A comunicação na criança com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11144/2740 |
Resumo: | Embora tenha nascido com capacidades inatas para comunicar e falar, a criança necessita de uma exposição à comunicação verbal para que esta se desenvolva harmoniosamente. É por isso muito importante o seu envolvimento em interações sociais com os adultos que a rodeiam. Primordialmente a competência comunicativa é necessária à criança para assegurar a sua sobrevivência, pois a sua impericia inicial obriga-a a depender do adulto cuidador. Ao longo do seu desenvolvimento, a criança utiliza a sua competência comunicativa como uma ferramenta poderosa para conhecer o mundo e para se dar a conhecer ao mundo. As dificuldades de comunicação são um problema que afeta muitas pessoas, especialmente agravado quando a essas dificuldades acresce a ausência de linguagem verbal. Embora muitas vezes sejam adotadas estratégias individuais que permitem a essa pessoa ultrapassar ligeiramente esse obstáculo, pois pode fazer-se entender no seio familiar, por exemplo, limita-a na sua liberdade de comunicação com as outras pessoas que têm dificuldade em entendê-la. Para muitos, que nascem com problemas que não lhes permitem expressar verbalmente as suas vontades, os seus desejos, os seus sentimentos, tudo o que possamos imaginar, ou não (porque falamos), a competência comunicativa é acima de tudo um direito. Esse direito pode fazer-se exercer capacitando a pessoa que não fala a utilizar recursos disponíveis para tal, é aqui que assume especial importância a comunicação alternativa e aumentativa. |
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