Desafios da expansão do ensino superior brasileiro: três ensaios sobre ensino à distância, qualidade e evasão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saccaro, Alice
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33039
Resumo: O ensino superior brasileiro passou por várias transformações ao longo da sua existência, sendo que as mais expressivas ocorreram a partir do final da década de 1990. Foram nestes anos que foram criadas políticas importantes para a expansão no número de matrículas na rede privada, com destaque para o FIES e o ProUni e para a expansão no número de estudantes e permanência na rede pública, com o REUNI e PNAES. Além disso, tem-se o surgimento e crescimento astronômico do ensino à distância (EaD) que atualmente corresponde a uma parcela importante da quantidade de vagas ofertadas. Em paralelo a essa expansão, começa-se a observar diversos fenômenos. Um deles é que, apesar de mais indivíduos conseguirem acessar esse sistema, acabam abandonando-o. Outro é o surgimento de novas instituições de ensino, o que leva a discussão sobre a qualidade dos cursos ofertados. Dessa forma, o objetivo dessa tese é analisar três desafios que surgiram com a expansão deste sistema de ensino: o ensino a distância, a evasão dos estudantes e a qualidade de cursos e instituições. Esta tese será composta por três artigos que aplicam diferentes metodologias e fontes de dados. O primeiro ensaio tem por objetivo comparar a evasão dos estudantes do ensino presencial e EaD. Já o segundo paper tem dois objetivos. O primeiro é evidenciar a dificuldade de se estabelecer uma métrica única e definitiva de qualidade de cursos e instituições. O segundo consiste em propor uma forma alternativa de avaliação da qualidade neste sistema de ensino. Por fim, o terceiro ensaio busca prever quais características apresentam impacto na evasão de primeiro ano do ensino superior privado. Os resultados apontam que a expansão do ensino superior não foi homogênea, sendo que houve a criação de cursos com diferentes níveis de qualidade. Esse fenômeno ampliou as discussões e a implementação de ferramentas que buscam mensurar a qualidade das graduações. Já a nível de alunos, pode-se concluir que o perfil dos estudantes do ensino presencial é distinto dos matriculados nos cursos EaD. Porém, alguns motivos que impactam na evasão são semelhantes: alunos envolvidos em atividades complementares e que contam com programas de apoio financeiro, especialmente os implementados pelo governo federal, apresentam menores chances de evasão.
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Um deles é que, apesar de mais indivíduos conseguirem acessar esse sistema, acabam abandonando-o. Outro é o surgimento de novas instituições de ensino, o que leva a discussão sobre a qualidade dos cursos ofertados. Dessa forma, o objetivo dessa tese é analisar três desafios que surgiram com a expansão deste sistema de ensino: o ensino a distância, a evasão dos estudantes e a qualidade de cursos e instituições. Esta tese será composta por três artigos que aplicam diferentes metodologias e fontes de dados. O primeiro ensaio tem por objetivo comparar a evasão dos estudantes do ensino presencial e EaD. Já o segundo paper tem dois objetivos. O primeiro é evidenciar a dificuldade de se estabelecer uma métrica única e definitiva de qualidade de cursos e instituições. O segundo consiste em propor uma forma alternativa de avaliação da qualidade neste sistema de ensino. Por fim, o terceiro ensaio busca prever quais características apresentam impacto na evasão de primeiro ano do ensino superior privado. Os resultados apontam que a expansão do ensino superior não foi homogênea, sendo que houve a criação de cursos com diferentes níveis de qualidade. Esse fenômeno ampliou as discussões e a implementação de ferramentas que buscam mensurar a qualidade das graduações. Já a nível de alunos, pode-se concluir que o perfil dos estudantes do ensino presencial é distinto dos matriculados nos cursos EaD. Porém, alguns motivos que impactam na evasão são semelhantes: alunos envolvidos em atividades complementares e que contam com programas de apoio financeiro, especialmente os implementados pelo governo federal, apresentam menores chances de evasão.Brazilian higher education has passed through many transformations during its existence, whereby the most significant occurred from the end of the 1990s. It was during these years that important policies were created to expand the number of enrollments in private education, with emphasis on FIES and ProUni, and the expansion in the number of students and their permanence in public education, with REUNI and PNAES. Furthermore, there is the emergence and higher growth of distance education (EaD) which currently corresponds to an important part of the number of vacancies offered in this educational system. Parallel to this expansion, several events are beginning to be observed. One of them is that, despite more individuals can access this system, they end up abandoning it. Another is the emergence of several new educational institutions, which leads to discussion about the quality of the offered courses. Therefore, the goal of this thesis is to analyze three challenges that have occurred with the expansion of the educational system: the distance education, the students' dropout and the quality of courses and institutions. This thesis will consist of three papers that apply different methodologies and data sources. The first paper seeks to compare the students’ dropout rates from the two types of courses – presential and distance The second paper has two goals. The first one seeks to show the difficulties to establish one definitive metric to measure the quality of courses and institutions in higher education. The second aims to propose an alternative way to measure the quality of the Brazilian higher education. In the end, the third paper seeks to predict which characteristics have an impact on private higher education’s dropout. The results show that the expansion of the higher education system didn ́t occur in a homogeneous way, since courses with different levels of quality were created. This phenomenon increased the discussions and the implementation of tools and metrics that sought to measure the quality of undergrad programs. At student level, it is possible to conclude that the characteristics of the students from the two types of courses are different. However, some of the reasons that influence in the dropout are similar: students that participate in extracurricular activities and that are contemplated with financial support programs, especially the ones implemented by the federal government, have a smaller chance of leaving this education system.156 f.Waltenberg, Fábio Domingueshttp://lattes.cnpq.br/4329074392127607Machado, Danielle Carusihttp://lattes.cnpq.br/5061844070320035Martins, Felipe dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9683053519973761Carvalho, Márcia Marques dehttp://lattes.cnpq.br/1287405013866799França, Marco Túlio Anicetohttp://lattes.cnpq.br/2933541593062202http://lattes.cnpq.br/7386253293092580Saccaro, Alice2024-07-05T22:41:27Z2024-07-05T22:41:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSACCARO, Alice. Desafios da expansão do ensino superior brasileiro: três ensaios sobre ensino à distância, qualidade e evasão. 2022. 156 f. Tese (Doutorado em Economia) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33039CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-05T22:41:32Zoai:app.uff.br:1/33039Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:50.972821Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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