O Impacto do Brand Attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao segmento Pet Friendly em Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Helena Margarida Antunes Leão
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2181
Resumo: O comportamento do consumidor sofre constantes mudanças ao longo do tempo, não só porque os consumidores são cada vez mais exigentes e atentos ao mercado, mas também porque existe cada vez maior competitividade entre empresas para atender às preferências dos consumidores. Este processo é complexo, pois resulta da fusão de diversos fatores de ordem emocional, cultural e social que influenciam diretamente a sua tomada de decisão. Consequentemente, verifica-se que existem cada vez mais consumidores a procurar e usufruir de serviços disponibilizados que sejam pet-friendly. É neste sentido que as empresas encontram novas formas de evoluir e oferecer serviços que vão de encontro às preocupações e preferências dos consumidores deste tão específico segmento. A investigação desenvolvida visou estudar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor através do brand attachment, no segmento pet-friendly em Portugal. Tendo por base a literatura desenvolvida, foi elaborado o modelo concetual que permitiu dar resposta a estas questões. A aplicação do modelo, a um conjunto de 190 inquiridos, possibilitou compreender e analisar as relações entre: o brand attachment, a confiança, a satisfação, o compromisso, a lealdade e a qualidade do serviço. A análise dos dados permitiu concluir que, a qualidade do serviço, a satisfação, a confiança e o compromisso apresentaram uma forte relação com a lealdade dos inquiridos. Quanto ao brand attachment, as variáveis que mostraram ter mais influência, foram a satisfação, a confiança e o compromisso. Esta dissertação contribui, deste modo, para uma melhor clareza ao nível teórico do brand attachment e do comportamento do consumidor, assim como veio permitir compreender do lado dos consumidores, quais as caraterísticas que fazem parte do seu processo de decisão, concedendo dados relevantes que possam cooperar na definição de melhores estratégias de marketing. Além disto, esta investigação por ser de caráter diferenciador e relativa a um segmento de estudo ainda recente, permite elucidar o tema para futuras pesquisas e estudos mais aprofundados.
id RCAP_986ef8b21e54ac096127f84b2b63999f
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2181
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Impacto do Brand Attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao segmento Pet Friendly em Portugal.Pet-friendlyBrand attachmentComportamento do consumidorMarketingO comportamento do consumidor sofre constantes mudanças ao longo do tempo, não só porque os consumidores são cada vez mais exigentes e atentos ao mercado, mas também porque existe cada vez maior competitividade entre empresas para atender às preferências dos consumidores. Este processo é complexo, pois resulta da fusão de diversos fatores de ordem emocional, cultural e social que influenciam diretamente a sua tomada de decisão. Consequentemente, verifica-se que existem cada vez mais consumidores a procurar e usufruir de serviços disponibilizados que sejam pet-friendly. É neste sentido que as empresas encontram novas formas de evoluir e oferecer serviços que vão de encontro às preocupações e preferências dos consumidores deste tão específico segmento. A investigação desenvolvida visou estudar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor através do brand attachment, no segmento pet-friendly em Portugal. Tendo por base a literatura desenvolvida, foi elaborado o modelo concetual que permitiu dar resposta a estas questões. A aplicação do modelo, a um conjunto de 190 inquiridos, possibilitou compreender e analisar as relações entre: o brand attachment, a confiança, a satisfação, o compromisso, a lealdade e a qualidade do serviço. A análise dos dados permitiu concluir que, a qualidade do serviço, a satisfação, a confiança e o compromisso apresentaram uma forte relação com a lealdade dos inquiridos. Quanto ao brand attachment, as variáveis que mostraram ter mais influência, foram a satisfação, a confiança e o compromisso. Esta dissertação contribui, deste modo, para uma melhor clareza ao nível teórico do brand attachment e do comportamento do consumidor, assim como veio permitir compreender do lado dos consumidores, quais as caraterísticas que fazem parte do seu processo de decisão, concedendo dados relevantes que possam cooperar na definição de melhores estratégias de marketing. Além disto, esta investigação por ser de caráter diferenciador e relativa a um segmento de estudo ainda recente, permite elucidar o tema para futuras pesquisas e estudos mais aprofundados.2021-07-06T10:26:30Z2021-07-06T10:26:30Z2021-01-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2181oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2181porhttp://hdl.handle.net/11110/2181202736342Alves, Helena Margarida Antunes Leãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:29Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2181Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:28.776322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Impacto do Brand Attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao segmento Pet Friendly em Portugal.
title O Impacto do Brand Attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao segmento Pet Friendly em Portugal.
spellingShingle O Impacto do Brand Attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao segmento Pet Friendly em Portugal.
Alves, Helena Margarida Antunes Leão
Pet-friendly
Brand attachment
Comportamento do consumidor
Marketing
title_short O Impacto do Brand Attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao segmento Pet Friendly em Portugal.
title_full O Impacto do Brand Attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao segmento Pet Friendly em Portugal.
title_fullStr O Impacto do Brand Attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao segmento Pet Friendly em Portugal.
title_full_unstemmed O Impacto do Brand Attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao segmento Pet Friendly em Portugal.
title_sort O Impacto do Brand Attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao segmento Pet Friendly em Portugal.
author Alves, Helena Margarida Antunes Leão
author_facet Alves, Helena Margarida Antunes Leão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Helena Margarida Antunes Leão
dc.subject.por.fl_str_mv Pet-friendly
Brand attachment
Comportamento do consumidor
Marketing
topic Pet-friendly
Brand attachment
Comportamento do consumidor
Marketing
description O comportamento do consumidor sofre constantes mudanças ao longo do tempo, não só porque os consumidores são cada vez mais exigentes e atentos ao mercado, mas também porque existe cada vez maior competitividade entre empresas para atender às preferências dos consumidores. Este processo é complexo, pois resulta da fusão de diversos fatores de ordem emocional, cultural e social que influenciam diretamente a sua tomada de decisão. Consequentemente, verifica-se que existem cada vez mais consumidores a procurar e usufruir de serviços disponibilizados que sejam pet-friendly. É neste sentido que as empresas encontram novas formas de evoluir e oferecer serviços que vão de encontro às preocupações e preferências dos consumidores deste tão específico segmento. A investigação desenvolvida visou estudar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor através do brand attachment, no segmento pet-friendly em Portugal. Tendo por base a literatura desenvolvida, foi elaborado o modelo concetual que permitiu dar resposta a estas questões. A aplicação do modelo, a um conjunto de 190 inquiridos, possibilitou compreender e analisar as relações entre: o brand attachment, a confiança, a satisfação, o compromisso, a lealdade e a qualidade do serviço. A análise dos dados permitiu concluir que, a qualidade do serviço, a satisfação, a confiança e o compromisso apresentaram uma forte relação com a lealdade dos inquiridos. Quanto ao brand attachment, as variáveis que mostraram ter mais influência, foram a satisfação, a confiança e o compromisso. Esta dissertação contribui, deste modo, para uma melhor clareza ao nível teórico do brand attachment e do comportamento do consumidor, assim como veio permitir compreender do lado dos consumidores, quais as caraterísticas que fazem parte do seu processo de decisão, concedendo dados relevantes que possam cooperar na definição de melhores estratégias de marketing. Além disto, esta investigação por ser de caráter diferenciador e relativa a um segmento de estudo ainda recente, permite elucidar o tema para futuras pesquisas e estudos mais aprofundados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06T10:26:30Z
2021-07-06T10:26:30Z
2021-01-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2181
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2181
url http://hdl.handle.net/11110/2181
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2181
202736342
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129894945292288