferentes culturas e sejam capazes de reprovar atitudes discriminatórias para com os(as) outros(as) alunos(as) de culturas diferentes da sua. O principal objetivo do presente trabalho era perceber se os(as) alunos(as) estrangeiros(as) se sentiam integrados(as) na escola que frequentavam e, ainda, qual a sua opinião sobre a sua escola e os(as) restantes alunos(as). Com este trabalho procurou-se perceber o papel das histórias para crianças na aceitação da diversidade cultural e, ainda, conhecer a opinião e atitude de alguns(algumas) alunos(as) de nacionalidade portuguesa, relativamente a crianças de outras nacionalidades, principalmente, com outro tipo de cor de pele. Este estudo encontra-se organizado, fundamentalmente, em duas partes: a primeira parte, designada de enquadramento teórico do tema e a segunda parte onde é apresentado o estudo realizado numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Numa primeira fase, foi aplicado um questionário aos(às) alunos(as) estrangeiros(as). Posteriormente, foram desenvolvidas três atividades, numa turma de alunos(as) do 1º ano de escolaridade, a partir do livro de Luísa Ducla Soares “Meninos de todas as cores”. Com este estudo conclui-se que, apesar de os(as) alunos(as) estrangeiros(as) se terem deparado com algumas dificuldades de integração na escola, o que deu origem a algumas respostas negativas, todos(as) se sentem bem, associando a escola e a comunidade escolar ao local onde têm amigos(as) para brincar e se sentem felizes. |
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A multiculturalidade no 1.ºciclo do ensino básico: a sua abordagem a partir de uma história para criançasMulticulturalidadeDiversidade Cultural na EscolaAceitaçãoRespeitoPartilhaIntegraçãoAo olharmos para todas as comunidades escolares, em Portugal, é notável, cada vez mais, a presença de alunos(as) oriundos(as) de outros(as) países, com diferentes cores de pele, com diferentes hábitos culturais e com diferentes formas de estar perante a sociedade. Face a esta crescente sociedade multicultural, é da responsabilidade da escola, e de toda a comunidade escolar, transmitir valores de respeito, de partilha e de aceitação pela diferença, de forma a desenvolver em cada criança um olhar multicultural e de aceitação pela diversidade. Cabe a nós, como futuros docentes, garantir que os(as) nossos(as) alunos(as) cresçam como seres multiculturais, valorizem e respeitem as diferentes culturas e sejam capazes de reprovar atitudes discriminatórias para com os(as) outros(as) alunos(as) de culturas diferentes da sua. O principal objetivo do presente trabalho era perceber se os(as) alunos(as) estrangeiros(as) se sentiam integrados(as) na escola que frequentavam e, ainda, qual a sua opinião sobre a sua escola e os(as) restantes alunos(as). Com este trabalho procurou-se perceber o papel das histórias para crianças na aceitação da diversidade cultural e, ainda, conhecer a opinião e atitude de alguns(algumas) alunos(as) de nacionalidade portuguesa, relativamente a crianças de outras nacionalidades, principalmente, com outro tipo de cor de pele. Este estudo encontra-se organizado, fundamentalmente, em duas partes: a primeira parte, designada de enquadramento teórico do tema e a segunda parte onde é apresentado o estudo realizado numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Numa primeira fase, foi aplicado um questionário aos(às) alunos(as) estrangeiros(as). Posteriormente, foram desenvolvidas três atividades, numa turma de alunos(as) do 1º ano de escolaridade, a partir do livro de Luísa Ducla Soares “Meninos de todas as cores”. Com este estudo conclui-se que, apesar de os(as) alunos(as) estrangeiros(as) se terem deparado com algumas dificuldades de integração na escola, o que deu origem a algumas respostas negativas, todos(as) se sentem bem, associando a escola e a comunidade escolar ao local onde têm amigos(as) para brincar e se sentem felizes.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumAlmeida, Ana Rita Fonseca2021-05-20T09:51:53Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36548202720578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:24Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:08.824272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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