Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bisinoto, Cynthia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Almeida, Leandro S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/46161
Resumo: "Epub May 29, 2017"
id RCAP_96667ab7f91e360d747b5e786cd61a1f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46161
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação SuperiorTeacher’s perceptions about quality evaluation of teaching in Higher EducationPercepciones de los maestros sobre la evaluación de la calidad docente en la Educación SuperiorEnsino superiorAvaliação do ensinoInquéritos pedagógicosHigher EducationStudent Evaluations of TeachingPedagogic SurveysEducación SuperiorEvaluación de la enseñanzaCuestionarios pedagógicosCiências Sociais::Psicologia"Epub May 29, 2017"Na Educação Superior, a avaliação da qualidade do ensino docente pelos estudantes é amplamente utilizada, apesar das críticas frequentes à sua validade, procedimentos e utilização da informação recolhida. Dez professores de três universidades públicas portuguesas foram entrevistados, tendo-se procedido a uma análise temática exaustiva das mesmas. Os docentes consideram importante que os estudantes avaliem o ensino. Como aspectos positivos, assinalam a oportunidade de escuta aos estudantes e as contribuições daí decorrentes para aprimoramento das práticas pedagógicas. Contudo, as críticas e os aspectos negativos prevalecem, destacando a pouca validade dos inquéritos, a fraca representatividade dos estudantes que respondem ou a falta de uma política institucional de rentabilização da informação recolhida. Algumas implicações são retiradas perspectivando a avaliação e melhoria das práticas pedagógicas.In Higher Education the evaluation of the quality of teaching by students is widely used, despite frequent criticism of its validity, procedures and use of the information collected. Ten teachers from three Portuguese public universities were interviewed, and an exhaustive thematic analysis was performed. Teachers consider important students to evaluate teaching. On the positive side, they point out the opportunity to listen to students and the resulting contributions to improve teaching practices. However, the criticism and the negative aspects prevailed, highlighting the little validity of the surveys, the weak representation of the students who respond, or the lack of institutional policy about the utilization of the information collected. Some implications are presented with a perspective on evaluation and improvement of pedagogical practices.En la Educación Superior la evaluación de la calidad de la enseñanza de los maestros es ampliamente utilizada, pese a las críticas de su validez, a sus procedimientos y al uso de la información recogida. Diez profesores de tres universidades públicas portuguesas fueron entrevistados, y fue realizada una análisis temática exhaustiva. Los maestros consideran importante que los estudiantes evalúen la enseñanza. De manera positiva, apuntan el espacio de escucha de los estudiantes y las contribuciones que este aporta para mejorar las prácticas de enseñanza. Sin embargo, las críticas y los aspectos negativos prevalecieron, destacando la poca validez de los cuestionarios, la débil representación de los estudiantes que responden, o la falta de políticas institucionales sobre la utilización de la información recogida. Se presentan algunas implicaciones con una perspectiva de evaluación y mejora de las prácticas docentes.(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionFundação CESGRANRIOUniversidade do MinhoBisinoto, CynthiaAlmeida, Leandro S.2017-012017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46161por0104-40361809-446510.1590/s0104-40362017002501176www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362017005005101&script=sci_abstract&tlng=ptinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46161Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:56.697289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
Teacher’s perceptions about quality evaluation of teaching in Higher Education
Percepciones de los maestros sobre la evaluación de la calidad docente en la Educación Superior
title Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
spellingShingle Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
Bisinoto, Cynthia
Ensino superior
Avaliação do ensino
Inquéritos pedagógicos
Higher Education
Student Evaluations of Teaching
Pedagogic Surveys
Educación Superior
Evaluación de la enseñanza
Cuestionarios pedagógicos
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
title_full Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
title_fullStr Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
title_full_unstemmed Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
title_sort Percepções docentes sobre avaliação da qualidade do ensino na Educação Superior
author Bisinoto, Cynthia
author_facet Bisinoto, Cynthia
Almeida, Leandro S.
author_role author
author2 Almeida, Leandro S.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Bisinoto, Cynthia
Almeida, Leandro S.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Avaliação do ensino
Inquéritos pedagógicos
Higher Education
Student Evaluations of Teaching
Pedagogic Surveys
Educación Superior
Evaluación de la enseñanza
Cuestionarios pedagógicos
Ciências Sociais::Psicologia
topic Ensino superior
Avaliação do ensino
Inquéritos pedagógicos
Higher Education
Student Evaluations of Teaching
Pedagogic Surveys
Educación Superior
Evaluación de la enseñanza
Cuestionarios pedagógicos
Ciências Sociais::Psicologia
description "Epub May 29, 2017"
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/46161
url http://hdl.handle.net/1822/46161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0104-4036
1809-4465
10.1590/s0104-40362017002501176
www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362017005005101&script=sci_abstract&tlng=pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
publisher.none.fl_str_mv Fundação CESGRANRIO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132485994414080