Os desafios das Relações Públicas no relacionamento com jornalistas e influenciadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portugal, Maria Madalena Silvano Africano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/103274
Resumo: Num ambiente empresarial caracterizado pela elevada competição, no qual as organizações disputam pela atenção dos públicos, a relevância de uma comunicação bem estruturada é cada vez mais reconhecida pelos gestores das empresas. É precisamente nesse campo que atuam as Relações Públicas, enquanto área responsável pela condução da ação comunicativa das organizações e gestão da relação com os públicos. Os meios de comunicação são considerados um veículo de excelência para a promoção das empresas e instituições perante a opinião pública, sendo a procura por serviços de Assessoria de Imprensa uma prática comum entre elas. Mais recentemente, com o desenvolvimento das potencialidades da Internet, um novo player ganha destaque no que à divulgação das organizações diz respeito: os influenciadores digitais. Neste sentido, o Marketing de Influência é adotado pelas Relações Públicas, também elas agora inseridas no contexto digital. A LEWIS, agência de comunicação integrada onde foi realizado o estágio que motiva a realização do presente relatório, disponibiliza aos seus clientes tanto serviços de relação com influenciadores como de Assessoria de Imprensa, entre outras atividades. Com base numa revisão bibliográfica focada no exercício da atividade de Relações Públicas e com especial foco no relacionamento com jornalistas e influenciadores digitais, tendo em conta o atual paradigma da comunicação, é objetivo desta investigação perceber que tipo de organizações, clientes da referida agência, solicitam as duas funções das Relações Públicas em análise, e em que condições o fazem. Concluiu-se para o presente estudo de caso que, de um modo geral, a procura pela projeção através dos meios de comunicação e de influenciadores digitais por parte das organizações difere consoante o seu tipo (B2B ou B2C) e ramo de atividade. Todos os clientes pretendem marcar presença nos media, verificando-se que, apesar da natural importância atribuída aos meios generalistas, os meios técnicos constituem o principal foco da maioria, dependendo do seu setor de atividade e target. Já a estratégia de articulação com influenciadores digitais é fundamentalmente utilizada por empresas B2C, direcionadas a consumidores finais.
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Mais recentemente, com o desenvolvimento das potencialidades da Internet, um novo player ganha destaque no que à divulgação das organizações diz respeito: os influenciadores digitais. Neste sentido, o Marketing de Influência é adotado pelas Relações Públicas, também elas agora inseridas no contexto digital. A LEWIS, agência de comunicação integrada onde foi realizado o estágio que motiva a realização do presente relatório, disponibiliza aos seus clientes tanto serviços de relação com influenciadores como de Assessoria de Imprensa, entre outras atividades. Com base numa revisão bibliográfica focada no exercício da atividade de Relações Públicas e com especial foco no relacionamento com jornalistas e influenciadores digitais, tendo em conta o atual paradigma da comunicação, é objetivo desta investigação perceber que tipo de organizações, clientes da referida agência, solicitam as duas funções das Relações Públicas em análise, e em que condições o fazem. Concluiu-se para o presente estudo de caso que, de um modo geral, a procura pela projeção através dos meios de comunicação e de influenciadores digitais por parte das organizações difere consoante o seu tipo (B2B ou B2C) e ramo de atividade. Todos os clientes pretendem marcar presença nos media, verificando-se que, apesar da natural importância atribuída aos meios generalistas, os meios técnicos constituem o principal foco da maioria, dependendo do seu setor de atividade e target. Já a estratégia de articulação com influenciadores digitais é fundamentalmente utilizada por empresas B2C, direcionadas a consumidores finais.In a business environment characterized by a high level of competition, in which organizations contend for the attention of audiences, the relevance of a well-structured communication is increasingly acknowledged by company managers. It is precisely in this field that Public Relations operate, as the area responsible for conducting the communicative action of organizations and managing their relationship with the public. The media are considered a vehicle of excellence for the promotion of companies and institutions before the public opinion, and the demand for Press Office services is a common practice among organizations. More recently, with the development of the potential of the Internet, a new player gains prominence concerning the dissemination of companies: digital influencers. In this sense, Influencer Marketing is adopted by Public Relations, which are also now inserted in the digital context. LEWIS, the integrated communication agency where was carried out the internship that motivates the realization of this report, offers its clients both influencer and Press Office services, as well as other activities. Based on a bibliographic review focused on the exercise of Public Relations activity and with a special focus on the relationship with journalists and digital influencers, taking into account the current communication paradigm, the objective of this investigation is to understand what type of organizations, clients of the referred agency, request both these Public Relations functions, and under what conditions they do so. It was concluded for this case study that, in general, the demand for projection through media and through digital influencers by organizations differs according to their type (B2B or B2C) and industry. All clients intend to be present in the media, and it can be seen that, despite the natural importance attributed to mainstream media, specialized media are the main focus of the majority, depending on their sector of activity and target. The strategy of articulation with digital influencers is fundamentally used by B2C companies, aimed at end consumers.Ferreira, IvoneRUNPortugal, Maria Madalena Silvano Africano2020-09-03T10:07:10Z2020-07-072020-09-032020-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/103274TID:202502694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:48:43Zoai:run.unl.pt:10362/103274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:39:50.408746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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