A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Cristiana Maria Cruz
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30149
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_960d1bab38efe924a0b5e9c4e2f933a4
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiaisThe active pedagogy in the context of kindergarten and of crèche : exploring the plants and the materialsCriançaAprendizagem ativaEducação de infânciaChildActive learningChildhood education372.3501:372.85372.85:501Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio descreve e fundamenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no contexto de jardim-de-infância e de creche, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, lecionada na Universidade do Minho, referente ao 2.º ciclo de Mestrado em Educação Pré-Escolar. No contexto de jardim-de-infância, o projeto de intervenção pedagógica teve como referência a abordagem High/Scope para a educação pré-escolar, assim como as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997). No contexto de creche teve como referência a abordagem High/Scope à educação de bebés e crianças em contextos de grupo. Durante a intervenção pedagógica, procurou-se observar as motivações das crianças e criar oportunidades que ampliassem os seus interesses, de forma a envolvê-las em aprendizagens ativas. O trabalho desenvolvido, contribuiu para aprofundar e consolidar conhecimentos sobre a importância de proporcionar aprendizagens pela ação, da observação e escuta das crianças durante este processo. Durante o presente relatório, desenvolve-se um enquadramento teórico que pretende tornar mais claro o conceito “aprendizagem ativa”, desenvolver e aprofundar alguns tópicos relacionados com a intervenção pedagógica. Posteriormente, realiza-se um enquadramento do contexto de jardim-de-infância e do contexto de creche, bem como uma descrição e análise reflexiva da intervenção pedagógica desenvolvida em ambos os contextos. Para finalizar, ficam algumas considerações finais sobre os aspetos considerados mais significativos desta experiência.The present report of traineeship describes and substantiates the pedagogical intervention project in the context of Kindergarten and of crèche, under the curricular unit of Supervised Teaching Practice, taught in the University of Minho, relating to the 2 nd cycle of Master´s degree in Preschool Education. In the context of Kindergarten, the pedagogical intervention project had as reference the High/ Scope approach for preschool education, as well as the Curricular Orientations for Preschool Education (1997). In the context of crèche it had as reference High/Scope approach to babies and children education in group contexts. During the pedagogical intervention, it was sought to observe the children motivations and create opportunities that could enlarge their interests, in the way of involving them into active learning. During the present report, it is developed a theoretical framing that intends to render clearer the concept “active learning” to develop and deepen some topics related to the pedagogical intervention. Subsequently, it´s carried out a framing of the context of Kindergarten and of the context of crèche, as well as a description and reflexive analysis of the pedagogical intervention developed in both contexts. To finish, it presents some general considerations about the aspects considered more significant of this experience.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoTorres, Cristiana Maria Cruz20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30149por201407205info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:14.994817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais
The active pedagogy in the context of kindergarten and of crèche : exploring the plants and the materials
title A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais
spellingShingle A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais
Torres, Cristiana Maria Cruz
Criança
Aprendizagem ativa
Educação de infância
Child
Active learning
Childhood education
372.3
501:372.85
372.85:501
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais
title_full A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais
title_fullStr A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais
title_full_unstemmed A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais
title_sort A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais
author Torres, Cristiana Maria Cruz
author_facet Torres, Cristiana Maria Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Cristiana Maria Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Aprendizagem ativa
Educação de infância
Child
Active learning
Childhood education
372.3
501:372.85
372.85:501
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Aprendizagem ativa
Educação de infância
Child
Active learning
Childhood education
372.3
501:372.85
372.85:501
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/30149
url http://hdl.handle.net/1822/30149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201407205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132297409069056