Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Fernando Rogério Preto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/4677
Resumo: O presente trabalho tem como objectivo principal, apresentar o registo da investigação sobre um tema e a sua aplicação prática em contexto escolar no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Funda-se num estudo de identificação do meio físico envolvente, da organização administrativa das escolas e da caracterização das turmas. Baseia-se na argumentação teórica das competências e suas articulações. Consiste numa descrição do processo e recursos, com anotação dos trabalhos significativos e sua avaliação. Foram estudadas e previamente seleccionados os objectivos e as competências a desenvolver com a finalidade de conseguir um adequado exercício de ensino, e colocar em prática conclusões do estudo realizado dentro das consistentes orientações e da formação teórica, promovidas pelos Professores do Curso; Cooperantes e Supervisor. Utilizaram-se as metodologias subsequentes aos fins e metas a atingir quer na minha formação quer na formação dos alunos. As metodologias utilizadas consistiram numa aplicação das dinâmicas pedagógicas de acordo com a comunidade educativa onde se inserem com a tipologia genérica mais alargada de experiências educativas, dando-se-lhes, sempre que oportuno, a mobilização apropriada e necessária. This work has as main purpose, to submit the registration of research on a topic and its practical application in school context within the Curricular Unit of Supervised Practice Teaching of the Master Course in Teaching Visual and Technological Education in Basic Education. It is based on a study of identification of the physical environment, administrative organization of schools and the characterization of classes. It is based on theoretical argumentation skills and their joints. It consists in a description of the process and resources, with the annotation of the significant works and their evaluation. It were studied and previously selected the objectives and the competences to develop in order to achieve an appropriate exercise of teaching, and put into practice the conclusions of the study accomplished within the consistent guidelines and theoretical formation, promoted by the Teachers of the Course, Cooperating Teachers and Supervisor. It were used the methodologies subsequent to the purposes and targets to achieve either in my training or in training students. The methodologies utilized consisted in an application of dynamic teaching according to the educational community where they belong with the broader generic typology of educational experiences, giving them, whenever convenient, the appropriate and necessary mobilization.
id RCAP_96ed3f2b0b4abb36e5f41d10b6c7a46c
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4677
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básicoO presente trabalho tem como objectivo principal, apresentar o registo da investigação sobre um tema e a sua aplicação prática em contexto escolar no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Funda-se num estudo de identificação do meio físico envolvente, da organização administrativa das escolas e da caracterização das turmas. Baseia-se na argumentação teórica das competências e suas articulações. Consiste numa descrição do processo e recursos, com anotação dos trabalhos significativos e sua avaliação. Foram estudadas e previamente seleccionados os objectivos e as competências a desenvolver com a finalidade de conseguir um adequado exercício de ensino, e colocar em prática conclusões do estudo realizado dentro das consistentes orientações e da formação teórica, promovidas pelos Professores do Curso; Cooperantes e Supervisor. Utilizaram-se as metodologias subsequentes aos fins e metas a atingir quer na minha formação quer na formação dos alunos. As metodologias utilizadas consistiram numa aplicação das dinâmicas pedagógicas de acordo com a comunidade educativa onde se inserem com a tipologia genérica mais alargada de experiências educativas, dando-se-lhes, sempre que oportuno, a mobilização apropriada e necessária. This work has as main purpose, to submit the registration of research on a topic and its practical application in school context within the Curricular Unit of Supervised Practice Teaching of the Master Course in Teaching Visual and Technological Education in Basic Education. It is based on a study of identification of the physical environment, administrative organization of schools and the characterization of classes. It is based on theoretical argumentation skills and their joints. It consists in a description of the process and resources, with the annotation of the significant works and their evaluation. It were studied and previously selected the objectives and the competences to develop in order to achieve an appropriate exercise of teaching, and put into practice the conclusions of the study accomplished within the consistent guidelines and theoretical formation, promoted by the Teachers of the Course, Cooperating Teachers and Supervisor. It were used the methodologies subsequent to the purposes and targets to achieve either in my training or in training students. The methodologies utilized consisted in an application of dynamic teaching according to the educational community where they belong with the broader generic typology of educational experiences, giving them, whenever convenient, the appropriate and necessary mobilization.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Luís Manuel LeitãoBiblioteca Digital do IPBPires, Fernando Rogério Preto2012-04-24T08:30:29Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/4677porPires, Fernando Rogério Preto (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:12:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:57:21.081671Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
Pires, Fernando Rogério Preto
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico
author Pires, Fernando Rogério Preto
author_facet Pires, Fernando Rogério Preto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canotilho, Luís Manuel Leitão
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Fernando Rogério Preto
description O presente trabalho tem como objectivo principal, apresentar o registo da investigação sobre um tema e a sua aplicação prática em contexto escolar no âmbito da Unidade Curricular de Prática do Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Funda-se num estudo de identificação do meio físico envolvente, da organização administrativa das escolas e da caracterização das turmas. Baseia-se na argumentação teórica das competências e suas articulações. Consiste numa descrição do processo e recursos, com anotação dos trabalhos significativos e sua avaliação. Foram estudadas e previamente seleccionados os objectivos e as competências a desenvolver com a finalidade de conseguir um adequado exercício de ensino, e colocar em prática conclusões do estudo realizado dentro das consistentes orientações e da formação teórica, promovidas pelos Professores do Curso; Cooperantes e Supervisor. Utilizaram-se as metodologias subsequentes aos fins e metas a atingir quer na minha formação quer na formação dos alunos. As metodologias utilizadas consistiram numa aplicação das dinâmicas pedagógicas de acordo com a comunidade educativa onde se inserem com a tipologia genérica mais alargada de experiências educativas, dando-se-lhes, sempre que oportuno, a mobilização apropriada e necessária. This work has as main purpose, to submit the registration of research on a topic and its practical application in school context within the Curricular Unit of Supervised Practice Teaching of the Master Course in Teaching Visual and Technological Education in Basic Education. It is based on a study of identification of the physical environment, administrative organization of schools and the characterization of classes. It is based on theoretical argumentation skills and their joints. It consists in a description of the process and resources, with the annotation of the significant works and their evaluation. It were studied and previously selected the objectives and the competences to develop in order to achieve an appropriate exercise of teaching, and put into practice the conclusions of the study accomplished within the consistent guidelines and theoretical formation, promoted by the Teachers of the Course, Cooperating Teachers and Supervisor. It were used the methodologies subsequent to the purposes and targets to achieve either in my training or in training students. The methodologies utilized consisted in an application of dynamic teaching according to the educational community where they belong with the broader generic typology of educational experiences, giving them, whenever convenient, the appropriate and necessary mobilization.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-04-24T08:30:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/4677
url http://hdl.handle.net/10198/4677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, Fernando Rogério Preto (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino da educação visual e tecnológica no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135187546669056