Metodologia ativa: desafio da aprendizagem baseada na resolução de problemas ( ABRP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contins, Diogo Miguel Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11520
Resumo: O presente relatório de estágio tem como objetivo central, dar a conhecer o trabalho, pessoal e profissional, do professor estagiário ao longo da sua prática pedagógica, com a realização de um estágio no âmbito do Mestrado no Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB). O percurso é apresentado em três Capítulos: Capítulo I - Componente Investigativa; Capítulo II – Descrição da Prática e Experiências-Chave no 1.º CEB; Capítulo III – Descrição das práticas no 2.ºCEB. Neste último, registaram-se as vivências nos domínios de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal. No Capítulo I, descreve-se um estudo da aplicação de uma Metodologia Ativa: Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) numa turma do 3.º ano do 1.º CEB. Os dados parecem indicar que houve: o exercício de novas capacidades por parte dos alunos, como a comunicação e a sua realização de forma clara; a concretização de um projeto proposto à turma entre o 1.º e o 2.º momento de intervenção (aprendizagem da natação: conseguida pelo próprio e incentivada por 25% de pares). Globalmente, também foram bem adquiridos conteúdos em Segurança na Água: num primeiro momento e quatro meses depois (há também indicadores sobre dois conteúdos, cuja aquisição foi menos conseguida); A transmissão a pares parece ter sido um sucesso, com 80% de respostas profundas num 2.º ano. Assinalo o que parecem ser pontos fracos: como o comportamento da turma com pequena experiência de trabalho de grupo e a pequena experiência como papel de professor mediador; e, como pontos fortes, sublinho: a possibilidade de aprofundar e aplicar a metodologia ativa da ABRP; a minha escolha de quatro alunos e a sua atividade na apresentação do tema a uma turma do 2.º ano; bem como a atribuição de um desenho, de uma aluna, para o PowerPoint. No Capítulo II, realçam-se as experiências mais relevantes, como as práticas de leitura significativas e a utilização do PowerPoint na aula de Matemática. Por último, no Capítulo III, evidenciam-se as fundamentações e reflexões das práticas letivas resultantes do estágio no 2.º CEB, das quais saliento: a referência de um aluno que trouxe, para a aula, uma gaiola com bichos-da-seda (Ciências Naturais); a comparação da função do advérbio com o quotidiano (Português); a abordagem da resolução de tarefas (Matemática); e a utilização de paralelismos entre os fatos históricos e a realidade (História e Geografia de Portugal).
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