Da contagem à (re)solução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1525 |
Resumo: | O presente relatório tem como objetivo evidenciar o processo de construção da profissionalização realizado nos estágios de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, e dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo deste período. Neste sentido, o relatório contempla uma caracterização dos contextos educativos onde decorreram os estágios, a descrição do trabalho desenvolvido, os métodos e técnicas utilizadas para o desenvolvimento da profissionalidade e uma reflexão sobre as aprendizagens proporcionadas e adquiridas. Os aspetos fundamentais da intervenção prendem-se com a utilização de metodologias centradas na criança e com a importância do desenvolvimento do sentido de número na resolução de problemas matemáticos e do dia a dia, o que dá a este relatório o título “Da contagem à (re)solução de problemas”. Deste modo, este relatório retrata o percurso de uma estagiária que “passo-a-passo” foi construindo a sua profissionalidade, encarando os desafios inerentes ao privilégio de educar. ABSTRACT The present report aims to highlight the construction process of professionalization held on stages of Pre School Education and First Cycle of Basic Education, and to raise awareness about the work done throughout this period. In this sense, the report includes an educational context characterization, the work description, the methods and techniques used for the development of professional and proportionate and reflect on the learning acquired. The fundamental aspects of the intervention relate to the use of child-centred methodologies and the importance of the development of number sense in solving mathematical problems and day to day, what gives this report titled “From the count to the (re)solution of problems”. |
id |
RCAP_998a0082b94755127c0f0c540686dbb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1525 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da contagem à (re)solução de problemasEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoResolução de problemasNúmeroO presente relatório tem como objetivo evidenciar o processo de construção da profissionalização realizado nos estágios de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, e dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo deste período. Neste sentido, o relatório contempla uma caracterização dos contextos educativos onde decorreram os estágios, a descrição do trabalho desenvolvido, os métodos e técnicas utilizadas para o desenvolvimento da profissionalidade e uma reflexão sobre as aprendizagens proporcionadas e adquiridas. Os aspetos fundamentais da intervenção prendem-se com a utilização de metodologias centradas na criança e com a importância do desenvolvimento do sentido de número na resolução de problemas matemáticos e do dia a dia, o que dá a este relatório o título “Da contagem à (re)solução de problemas”. Deste modo, este relatório retrata o percurso de uma estagiária que “passo-a-passo” foi construindo a sua profissionalidade, encarando os desafios inerentes ao privilégio de educar. ABSTRACT The present report aims to highlight the construction process of professionalization held on stages of Pre School Education and First Cycle of Basic Education, and to raise awareness about the work done throughout this period. In this sense, the report includes an educational context characterization, the work description, the methods and techniques used for the development of professional and proportionate and reflect on the learning acquired. The fundamental aspects of the intervention relate to the use of child-centred methodologies and the importance of the development of number sense in solving mathematical problems and day to day, what gives this report titled “From the count to the (re)solution of problems”.2015-03-16T12:32:10Z2015-02-01T00:00:00Z2015-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1525TID:201451611porPimenta, Sarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:51Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:55.887017Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da contagem à (re)solução de problemas |
title |
Da contagem à (re)solução de problemas |
spellingShingle |
Da contagem à (re)solução de problemas Pimenta, Sara Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Resolução de problemas Número |
title_short |
Da contagem à (re)solução de problemas |
title_full |
Da contagem à (re)solução de problemas |
title_fullStr |
Da contagem à (re)solução de problemas |
title_full_unstemmed |
Da contagem à (re)solução de problemas |
title_sort |
Da contagem à (re)solução de problemas |
author |
Pimenta, Sara |
author_facet |
Pimenta, Sara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Sara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Resolução de problemas Número |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Resolução de problemas Número |
description |
O presente relatório tem como objetivo evidenciar o processo de construção da profissionalização realizado nos estágios de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico, e dar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo deste período. Neste sentido, o relatório contempla uma caracterização dos contextos educativos onde decorreram os estágios, a descrição do trabalho desenvolvido, os métodos e técnicas utilizadas para o desenvolvimento da profissionalidade e uma reflexão sobre as aprendizagens proporcionadas e adquiridas. Os aspetos fundamentais da intervenção prendem-se com a utilização de metodologias centradas na criança e com a importância do desenvolvimento do sentido de número na resolução de problemas matemáticos e do dia a dia, o que dá a este relatório o título “Da contagem à (re)solução de problemas”. Deste modo, este relatório retrata o percurso de uma estagiária que “passo-a-passo” foi construindo a sua profissionalidade, encarando os desafios inerentes ao privilégio de educar. ABSTRACT The present report aims to highlight the construction process of professionalization held on stages of Pre School Education and First Cycle of Basic Education, and to raise awareness about the work done throughout this period. In this sense, the report includes an educational context characterization, the work description, the methods and techniques used for the development of professional and proportionate and reflect on the learning acquired. The fundamental aspects of the intervention relate to the use of child-centred methodologies and the importance of the development of number sense in solving mathematical problems and day to day, what gives this report titled “From the count to the (re)solution of problems”. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-16T12:32:10Z 2015-02-01T00:00:00Z 2015-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1525 TID:201451611 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1525 |
identifier_str_mv |
TID:201451611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131623132758016 |