Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.4807 |
Resumo: | In an attempt to analyze the effect of different oral tasks on the use of discourse markers (DMs) in second language (L2) Portuguese by first language (L1) Chinese speakers at different L2 proficiency levels, the current study is oriented by two research questions: (1) in what way does L2 proficiency of L1 Chinese speakers influence the use of DMs in Portuguese across tasks in terms of the frequency and variety of different DM classes? (2) how does oral task type affect the use of DMs by L1 Chinese speakers of L2 Portuguese in terms of the frequency and variety of different DM classes? Data for the present study were collected by using two oral tasks, conversation task and narrative task, conducted by 12 Chinese speakers of Portuguese at a lower and higher L2 proficiency levels. Results showed that the Chinese speakers tended to use the DMs in L2 Portuguese at a higher rate and wider variety when they were asked to perform the conversation task and the use of some DM categories seems not to stay correlated with the L2 proficiency levels across tasks. |
id |
RCAP_9731815c74d65b1d703a8e2e4d73aac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/4807 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinêsEffect of task type on the use of discourse markers in L2 Portuguese by L1 Chinese learnersDiscourse markersTask typePortuguese as L2Chinese learnersPragmatic competenceMarcadores discursivosTipo de tarefaPortuguês como L2Aprendentes chinesesCompetência pragmáticaIn an attempt to analyze the effect of different oral tasks on the use of discourse markers (DMs) in second language (L2) Portuguese by first language (L1) Chinese speakers at different L2 proficiency levels, the current study is oriented by two research questions: (1) in what way does L2 proficiency of L1 Chinese speakers influence the use of DMs in Portuguese across tasks in terms of the frequency and variety of different DM classes? (2) how does oral task type affect the use of DMs by L1 Chinese speakers of L2 Portuguese in terms of the frequency and variety of different DM classes? Data for the present study were collected by using two oral tasks, conversation task and narrative task, conducted by 12 Chinese speakers of Portuguese at a lower and higher L2 proficiency levels. Results showed that the Chinese speakers tended to use the DMs in L2 Portuguese at a higher rate and wider variety when they were asked to perform the conversation task and the use of some DM categories seems not to stay correlated with the L2 proficiency levels across tasks.Tendo como objetivo analisar o efeito das diferentes tarefas orais sobre o uso de Marcadores Discursivos (MDs) em Português como Língua Segunda (L2) por aprendentes chineses em diferentes níveis de proficiência, o presente estudo é orientado por duas questões de pesquisa: (1) de que maneira é que o nível de proficiência dos aprendentes chineses influencia o uso dos MDs em L2 português perante diferentes tarefas orais relativamente à frequência e à variedade? (2) como é que o tipo de tarefa influencia o uso dos MDs por aprendentes chineses no que diz respeito à frequência e à variedade dos MDs pertencentes às diferentes categorias? Os dados usados neste estudo foram recolhidos a partir de duas tarefas orais, conversa e narrativa, cumpridas por 12 aprendentes chineses com L2 português em diferentes níveis de proficiência. Os resultados mostraram que os aprendentes chineses tenderam a usar os MDs em L2 português com uma maior frequência e variedade na tarefa de conversa e parece que não há uma correlação entre o uso de algumas categorias de MD e o nível de proficiência em L2.CEHUM2022-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.4807https://doi.org/10.21814/diacritica.4807Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 121-141Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 121-1412183-91740870-8967reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4807https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4807/5239Direitos de Autor (c) 2023 Aoran Yang, Qinxue Liinfo:eu-repo/semantics/openAccessYang, AoranLi, Qinxue2023-05-19T07:45:14Zoai:journals.uminho.pt:article/4807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:58.407656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês Effect of task type on the use of discourse markers in L2 Portuguese by L1 Chinese learners |
title |
Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês |
spellingShingle |
Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês Yang, Aoran Discourse markers Task type Portuguese as L2 Chinese learners Pragmatic competence Marcadores discursivos Tipo de tarefa Português como L2 Aprendentes chineses Competência pragmática |
title_short |
Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês |
title_full |
Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês |
title_fullStr |
Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês |
title_full_unstemmed |
Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês |
title_sort |
Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês |
author |
Yang, Aoran |
author_facet |
Yang, Aoran Li, Qinxue |
author_role |
author |
author2 |
Li, Qinxue |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yang, Aoran Li, Qinxue |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discourse markers Task type Portuguese as L2 Chinese learners Pragmatic competence Marcadores discursivos Tipo de tarefa Português como L2 Aprendentes chineses Competência pragmática |
topic |
Discourse markers Task type Portuguese as L2 Chinese learners Pragmatic competence Marcadores discursivos Tipo de tarefa Português como L2 Aprendentes chineses Competência pragmática |
description |
In an attempt to analyze the effect of different oral tasks on the use of discourse markers (DMs) in second language (L2) Portuguese by first language (L1) Chinese speakers at different L2 proficiency levels, the current study is oriented by two research questions: (1) in what way does L2 proficiency of L1 Chinese speakers influence the use of DMs in Portuguese across tasks in terms of the frequency and variety of different DM classes? (2) how does oral task type affect the use of DMs by L1 Chinese speakers of L2 Portuguese in terms of the frequency and variety of different DM classes? Data for the present study were collected by using two oral tasks, conversation task and narrative task, conducted by 12 Chinese speakers of Portuguese at a lower and higher L2 proficiency levels. Results showed that the Chinese speakers tended to use the DMs in L2 Portuguese at a higher rate and wider variety when they were asked to perform the conversation task and the use of some DM categories seems not to stay correlated with the L2 proficiency levels across tasks. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/diacritica.4807 https://doi.org/10.21814/diacritica.4807 |
url |
https://doi.org/10.21814/diacritica.4807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4807 https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4807/5239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Aoran Yang, Qinxue Li info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Aoran Yang, Qinxue Li |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 121-141 Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 121-141 2183-9174 0870-8967 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131596971835392 |