A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30149 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_960d1bab38efe924a0b5e9c4e2f933a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30149 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiaisThe active pedagogy in the context of kindergarten and of crèche : exploring the plants and the materialsCriançaAprendizagem ativaEducação de infânciaChildActive learningChildhood education372.3501:372.85372.85:501Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio descreve e fundamenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no contexto de jardim-de-infância e de creche, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, lecionada na Universidade do Minho, referente ao 2.º ciclo de Mestrado em Educação Pré-Escolar. No contexto de jardim-de-infância, o projeto de intervenção pedagógica teve como referência a abordagem High/Scope para a educação pré-escolar, assim como as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997). No contexto de creche teve como referência a abordagem High/Scope à educação de bebés e crianças em contextos de grupo. Durante a intervenção pedagógica, procurou-se observar as motivações das crianças e criar oportunidades que ampliassem os seus interesses, de forma a envolvê-las em aprendizagens ativas. O trabalho desenvolvido, contribuiu para aprofundar e consolidar conhecimentos sobre a importância de proporcionar aprendizagens pela ação, da observação e escuta das crianças durante este processo. Durante o presente relatório, desenvolve-se um enquadramento teórico que pretende tornar mais claro o conceito “aprendizagem ativa”, desenvolver e aprofundar alguns tópicos relacionados com a intervenção pedagógica. Posteriormente, realiza-se um enquadramento do contexto de jardim-de-infância e do contexto de creche, bem como uma descrição e análise reflexiva da intervenção pedagógica desenvolvida em ambos os contextos. Para finalizar, ficam algumas considerações finais sobre os aspetos considerados mais significativos desta experiência.The present report of traineeship describes and substantiates the pedagogical intervention project in the context of Kindergarten and of crèche, under the curricular unit of Supervised Teaching Practice, taught in the University of Minho, relating to the 2 nd cycle of Master´s degree in Preschool Education. In the context of Kindergarten, the pedagogical intervention project had as reference the High/ Scope approach for preschool education, as well as the Curricular Orientations for Preschool Education (1997). In the context of crèche it had as reference High/Scope approach to babies and children education in group contexts. During the pedagogical intervention, it was sought to observe the children motivations and create opportunities that could enlarge their interests, in the way of involving them into active learning. During the present report, it is developed a theoretical framing that intends to render clearer the concept “active learning” to develop and deepen some topics related to the pedagogical intervention. Subsequently, it´s carried out a framing of the context of Kindergarten and of the context of crèche, as well as a description and reflexive analysis of the pedagogical intervention developed in both contexts. To finish, it presents some general considerations about the aspects considered more significant of this experience.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoTorres, Cristiana Maria Cruz20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30149por201407205info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:02:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:14.994817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais The active pedagogy in the context of kindergarten and of crèche : exploring the plants and the materials |
title |
A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais |
spellingShingle |
A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais Torres, Cristiana Maria Cruz Criança Aprendizagem ativa Educação de infância Child Active learning Childhood education 372.3 501:372.85 372.85:501 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais |
title_full |
A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais |
title_fullStr |
A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais |
title_full_unstemmed |
A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais |
title_sort |
A pedagogia ativa no contexto de Jardim-de-Infância e de Creche : explorando as plantas e os materiais |
author |
Torres, Cristiana Maria Cruz |
author_facet |
Torres, Cristiana Maria Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, António Camilo Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Cristiana Maria Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Aprendizagem ativa Educação de infância Child Active learning Childhood education 372.3 501:372.85 372.85:501 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criança Aprendizagem ativa Educação de infância Child Active learning Childhood education 372.3 501:372.85 372.85:501 Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30149 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201407205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132297409069056 |