Metodologia ativa: desafio da aprendizagem baseada na resolução de problemas ( ABRP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11520 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como objetivo central, dar a conhecer o trabalho, pessoal e profissional, do professor estagiário ao longo da sua prática pedagógica, com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado no Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). O percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º CEB; Capítulo III – Descrição das práticas no 2.ºCEB. Neste último, registaram-se as vivências nos domínios de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, descreve-se um estudo da aplicação de uma Metodologia Ativa: Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) numa turma do 3.º ano do 1.º CEB. Os dados parecem indicar que houve: o exercício de novas capacidades por parte dos alunos, como a comunicação e a sua realização de forma clara; a concretização de um projeto proposto à turma entre o 1.º e o 2.º momento de intervenção (aprendizagem da natação: conseguida pelo próprio e incentivada por 25% de pares). Globalmente, também foram bem adquiridos conteúdos em Segurança na Água: num primeiro momento e quatro meses depois (há também indicadores sobre dois conteúdos, cuja aquisição foi menos conseguida); A transmissão a pares parece ter sido um sucesso, com 80% de respostas profundas num 2.º ano. Assinalo o que parecem ser pontos fracos: como o comportamento da turma com pequena experiência de trabalho de grupo e a pequena experiência como papel de professor mediador; e, como pontos fortes, sublinho: a possibilidade de aprofundar e aplicar a metodologia ativa da ABRP; a minha escolha de quatro alunos e a sua atividade na apresentação do tema a uma turma do 2.º ano; bem como a atribuição de um desenho, de uma aluna, para o PowerPoint. No Capítulo II, realçam-se as experiências mais relevantes, como as práticas de leitura significativas e a utilização do PowerPoint na aula de Matemática. Por último, no Capítulo III, evidenciam-se as fundamentações e reflexões das práticas letivas resultantes do estágio no 2.º CEB, das quais saliento: a referência de um aluno que trouxe, para a aula, uma gaiola com bichos-da-seda (Ciências Naturais); a comparação da função do advérbio com o quotidiano (Português); a abordagem da resolução de tarefas (Matemática); e a utilização de paralelismos entre os fatos históricos e a realidade (História e Geografia de Portugal). |
id |
RCAP_99729cff457d66fba90f9764f1d5c052 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11520 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Metodologia ativa: desafio da aprendizagem baseada na resolução de problemas ( ABRP)Ensino Básico 1º CicloEnsino Básico 2º CicloResolução de ProblemasEstratégias da AprendizagemMétodos AtivosO presente relatório de estágio tem como objetivo central, dar a conhecer o trabalho, pessoal e profissional, do professor estagiário ao longo da sua prática pedagógica, com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado no Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). O percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º CEB; Capítulo III – Descrição das práticas no 2.ºCEB. Neste último, registaram-se as vivências nos domínios de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, descreve-se um estudo da aplicação de uma Metodologia Ativa: Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) numa turma do 3.º ano do 1.º CEB. Os dados parecem indicar que houve: o exercício de novas capacidades por parte dos alunos, como a comunicação e a sua realização de forma clara; a concretização de um projeto proposto à turma entre o 1.º e o 2.º momento de intervenção (aprendizagem da natação: conseguida pelo próprio e incentivada por 25% de pares). Globalmente, também foram bem adquiridos conteúdos em Segurança na Água: num primeiro momento e quatro meses depois (há também indicadores sobre dois conteúdos, cuja aquisição foi menos conseguida); A transmissão a pares parece ter sido um sucesso, com 80% de respostas profundas num 2.º ano. Assinalo o que parecem ser pontos fracos: como o comportamento da turma com pequena experiência de trabalho de grupo e a pequena experiência como papel de professor mediador; e, como pontos fortes, sublinho: a possibilidade de aprofundar e aplicar a metodologia ativa da ABRP; a minha escolha de quatro alunos e a sua atividade na apresentação do tema a uma turma do 2.º ano; bem como a atribuição de um desenho, de uma aluna, para o PowerPoint. No Capítulo II, realçam-se as experiências mais relevantes, como as práticas de leitura significativas e a utilização do PowerPoint na aula de Matemática. Por último, no Capítulo III, evidenciam-se as fundamentações e reflexões das práticas letivas resultantes do estágio no 2.º CEB, das quais saliento: a referência de um aluno que trouxe, para a aula, uma gaiola com bichos-da-seda (Ciências Naturais); a comparação da função do advérbio com o quotidiano (Português); a abordagem da resolução de tarefas (Matemática); e a utilização de paralelismos entre os fatos históricos e a realidade (História e Geografia de Portugal).Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Xavier, Lola Geraldes, 1973-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Repositório ComumContins, Diogo Miguel Carvalho2016-03-01T15:52:03Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11520201334089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:37Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11520Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:32.767306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia ativa: desafio da aprendizagem baseada na resolução de problemas ( ABRP) |
title |
Metodologia ativa: desafio da aprendizagem baseada na resolução de problemas ( ABRP) |
spellingShingle |
Metodologia ativa: desafio da aprendizagem baseada na resolução de problemas ( ABRP) Contins, Diogo Miguel Carvalho Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Resolução de Problemas Estratégias da Aprendizagem Métodos Ativos |
title_short |
Metodologia ativa: desafio da aprendizagem baseada na resolução de problemas ( ABRP) |
title_full |
Metodologia ativa: desafio da aprendizagem baseada na resolução de problemas ( ABRP) |
title_fullStr |
Metodologia ativa: desafio da aprendizagem baseada na resolução de problemas ( ABRP) |
title_full_unstemmed |
Metodologia ativa: desafio da aprendizagem baseada na resolução de problemas ( ABRP) |
title_sort |
Metodologia ativa: desafio da aprendizagem baseada na resolução de problemas ( ABRP) |
author |
Contins, Diogo Miguel Carvalho |
author_facet |
Contins, Diogo Miguel Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Xavier, Lola Geraldes, 1973- Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contins, Diogo Miguel Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Resolução de Problemas Estratégias da Aprendizagem Métodos Ativos |
topic |
Ensino Básico 1º Ciclo Ensino Básico 2º Ciclo Resolução de Problemas Estratégias da Aprendizagem Métodos Ativos |
description |
O presente relatório de estágio tem como objetivo central, dar a conhecer o trabalho, pessoal e profissional, do professor estagiário ao longo da sua prática pedagógica, com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado no Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). O percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º CEB; Capítulo III – Descrição das práticas no 2.ºCEB. Neste último, registaram-se as vivências nos domínios de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, descreve-se um estudo da aplicação de uma Metodologia Ativa: Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) numa turma do 3.º ano do 1.º CEB. Os dados parecem indicar que houve: o exercício de novas capacidades por parte dos alunos, como a comunicação e a sua realização de forma clara; a concretização de um projeto proposto à turma entre o 1.º e o 2.º momento de intervenção (aprendizagem da natação: conseguida pelo próprio e incentivada por 25% de pares). Globalmente, também foram bem adquiridos conteúdos em Segurança na Água: num primeiro momento e quatro meses depois (há também indicadores sobre dois conteúdos, cuja aquisição foi menos conseguida); A transmissão a pares parece ter sido um sucesso, com 80% de respostas profundas num 2.º ano. Assinalo o que parecem ser pontos fracos: como o comportamento da turma com pequena experiência de trabalho de grupo e a pequena experiência como papel de professor mediador; e, como pontos fortes, sublinho: a possibilidade de aprofundar e aplicar a metodologia ativa da ABRP; a minha escolha de quatro alunos e a sua atividade na apresentação do tema a uma turma do 2.º ano; bem como a atribuição de um desenho, de uma aluna, para o PowerPoint. No Capítulo II, realçam-se as experiências mais relevantes, como as práticas de leitura significativas e a utilização do PowerPoint na aula de Matemática. Por último, no Capítulo III, evidenciam-se as fundamentações e reflexões das práticas letivas resultantes do estágio no 2.º CEB, das quais saliento: a referência de um aluno que trouxe, para a aula, uma gaiola com bichos-da-seda (Ciências Naturais); a comparação da função do advérbio com o quotidiano (Português); a abordagem da resolução de tarefas (Matemática); e a utilização de paralelismos entre os fatos históricos e a realidade (História e Geografia de Portugal). |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-01T15:52:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11520 201334089 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11520 |
identifier_str_mv |
201334089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130011114930176 |