Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yang, Aoran
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Li, Qinxue
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.4807
Resumo: In an attempt to analyze the effect of different oral tasks on the use of discourse markers (DMs) in second language (L2) Portuguese by first language (L1) Chinese speakers at different L2 proficiency levels, the current study is oriented by two research questions: (1) in what way does L2 proficiency of L1 Chinese speakers influence the use of DMs in Portuguese across tasks in terms of the frequency and variety of different DM classes? (2) how does oral task type affect the use of DMs by L1 Chinese speakers of L2 Portuguese in terms of the frequency and variety of different DM classes? Data for the present study were collected by using two oral tasks, conversation task and narrative task, conducted by 12 Chinese speakers of Portuguese at a lower and higher L2 proficiency levels. Results showed that the Chinese speakers tended to use the DMs in L2 Portuguese at a higher rate and wider variety when they were asked to perform the conversation task and the use of some DM categories seems not to stay correlated with the L2 proficiency levels across tasks.
id RCAP_9731815c74d65b1d703a8e2e4d73aac7
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/4807
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinêsEffect of task type on the use of discourse markers in L2 Portuguese by L1 Chinese learnersDiscourse markersTask typePortuguese as L2Chinese learnersPragmatic competenceMarcadores discursivosTipo de tarefaPortuguês como L2Aprendentes chinesesCompetência pragmáticaIn an attempt to analyze the effect of different oral tasks on the use of discourse markers (DMs) in second language (L2) Portuguese by first language (L1) Chinese speakers at different L2 proficiency levels, the current study is oriented by two research questions: (1) in what way does L2 proficiency of L1 Chinese speakers influence the use of DMs in Portuguese across tasks in terms of the frequency and variety of different DM classes? (2) how does oral task type affect the use of DMs by L1 Chinese speakers of L2 Portuguese in terms of the frequency and variety of different DM classes? Data for the present study were collected by using two oral tasks, conversation task and narrative task, conducted by 12 Chinese speakers of Portuguese at a lower and higher L2 proficiency levels. Results showed that the Chinese speakers tended to use the DMs in L2 Portuguese at a higher rate and wider variety when they were asked to perform the conversation task and the use of some DM categories seems not to stay correlated with the L2 proficiency levels across tasks.Tendo como objetivo analisar o efeito das diferentes tarefas orais sobre o uso de Marcadores Discursivos (MDs) em Português como Língua Segunda (L2) por aprendentes chineses em diferentes níveis de proficiência, o presente estudo é orientado por duas questões de pesquisa: (1) de que maneira é que o nível de proficiência dos aprendentes chineses influencia o uso dos MDs em L2 português perante diferentes tarefas orais relativamente à frequência e à variedade? (2) como é que o tipo de tarefa influencia o uso dos MDs por aprendentes chineses no que diz respeito à frequência e à variedade dos MDs pertencentes às diferentes categorias? Os dados usados neste estudo foram recolhidos a partir de duas tarefas orais, conversa e narrativa, cumpridas por 12 aprendentes chineses com L2 português em diferentes níveis de proficiência. Os resultados mostraram que os aprendentes chineses tenderam a usar os MDs em L2 português com uma maior frequência e variedade na tarefa de conversa e parece que não há uma correlação entre o uso de algumas categorias de MD e o nível de proficiência em L2.CEHUM2022-12-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.4807https://doi.org/10.21814/diacritica.4807Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 121-141Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 121-1412183-91740870-8967reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4807https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4807/5239Direitos de Autor (c) 2023 Aoran Yang, Qinxue Liinfo:eu-repo/semantics/openAccessYang, AoranLi, Qinxue2023-05-19T07:45:14Zoai:journals.uminho.pt:article/4807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:58.407656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês
Effect of task type on the use of discourse markers in L2 Portuguese by L1 Chinese learners
title Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês
spellingShingle Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês
Yang, Aoran
Discourse markers
Task type
Portuguese as L2
Chinese learners
Pragmatic competence
Marcadores discursivos
Tipo de tarefa
Português como L2
Aprendentes chineses
Competência pragmática
title_short Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês
title_full Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês
title_fullStr Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês
title_full_unstemmed Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês
title_sort Efeito do tipo de tarefa sobre o uso de marcadores discursivos em português como L2 por aprendentes com L1 chinês
author Yang, Aoran
author_facet Yang, Aoran
Li, Qinxue
author_role author
author2 Li, Qinxue
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yang, Aoran
Li, Qinxue
dc.subject.por.fl_str_mv Discourse markers
Task type
Portuguese as L2
Chinese learners
Pragmatic competence
Marcadores discursivos
Tipo de tarefa
Português como L2
Aprendentes chineses
Competência pragmática
topic Discourse markers
Task type
Portuguese as L2
Chinese learners
Pragmatic competence
Marcadores discursivos
Tipo de tarefa
Português como L2
Aprendentes chineses
Competência pragmática
description In an attempt to analyze the effect of different oral tasks on the use of discourse markers (DMs) in second language (L2) Portuguese by first language (L1) Chinese speakers at different L2 proficiency levels, the current study is oriented by two research questions: (1) in what way does L2 proficiency of L1 Chinese speakers influence the use of DMs in Portuguese across tasks in terms of the frequency and variety of different DM classes? (2) how does oral task type affect the use of DMs by L1 Chinese speakers of L2 Portuguese in terms of the frequency and variety of different DM classes? Data for the present study were collected by using two oral tasks, conversation task and narrative task, conducted by 12 Chinese speakers of Portuguese at a lower and higher L2 proficiency levels. Results showed that the Chinese speakers tended to use the DMs in L2 Portuguese at a higher rate and wider variety when they were asked to perform the conversation task and the use of some DM categories seems not to stay correlated with the L2 proficiency levels across tasks.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/diacritica.4807
https://doi.org/10.21814/diacritica.4807
url https://doi.org/10.21814/diacritica.4807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4807
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4807/5239
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Aoran Yang, Qinxue Li
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Aoran Yang, Qinxue Li
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEHUM
publisher.none.fl_str_mv CEHUM
dc.source.none.fl_str_mv Diacrítica; Vol. 36 N.º 2 (2022): Ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras – Interconexões ; 121-141
Diacrítica; Vol. 36 No. 2 (2022): Teaching, learning and acquisition of foreign languages – Interconnections; 121-141
2183-9174
0870-8967
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131596971835392