Compreensão de metáforas por crianças com síndrome de Asperger : um estudo com crianças em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Andreia Duarte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11498
Resumo: A investigação vigente constitui um estudo piloto sobre a compreensão metafórica com crianças com Síndrome de Asperger em idade escolar. A realização deste estudo advém da necessidade da procura de soluções que possam contribuir para a delineação do processo de intervenção terapêutico e educacional, visando dotar estas crianças com ferramentas de apoio à sua integração social. Objetivos: O estudo corrente pretende [1a] verificar o efeito da Síndrome de Asperger na compreensão de metáforas primárias (MP), comparando com crianças com desenvolvimento típico e [1b] verificar se existem diferenças na compreensão das MP; [2] investigar o efeito do contexto linguístico verbal oral, em que as MP se encontram integradas, no processamento metafórico; e [3] analisar o efeito do tipo de tarefa na compreensão das MP. Método: Neste trabalho de natureza quantitativa, procedeu-se a uma análise descritivo-correlacional das competências no processamento metafórico em 6 crianças com Síndrome de Asperger e a 10 crianças com desenvolvimento típico entre os 8 e os 13 anos. Os dados foram recolhidos após a obtenção de autorizações para a recolha de dados, mediante a aplicação de uma grelha de caracterização da amostra; e a aplicação de um instrumento de avaliação da compreensão de MP (Teste de Compreensão de MP adaptado). Resultados: Os resultados obtidos [1] Indicam haver efeito da SA na compreensão de MP; [2] sugerem a existência de variabilidade na compreensão das MP; [3] apontam para a influência da complexidade do contexto linguístico verbal oral na compreensão de MP das crianças com SA; e [4] sugerem a ausência do efeito de tarefa na compreensão metafórica. Conclusões: O estudo piloto corrente permitiu concluir que as crianças com SA apresentam dificuldades na compreensão metafórica comparativamente aos seus pares com desenvolvimento típico, possivelmente relacionado com o seu sistema conceptual restrito e pelas reduzidas experiências diárias. A complexidade de unidades contextuais linguísticas poderá também condicionar a compreensão metafórica. Desta forma, sugere-se incluir no processo de intervenção terapêutica e educacional, o desenvolvimento linguístico da compreensão de metáforas, através de experiências diversificadas, com recurso a materiais que estimulem mais do que um sentido em simultâneo, e integradas em contextos linguísticos de complexidade crescente.
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Objetivos: O estudo corrente pretende [1a] verificar o efeito da Síndrome de Asperger na compreensão de metáforas primárias (MP), comparando com crianças com desenvolvimento típico e [1b] verificar se existem diferenças na compreensão das MP; [2] investigar o efeito do contexto linguístico verbal oral, em que as MP se encontram integradas, no processamento metafórico; e [3] analisar o efeito do tipo de tarefa na compreensão das MP. Método: Neste trabalho de natureza quantitativa, procedeu-se a uma análise descritivo-correlacional das competências no processamento metafórico em 6 crianças com Síndrome de Asperger e a 10 crianças com desenvolvimento típico entre os 8 e os 13 anos. Os dados foram recolhidos após a obtenção de autorizações para a recolha de dados, mediante a aplicação de uma grelha de caracterização da amostra; e a aplicação de um instrumento de avaliação da compreensão de MP (Teste de Compreensão de MP adaptado). Resultados: Os resultados obtidos [1] Indicam haver efeito da SA na compreensão de MP; [2] sugerem a existência de variabilidade na compreensão das MP; [3] apontam para a influência da complexidade do contexto linguístico verbal oral na compreensão de MP das crianças com SA; e [4] sugerem a ausência do efeito de tarefa na compreensão metafórica. Conclusões: O estudo piloto corrente permitiu concluir que as crianças com SA apresentam dificuldades na compreensão metafórica comparativamente aos seus pares com desenvolvimento típico, possivelmente relacionado com o seu sistema conceptual restrito e pelas reduzidas experiências diárias. A complexidade de unidades contextuais linguísticas poderá também condicionar a compreensão metafórica. Desta forma, sugere-se incluir no processo de intervenção terapêutica e educacional, o desenvolvimento linguístico da compreensão de metáforas, através de experiências diversificadas, com recurso a materiais que estimulem mais do que um sentido em simultâneo, e integradas em contextos linguísticos de complexidade crescente.The current research is a pilot study about the metaphorical comprehension in school children with Asperger´s syndrome. This survey emerges from the need to seek solutions that can contribute to the delineation of the therapeutic and educational intervention process, aiming to enable these children with tools to support their social integration. Objectives: The current study aims [1a] to verify the effect of Asperger's Syndrome in primary metaphors (MP) comprehension, compared with typically developing children and [1b] to analyze the existence of differences in MP comprehension; [2] investigate the effect of oral verbal linguistic context, in which the MP are integrated, in the metaphorical processing; and [3] analyze the effect of the type of task in the metaphorical comprehension. Methods: In this study of quantitative nature it was proceeded to a descriptivecorrelational analysis of processing metaphorical skills in 6 children with Asperger’s syndrome and 10 typically developing children, between 8 and 13 years old. The collected data was made after permission obtainment due to that, through the application a questionnaire to pattern characterization, and use of an instrument for evaluation MP comprehension (Test of MP comprehension adapted). Results: The results obtained [1] show the SA effect on the MP understanding; [2] suggest the existence of variability in metaphor comprehension; [3] indicate the influence of the complexity of oral verbal linguistic context in Asperger´s syndrome metaphorical comprehension, and [4] suggest a lack of type of task effect in the metaphorical processing. Conclusions: The present pilot study concluded that children with Asperger´s syndrome exhibit difficulties in a metaphorical comprehension delay, compared with their typically developing peers, possibly related to their conceptual system restricted, and for yours day-by-day experiences decrease. The complexity of contextual linguistic units may also limit the metaphorical comprehension. Thus, it is suggested to include in the therapeutic and educational intervention process, promote the development of linguistic of metaphors processing, through several experiences and using materials that stimulate more than one sense simultaneously, and integrated into linguistic contexts of increasing complexity.Universidade de Aveiro2013-12-03T18:00:53Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11498TID:201565994porGomes, Andreia Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:44Zoai:ria.ua.pt:10773/11498Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:54.758595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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