Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/7240 |
Resumo: | A dissertação que se apresenta tem por finalidade a elaboração de uma série de quinze programas de televisão, em animação em 2D, dirigida a crianças portadoras de asma, de 6 e 7 anos de idade. “Eu quero, eu posso, eu sou capaz!” é o título da série que se propõe e que orienta a elaboração da comunicação e linguagens dos personagens protagonistas da série, Rita e Pedro. Esta série pretende comunicar com este segmento dos públicos telespectadores; promover a compreensão da doença e ajudar as crianças a conviverem, positivamente, com a doença; influenciar a capacidade de interagirem consigo próprias, aprendendo e mudando os seus comportamentos e, através do conhecimento do seu corpo, assumirem o seu papel de protagonistas activas, nos cuidados de prevenção e tratamento, ganhando, assim uma maior confiança para enfrentar os sintomas e reforçar a auto-estima. Deste modo, o enquadramento teórico que sustenta a proposta desenvolvida na segunda parte situa diversos campos de estudos, o design, ilustração e animação 2D; a pragmática da comunicação, ludicidade e aprendizagem e os estudos sobre programação televisiva para crianças em Portugal e sobre as motivações e os interesses das crianças de 6 e 7 anos. Na segunda parte apresenta-se a proposta com destaque para a elaboração da linguagem visual dos personagens, cenários e conteúdos do primeiro programa sobre a temática da respiração. |
id |
RCAP_99b0db5c612202d9ca10d5a38878606d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/7240 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmáticaDesignProgramas televisivosAnimaçãoComunicação audiovisualComunicação da informaçãoProdução cinematográficaEducação para a saúdeCrianças em idade escolarAsmaA dissertação que se apresenta tem por finalidade a elaboração de uma série de quinze programas de televisão, em animação em 2D, dirigida a crianças portadoras de asma, de 6 e 7 anos de idade. “Eu quero, eu posso, eu sou capaz!” é o título da série que se propõe e que orienta a elaboração da comunicação e linguagens dos personagens protagonistas da série, Rita e Pedro. Esta série pretende comunicar com este segmento dos públicos telespectadores; promover a compreensão da doença e ajudar as crianças a conviverem, positivamente, com a doença; influenciar a capacidade de interagirem consigo próprias, aprendendo e mudando os seus comportamentos e, através do conhecimento do seu corpo, assumirem o seu papel de protagonistas activas, nos cuidados de prevenção e tratamento, ganhando, assim uma maior confiança para enfrentar os sintomas e reforçar a auto-estima. Deste modo, o enquadramento teórico que sustenta a proposta desenvolvida na segunda parte situa diversos campos de estudos, o design, ilustração e animação 2D; a pragmática da comunicação, ludicidade e aprendizagem e os estudos sobre programação televisiva para crianças em Portugal e sobre as motivações e os interesses das crianças de 6 e 7 anos. Na segunda parte apresenta-se a proposta com destaque para a elaboração da linguagem visual dos personagens, cenários e conteúdos do primeiro programa sobre a temática da respiração.This paper has the purpose of elaborating a 2D animation television series of fifteen programs, directed to asthmatic children of 6 and 7 years old. “Eu quero, eu posso, eu sou capaz!” is the proposed series’ title that directs the communication and languages of the protagonists of the series, Rita and Pedro. This series intends to communicate with this particular viewers’ segment; to promote the comprehension of the disease and help children to live positively with it; influence the ability of interacting with themselves, learning and changing their behaviours and, through the knowledge of their own body, assuming their role as the active protagonists on the prevention and treatment cares, reaching a greater confidence to face the symptoms and reinforce their self-esteem. Like this, the theoretical framework that supports the proposal developed in the second part establishes various fields of study, the design, illustration and 2D animation; the pragmatic of communication, ludicity and learning and the studies about Portuguese television programming for children and the motivations and interests of 6 and 7 years old children. In the second part, the proposal is presented with emphasis on the elaboration of the visual language of the characters, scenery and contents of the first program on breathing.Universidade de Aveiro2012-03-13T14:38:00Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7240porPereira, Joana Maria Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:12:30Zoai:ria.ua.pt:10773/7240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:59.285996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática |
title |
Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática |
spellingShingle |
Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática Pereira, Joana Maria Ribeiro Design Programas televisivos Animação Comunicação audiovisual Comunicação da informação Produção cinematográfica Educação para a saúde Crianças em idade escolar Asma |
title_short |
Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática |
title_full |
Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática |
title_fullStr |
Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática |
title_full_unstemmed |
Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática |
title_sort |
Compreender para agir: animação 2D ao serviço da criança asmática |
author |
Pereira, Joana Maria Ribeiro |
author_facet |
Pereira, Joana Maria Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Joana Maria Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Programas televisivos Animação Comunicação audiovisual Comunicação da informação Produção cinematográfica Educação para a saúde Crianças em idade escolar Asma |
topic |
Design Programas televisivos Animação Comunicação audiovisual Comunicação da informação Produção cinematográfica Educação para a saúde Crianças em idade escolar Asma |
description |
A dissertação que se apresenta tem por finalidade a elaboração de uma série de quinze programas de televisão, em animação em 2D, dirigida a crianças portadoras de asma, de 6 e 7 anos de idade. “Eu quero, eu posso, eu sou capaz!” é o título da série que se propõe e que orienta a elaboração da comunicação e linguagens dos personagens protagonistas da série, Rita e Pedro. Esta série pretende comunicar com este segmento dos públicos telespectadores; promover a compreensão da doença e ajudar as crianças a conviverem, positivamente, com a doença; influenciar a capacidade de interagirem consigo próprias, aprendendo e mudando os seus comportamentos e, através do conhecimento do seu corpo, assumirem o seu papel de protagonistas activas, nos cuidados de prevenção e tratamento, ganhando, assim uma maior confiança para enfrentar os sintomas e reforçar a auto-estima. Deste modo, o enquadramento teórico que sustenta a proposta desenvolvida na segunda parte situa diversos campos de estudos, o design, ilustração e animação 2D; a pragmática da comunicação, ludicidade e aprendizagem e os estudos sobre programação televisiva para crianças em Portugal e sobre as motivações e os interesses das crianças de 6 e 7 anos. Na segunda parte apresenta-se a proposta com destaque para a elaboração da linguagem visual dos personagens, cenários e conteúdos do primeiro programa sobre a temática da respiração. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-03-13T14:38:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/7240 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/7240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137502285529088 |