Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Maria da Graça
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7654
Resumo: Este relatório apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constitui o resultado da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Acredito que a canção pode ser uma ferramenta ao alcance do professor que permite estimular a motivação dos alunos e envolvê-los no contexto da aula. Foi isso que procurei avaliar ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Assim, este Relatório Final justifica o uso da canção, à luz da metodologia de ensino das línguas estrangeiras e dos programas para o ensino de Inglês e de Espanhol, discute as razões e os condicionalismos do uso das canções, descreve e analisa as minhas experiências de ensino, com recurso à utilização das canções, e dá conta das minhas conclusões sobre as experiências realizadas numa perspetiva de trabalho futuro. This report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master Degree in the Teaching of English and Spanish in Basic School. We believe that the song can be a tool within the teachers’ reach which allows the stimulation of the students’ motivation as it involves them in the context of the real language use. Thus, this Final Report justifies the use of songs in the light of the methodology of foreign languages teaching and the programmes for the teaching of English and Spanish in Basic School, discusses the reasons for and the constraints on the use of songs, describes and analyses my teaching experiences, with the use of songs, and gives an account of my findings on the experiences made in a perspective of future work. Este informe, presentado a la Escuela Superior de Educación del Instituto Politécnico de Bragança, es el resultado de la Práctica de Enseñanza Supervisionada en el ámbito del Máster en Enseñanza del Inglés y del Español en la Enseñanza Básica. Creemos que la canción puede ser una herramienta al alcance de los profesores que permite la estimulación de la motivación de los estudiantes, ya que los involucra en el contexto de la clase. Por lo tanto, este informe final justifica el uso de la canción a la luz de la metodología de la enseñanza de lenguas extranjeras y programas para la enseñanza de Inglés y Español en la Enseñanza Básica, analiza las razones y las restricciones sobre el uso de las canciones, describe y analiza las experiencias de enseñanza, con el uso de las canciones, y da cuenta de mis conclusiones sobre las experiencias realizadas en el punto de vista de la labor futura.
id RCAP_9aa957e864eaf7c0eab16b9729491074
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7654
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básicoEste relatório apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constitui o resultado da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Acredito que a canção pode ser uma ferramenta ao alcance do professor que permite estimular a motivação dos alunos e envolvê-los no contexto da aula. Foi isso que procurei avaliar ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Assim, este Relatório Final justifica o uso da canção, à luz da metodologia de ensino das línguas estrangeiras e dos programas para o ensino de Inglês e de Espanhol, discute as razões e os condicionalismos do uso das canções, descreve e analisa as minhas experiências de ensino, com recurso à utilização das canções, e dá conta das minhas conclusões sobre as experiências realizadas numa perspetiva de trabalho futuro. This report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master Degree in the Teaching of English and Spanish in Basic School. We believe that the song can be a tool within the teachers’ reach which allows the stimulation of the students’ motivation as it involves them in the context of the real language use. Thus, this Final Report justifies the use of songs in the light of the methodology of foreign languages teaching and the programmes for the teaching of English and Spanish in Basic School, discusses the reasons for and the constraints on the use of songs, describes and analyses my teaching experiences, with the use of songs, and gives an account of my findings on the experiences made in a perspective of future work. Este informe, presentado a la Escuela Superior de Educación del Instituto Politécnico de Bragança, es el resultado de la Práctica de Enseñanza Supervisionada en el ámbito del Máster en Enseñanza del Inglés y del Español en la Enseñanza Básica. Creemos que la canción puede ser una herramienta al alcance de los profesores que permite la estimulación de la motivación de los estudiantes, ya que los involucra en el contexto de la clase. Por lo tanto, este informe final justifica el uso de la canción a la luz de la metodología de la enseñanza de lenguas extranjeras y programas para la enseñanza de Inglés y Español en la Enseñanza Básica, analiza las razones y las restricciones sobre el uso de las canciones, describe y analiza las experiencias de enseñanza, con el uso de las canciones, y da cuenta de mis conclusiones sobre las experiencias realizadas en el punto de vista de la labor futura.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoRocha, MárioParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBRicardo, Maria da Graça2012-10-15T11:01:54Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7654porRicardo, Maria da Graça (2012). Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:51Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:23.411157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
title Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
Ricardo, Maria da Graça
title_short Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico
author Ricardo, Maria da Graça
author_facet Ricardo, Maria da Graça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Mário
Parra, Nelson Luís de Castro
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Maria da Graça
description Este relatório apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constitui o resultado da Prática de Ensino Supervisionada no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. Acredito que a canção pode ser uma ferramenta ao alcance do professor que permite estimular a motivação dos alunos e envolvê-los no contexto da aula. Foi isso que procurei avaliar ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Assim, este Relatório Final justifica o uso da canção, à luz da metodologia de ensino das línguas estrangeiras e dos programas para o ensino de Inglês e de Espanhol, discute as razões e os condicionalismos do uso das canções, descreve e analisa as minhas experiências de ensino, com recurso à utilização das canções, e dá conta das minhas conclusões sobre as experiências realizadas numa perspetiva de trabalho futuro. This report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master Degree in the Teaching of English and Spanish in Basic School. We believe that the song can be a tool within the teachers’ reach which allows the stimulation of the students’ motivation as it involves them in the context of the real language use. Thus, this Final Report justifies the use of songs in the light of the methodology of foreign languages teaching and the programmes for the teaching of English and Spanish in Basic School, discusses the reasons for and the constraints on the use of songs, describes and analyses my teaching experiences, with the use of songs, and gives an account of my findings on the experiences made in a perspective of future work. Este informe, presentado a la Escuela Superior de Educación del Instituto Politécnico de Bragança, es el resultado de la Práctica de Enseñanza Supervisionada en el ámbito del Máster en Enseñanza del Inglés y del Español en la Enseñanza Básica. Creemos que la canción puede ser una herramienta al alcance de los profesores que permite la estimulación de la motivación de los estudiantes, ya que los involucra en el contexto de la clase. Por lo tanto, este informe final justifica el uso de la canción a la luz de la metodología de la enseñanza de lenguas extranjeras y programas para la enseñanza de Inglés y Español en la Enseñanza Básica, analiza las razones y las restricciones sobre el uso de las canciones, describe y analiza las experiencias de enseñanza, con el uso de las canciones, y da cuenta de mis conclusiones sobre las experiencias realizadas en el punto de vista de la labor futura.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-15T11:01:54Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7654
url http://hdl.handle.net/10198/7654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ricardo, Maria da Graça (2012). Prática de ensino supervisionada de inglês e de espanhol no ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217415356416