Rankings das escolas em Portugal e Inglaterra: um estudo comparado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4734 |
Resumo: | O presente trabalho realiza um estudo comparado sobre a divulgação de listas de ordenação, ou rankings, das escolas secundárias em Portugal e Inglaterra, tendo como base os resultados dos exames dos alunos. A autora procura traçar a evolução dos dois sistemas educativos, identificar as principais reformas e caracterizar as tendências que marcam as políticas educativas destes países, anteriores ao aparecimento das listas no panorama escolar. Os rankings são publicados partindo do pressuposto de que auxiliam a escolha parental, contribuem para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, possibilitam a prestação de contas. Este estudo explora os usos e consequências da divulgação das listas de ordenação dos estabelecimentos de ensino a partir de diferentes perspectivas, os resultados revelados pelas autoridades educativas e pelos meios de comunicação social, terminando com a caracterização do debate gerado pelos actores políticos e educativos em alguns órgãos da imprensa. A autora conclui que as listas de ordenação são construídas com recurso a métodos que apresentam falhas, a sua divulgação beneficia as famílias detentoras de capital cultural e económico mais elevado, promove a comparação pública dos estabelecimentos de ensino, bem como a valorização de determinadas categorias de alunos e de escolas. |
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Rankings das escolas em Portugal e Inglaterra: um estudo comparadoAdministração do ensinoEscolas secundárias - PortugalEscolas secundárias - InglaterraAnálise comparativaO presente trabalho realiza um estudo comparado sobre a divulgação de listas de ordenação, ou rankings, das escolas secundárias em Portugal e Inglaterra, tendo como base os resultados dos exames dos alunos. A autora procura traçar a evolução dos dois sistemas educativos, identificar as principais reformas e caracterizar as tendências que marcam as políticas educativas destes países, anteriores ao aparecimento das listas no panorama escolar. Os rankings são publicados partindo do pressuposto de que auxiliam a escolha parental, contribuem para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, possibilitam a prestação de contas. Este estudo explora os usos e consequências da divulgação das listas de ordenação dos estabelecimentos de ensino a partir de diferentes perspectivas, os resultados revelados pelas autoridades educativas e pelos meios de comunicação social, terminando com a caracterização do debate gerado pelos actores políticos e educativos em alguns órgãos da imprensa. A autora conclui que as listas de ordenação são construídas com recurso a métodos que apresentam falhas, a sua divulgação beneficia as famílias detentoras de capital cultural e económico mais elevado, promove a comparação pública dos estabelecimentos de ensino, bem como a valorização de determinadas categorias de alunos e de escolas.The current piece of work presents a comparative study about the publication of school performance tables on the basis of examination results in Portugal and England. The author draws the evolution of the educational systems of both countries, identifies their major reforms and discusses the tendencies at work in the educational policies adopted just before performance tables have become a feature of the educational landscape. These tables have been published on the assumption that they help to inform parental choice, school improvement and make schools more accountable. This study explores the uses and consequences of their publication from a number of perspectives along with the results that are published by the government and the mass media. Finally, the debate they originate among politicians and educative actors in the press is also examined. The author comes to the conclusion that the methods used to compile performance tables show weaknesses, the information published benefits the families with higher cultural and economic capital, it promotes public comparisons of schools and strengthens the position of certain categories of pupils and schools.Universidade de Aveiro2011-12-27T13:03:03Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4734porResende, Carla Teresa Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:42Zoai:ria.ua.pt:10773/4734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:37.168168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho realiza um estudo comparado sobre a divulgação de listas de ordenação, ou rankings, das escolas secundárias em Portugal e Inglaterra, tendo como base os resultados dos exames dos alunos. A autora procura traçar a evolução dos dois sistemas educativos, identificar as principais reformas e caracterizar as tendências que marcam as políticas educativas destes países, anteriores ao aparecimento das listas no panorama escolar. Os rankings são publicados partindo do pressuposto de que auxiliam a escolha parental, contribuem para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, possibilitam a prestação de contas. Este estudo explora os usos e consequências da divulgação das listas de ordenação dos estabelecimentos de ensino a partir de diferentes perspectivas, os resultados revelados pelas autoridades educativas e pelos meios de comunicação social, terminando com a caracterização do debate gerado pelos actores políticos e educativos em alguns órgãos da imprensa. A autora conclui que as listas de ordenação são construídas com recurso a métodos que apresentam falhas, a sua divulgação beneficia as famílias detentoras de capital cultural e económico mais elevado, promove a comparação pública dos estabelecimentos de ensino, bem como a valorização de determinadas categorias de alunos e de escolas. |
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