Impacto das aulas de Educação Física na aptidão física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Rui Miguel Soares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6402
Resumo: A Educação Física assume um papel preponderante na criação de hábitos de vida saudáveis e de prática desportiva desde tenra idade, de modo a que os alunos de hoje sejam mais ativos e saudáveis no futuro. O objetivo deste estudo prende-se com perceber qual o impacto, de 2 períodos de aulas de educação física, na performance dos alunos nos testes de aptidão física. No estudo participaram 18 alunos com idades compreendidas entre os 16 e 17 anos, dos quais 8 são raparigas e 10 são rapazes. Esta amostra foi sujeita aos seguintes testes: milha, trunk lift, curl up e push up da bateria de testes Fitnessgram e aos testes de salto horizontal e 50 jardas da bateria de testes Aapherd. Os resultados obtidos apontam diferenças significativas entre valores do teste e do reteste em todos os testes realizados exceto um. Também na comparação entre sexos, foram obtidos resultados significativos em quase todos os testes realizados. Pode concluir-se que as aulas de educação física tiveram um impacto positivo nos testes de aptidão física realizados, o que comprova a sua importância para o bem-estar físico dos alunos.
id RCAP_d43d5ab66b0db0fb066cb874fb078459
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6402
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto das aulas de Educação Física na aptidão físicaEducação físicaAptidão físicaEstágios pedagógicosA Educação Física assume um papel preponderante na criação de hábitos de vida saudáveis e de prática desportiva desde tenra idade, de modo a que os alunos de hoje sejam mais ativos e saudáveis no futuro. O objetivo deste estudo prende-se com perceber qual o impacto, de 2 períodos de aulas de educação física, na performance dos alunos nos testes de aptidão física. No estudo participaram 18 alunos com idades compreendidas entre os 16 e 17 anos, dos quais 8 são raparigas e 10 são rapazes. Esta amostra foi sujeita aos seguintes testes: milha, trunk lift, curl up e push up da bateria de testes Fitnessgram e aos testes de salto horizontal e 50 jardas da bateria de testes Aapherd. Os resultados obtidos apontam diferenças significativas entre valores do teste e do reteste em todos os testes realizados exceto um. Também na comparação entre sexos, foram obtidos resultados significativos em quase todos os testes realizados. Pode concluir-se que as aulas de educação física tiveram um impacto positivo nos testes de aptidão física realizados, o que comprova a sua importância para o bem-estar físico dos alunos.Physical Education takes a leading role in creating healthy habits of physical activity in students, so that they’ll be more active and healthy in the future. The purpose of this study is to understand the impact of two periods of physical education classes, in the performance at the physical fitness tests. For that, participated in the study, 18 students aged between 16 and 17 years, of which 8 are girls and 10 are boys. This sample was subjected to the following tests: mile, trunk lift, curl up and push up from the Fitnessgram tests battery and the horizontal jump and 50 yards tests from the Aapherd tests battery. In view of the results obtained we can see significant differences between test and retest values in all tests except one. Also in comparison between genders, significant results were achieved in almost all tests. It can be concluded that physical education classes have had a significant impact on the performance at physical fitness tests, which proves its importance for the physical welfare of the students.2016-08-23T14:39:55Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6402pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Rui Miguel Soaresreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:41Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:29.416801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto das aulas de Educação Física na aptidão física
title Impacto das aulas de Educação Física na aptidão física
spellingShingle Impacto das aulas de Educação Física na aptidão física
Vieira, Rui Miguel Soares
Educação física
Aptidão física
Estágios pedagógicos
title_short Impacto das aulas de Educação Física na aptidão física
title_full Impacto das aulas de Educação Física na aptidão física
title_fullStr Impacto das aulas de Educação Física na aptidão física
title_full_unstemmed Impacto das aulas de Educação Física na aptidão física
title_sort Impacto das aulas de Educação Física na aptidão física
author Vieira, Rui Miguel Soares
author_facet Vieira, Rui Miguel Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Rui Miguel Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Aptidão física
Estágios pedagógicos
topic Educação física
Aptidão física
Estágios pedagógicos
description A Educação Física assume um papel preponderante na criação de hábitos de vida saudáveis e de prática desportiva desde tenra idade, de modo a que os alunos de hoje sejam mais ativos e saudáveis no futuro. O objetivo deste estudo prende-se com perceber qual o impacto, de 2 períodos de aulas de educação física, na performance dos alunos nos testes de aptidão física. No estudo participaram 18 alunos com idades compreendidas entre os 16 e 17 anos, dos quais 8 são raparigas e 10 são rapazes. Esta amostra foi sujeita aos seguintes testes: milha, trunk lift, curl up e push up da bateria de testes Fitnessgram e aos testes de salto horizontal e 50 jardas da bateria de testes Aapherd. Os resultados obtidos apontam diferenças significativas entre valores do teste e do reteste em todos os testes realizados exceto um. Também na comparação entre sexos, foram obtidos resultados significativos em quase todos os testes realizados. Pode concluir-se que as aulas de educação física tiveram um impacto positivo nos testes de aptidão física realizados, o que comprova a sua importância para o bem-estar físico dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2016-08-23T14:39:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6402
url http://hdl.handle.net/10348/6402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137120763248640